Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de maio de 2019

História: Expansão Marítima e Comercial Europeia.

Você já deve ter ouvido falar de "O período das Grandes Navegações". Expansão Marítima e Comercial Europeia e Período das Grandes Navegações é a mesma coisa. Já existe o conteúdo de "O Período das Grandes Navegações" postados neste blog. (Coloque Período das Grandes Navegações na barra de pesquisa para saber mais). 

Vou colocar aqui um aprofundamento deste conteúdo. (Seria bom você ler as três postagens já feita neste blog, para relembrar). 

Para começar com as novas informações, grave esses nomes:
 - Pedro Álvares Cabral;
 - Cristóvão Colombo;
 - Bartolomeu Dias;
 - Vasco da Gama;
 - Pero Vaz de Caminha;
 - Américo Vespúcio.

A Europa, logo após as cruzadas, estava passando por transformações: surgimento da burguesia, crescimento das cidades, novas rotas comerciais, etc. As cidades italianas, principalmente Gênova e Veneza, tinha o monopólio do Mar Mediterrâneo. Daí, caminhos para as Índias foram interrompidos. Com isso, não se podiam se passar pelo Mar Mediterrâneo. Então tinham que buscar alternativas para se chegar as Índias. Mas o que tinha nas Índias que eles queriam ir lá? Especiarias: cravo, canela, pimenta, gengibre, noz-moscada, alçafrão, entre outras. 
Nesse nosso estudo, vamos focar nas navegações de Portugal e da Espanha. Por que vamos focar nesses dois países? Porque esses dois países tem influência na História do Brasil. Pois Portugal foi que chegou ao Brasil e a Espanha que deu nome aos habitantes do continente americano de Índios. 
Algusn dos fatores que levaram Portugal e Espanha se lançar ao mar foram: interesse da burguesia em quebrar o monopólio das cidades italianas, poucos metais preciosos na Europa, aliança entre o rei e a burguesia, progresso técnico e científico para o desenvolvimento da cartografia e da astronomia. 

Navegações portuguesas

Portugal foi o pioneiro das navegações. Tiveram início no ano de 1415, quando foi tomada a cidade de Ceuta, no norte da África. Em 1418, o filho do rei de Portugal fundou a Escola de Sagres (centro náutico). Em 1437, se descobriram as ilhas de Açores, Cabo Verde e Madeira. Em 1488, BARTOLOMEU DIAS contornou o extremo sul da África. Em 1497, VASCO DA GAMA, prosseguiu o caminho de Bartolomeu e chegou em Calicute, na Índia, em 1498. Com isso, estava descoberto um novo caminho para chegar as Índias. Mais tarde, em 1500, PEDRO ÁLVARES CABRAL, fazendo o mesmo caminho, perdeu o caminho devido a uma tempestade no meio do Oceano Atlântico, e chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500. PERO VAZ DE CAMINHA era o escrivão da esquadra de Cabral. Era ele que relatava tudo ao rei de Portugal. 

VALE RESSALTAR QUE: Os portugueses CHEGARAM ao Brasil. Não foram eles que descobriram o Brasil. Quando os portugueses chegaram aqui, os indígenas já viviam aqui. 

O que aconteceu e acontece no Brasil, sempre teve e tem influência da História Geral. Por isso, devemos estudar o PASSADO para entendermos o processo pelo qual o nosso país está passando hoje. Por isso, veremos a partir daqui, parte de História Geral e parte de História do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário