Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de maio de 2019

História: Partilha de terras entre Portugal e Espanha.

Acredito que todos os estudantes que estão no Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano) já estudaram o Tratado de Tordesilhas. Mas não houve só esse momento para a partilha de terras entre Portugal e Espanha. Antes do Tratado de Tordesilhas, houve o Tratado chamado Bula Inter Coetera. 

A disputa entre os países ibéricos (Portugal e Espanha) despertou interesse de Portugal em assegurar parcela de terras. Portugal temia a rota oriental e as terras que já tinham sido encontradas. Essa disputa foi encaminhada ao papa Alexandre VI.

A Bula Inter Coetera aconteceu em 1493 e foi feita pelo Papa Alexandre VI e dizia que a Espanha ficava com a posse de terras situadas a ocidente em uma linha imaginária a 100 léguas das Ilhas de Açores e Cabo verde. Portugal, que tinha como rei D. João II não concordou com esse tratado pois considerava que seu país seria prejudicado e iria perder o monopólio do Oceano Atlântico. De acordo com o conhecimento que os portugueses tinham naquela época, por esse tratado, na porção determinada não havia terras. 

Os reis da Espanha (Fernando e Isabel) aceitaram em fazer um novo acordo: o Tratado de Tordesilhas, de julho de 1494, que ficou estabelecido uma linha imaginária a 370 léguas da ilha de Cabo Verde. As áreas a oeste dessa linha pertenceria a Espanha e a leste, pertenceria a Portugal. Em 1506, a pedido do rei português, o Papa Júlio II ratificou o tratado. A partir daí, Portugal ficou com o domínio de quase todo o Atlântico sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário