Quando os portugueses chegaram ao Brasil, no dia 22 de abril de 1500, encontraram aqui os indígenas. Portanto, não foram os portugueses que descobriram aqui. Os indígenas foram os primeiros habitantes do Brasil.
Se tratando dos povos indígenas, muitas coisas precisam ser desconstruídas.
1) Os povos indígenas não gostam de serem chamados de índios, pois, dá a ideia de que é um só povo com os mesmos costumes e isso não é verdade. São diversos povos indígenas. Cada grupo com sua cultura, seus costumes. (Conheça mais sobre a cultura dos povos indígenas acessando o blog TMN Cultura: http://tmncultura.blogspot.com)
Os portugueses, quando chegaram aqui, encontraram primeiro o povo tupi-guarani. Mas havia também os pataxós, os macro-jê, karib, aruak, charrua, tukano, pano.
2) Todo dia era dia de "índio". Hoje, eles só tem o dia 19 de abril. Muitos indígenas foram mortos com a chegada dos portugueses. Parte pelos portugueses terem matado, parte por doenças trazidas pelos mesmos.
3) Muita gente acha que os indígenas devem manter suas tradições. Mas quem disse que eles não os mantêm? O fato de os indígenas serem mais modernos, de terem tatuagens, piercings, celular, carro, etc, não significa que eles não preservam seus costumes. Eles apenas evoluíram, buscam novos conhecimentos. Por que outras pessoas podem adquirir novas tecnologias e os indígenas, não?
Assim como nós temos várias culturas, os indígenas também o tem.
4) Quando a temática indígena é ensinada para as crianças, a maioria dos professores informam que os indígenas vivem em oca, que o deus dos índios é o Tupã e que vive no mato. Alguns povos acontecem isso, mas outros não. Exemplo: os indígenas da aldeia Sapukai, em Angra dos Reis / RJ, por exemplo, não vivem em ocas, vivem em casas de pau-a-pique (casas construídas de bambu e barro), possuem piercing, celular, carro, vão para o centro da cidade vender seus artesanatos.
Citei apenas alguns, mas existem outras informações que devem ser desconstruídas a respeito dos indígenas. Cabe também aos educadores, se capacitarem e passarem informações mais corretas para os estudantes.
Economia: agricultura de subsistência (plantam batata-doce, mandioca, milho, abacaxi, pimenta, caju, etc). Geralmente, homens preparam o terreno para o plantio, caçam e pescam, fazem canoas, arcos e flechas. As mulheres plantam, colhem, cuidam dos filhos(as), fazem seus artesanatos.
A terra: Os indígenas zelam pela sua terra. Só cortam árvores quando é necessário. Não agridem a natureza porque dependem dela para sobreviver. A terra é de todos, usam de forma comunitária. Não existem muros nas aldeias / tribos.
Curiosidade: A rede na qual usamos para colocar na varanda para dormir, é invenção dos indígenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário