Se tem relato de que os primeiros portugueses não chegaram no Brasil em 22 de abril de 1500, como informam a maioria dos livros.
Em 1498 (entre novembro e dezembro), DUARTE PACHECO PEREIRA, esteve em terras brasileiras, nas proximidades do Estado do Maranhão e Pará. A seguir viajou pela Ilha de Marajó e a foz do Rio Amazonas. E a partir daí, resultou em conhecimento para mais tarde a esquadra de Cabral chegar aqui. Alguns historiadores não acreditam na hipótese de que houve uma tempestade no meio do Oceano Atlântico e que, por isso, a esquadra de Cabral veio parar aqui.
Duarte Pacheco Pereira era navegador, homem da corte que participou da discussão do Tratado de Tordesilhas (assunto que vamos ver mais pra frente). Escreveu "Esmeraldo de Situ Orbis", que, segundo alguns historiadores, comprovam sua vinda ao Brasil em 1498, antes de Cabral.
Bom, voltando o que a maioria dos livros relatam, em 1500, o rei de Portugal, D. Manoel organizou uma esquadra e colocou Pedro Álvares Cabral para ser o líder e essa esquadra partiu de Portugal em 09 de março de 1500. O objetivo era estabelecer relações comerciais com Calicute (Índias). Porém, se afastou da costa africana (devido a uma tempestade), atravessando o Oceano Atlântico, avistando as terras brasileiras em 22 de abril de 1500.
No dia 23 de abril de 1500, os portugueses tiveram o primeiro contato com os indígenas.
No dia 24 de abril, aportaram em Porto Seguro.
No dia 26 foi rezada a primeira missa no Brasil por Frei Henrique Soares de Coimbra, no Ilhéu da Coroa Vermelha. (Portugal é um país católico e por isso, trouxeram essa religião com eles). E no dia 01º de maio, a segunda missa, já em terra firme.
Dia 02 de maio, Cabral segue para as Índias e pediu para Gaspar de Lemos levar a carta de Pero Vaz de Caminha para o rei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário