Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de maio de 2019

História: Crise do Sistema Feudal - As cruzadas.

As cruzadas foram expedições militares organizadas com o apoio da igreja. Objetivo: combater os turcos que dominavam os lugares santos do cristianismo e impediam a peregrinação dos cristãos a Terra Santa. Houveram diversas cruzadas. 
Colaboraram com o movimento das cruzadas: o crescimento populacional, o desejo de lucro dos comerciantes das cidades italianas de Gênova, Veneza e Pisa.

A partir do século XI, os turcos passaram a controlar o governo de Bagdá, avançou pelo império bizantino, chegou no Egito e conquistou Jerusalém. Daí, o imperador bizantino pediu ajuda a igreja, que atendeu o pedido. 

CRUZADA DOS MENDIGOS (1096): Não oficial. Foi massacrada pelos turcos.

1º CRUZADA ou CRUZADA DOS NOBRES (1095 - 1099): tomada de Jerusalém. Se formou os Estados Latinos do Oriente.

2º CRUZADA (1147 - 1149): Depois da criação dos Estados Latinos do Oriente, os turcos se organizaram e tomaram parte do território. Com isso, se teve origem essa cruzada. Passaram por Constantinopla, Ásia Menor, mas sofreram muitos fracassos. Os turcos dominaram a maior parte do Principado de Antióquia.

3º CRUZADA ou CRUZADA DOS REIS (1189 - 1192): A situação dos Estados Latinos do Oriente se agravou e o Papa passou a pregar uma nova cruzada, na qual participaram diversos reis. O rei da Inglaterra venceu os turcos, na qual assinou uma trégua permitindo a peregrinação dos cristãos a Terra Santa. 

4º CRUZADA (1202 - 1204): Convocada pelo Papa para atacar o Egito. Dândalo, governador de Veneza, forneceu navios com objetivo de conquistar Zara e o mercado do Mar Negro, mas, o príncipe bizantino fez uma proposta a Dândalo em troca do monopólio comercial de Constantinopla. Daí, em vez de irem para o Egito, foram para Constantinopla, só que o príncipe bizantino não cumpriu o acordo e guerrearam. 

5º CRUZADA (1217 - 1221): Organizada por bispos católicos pois Jerusalém ainda estava tomada pelos turcos. Atravessaram o Mediterrâneo para irem ao Egito, depois atingir Jerusalém. Foram derrotados pelos muçulmanos. 

6º CRUZADA (1228 - 1229): Chefiada pelo imperador do Sacro Império. Fizeram o tratado de Jaffa, que devolvia Jerusalém aos cristãos. 

7º e 8º CRUZADAS: Ambas com iniciativa de um soberano francês. Na 7º, seguiu para o Egito, onde conquistou Damieta, base para a conquista da Palestina, mas o rei foi preso. Depois foi resgatado e organizou a 8º cruzada, rumo a Túnis, no norte da África. Daí muita gente morreu, inclusive o rei.

A partir disso, não houve mais cruzadas pois o continente europeu estava num processo de transformação. Nas Cruzadas muitos cristãos morreram.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário