Pesquisar este blog

domingo, 2 de agosto de 2020

História: Os povos indígenas.

Já sabemos que quando os portugueses chegaram ao Brasil no dia 22 de abril de 1500, os indígenas já viviam aqui e, por isso, não foram os portugueses que descobriram o Brasil. Viviam aqui cerca de seis milhões de indígenas que ocupavam todo o território. Os indígenas estão organizados em vários povos, cada um com sua cultura, sua língua e seus costumes.

No Brasil, os indígenas estão classificados em quatro troncos linguísticos: tupi, jê, aruaque e karib. Existe diversidade, mas há semelhanças em alguns aspectos, como, por exemplo, são organizados em tribo.

TRABALHO: Vive da coleta, da caça, da pesca, da agricultura e artesanato. As tarefas são divididas entre os componentes da tribo: Mulheres coletam frutos, fabricam farinha, cuidam das crianças, fazem redes e tranças; Homens caçam, pescam, fazem arcos e flechas, constroem as casas, protegem a tribo, participam de expedições guerreiras.

CASAMENTOS: Geralmente são com membros da mesma tribo. Alguns permitem só a monogamia (casamento de um homem com uma mulher), outros a poligamia (um homem casado com várias mulheres), e outros a poliandria (uma mulher casada com vários homens).

CONHECIMENTO: Conhecem hábitos dos animais, ervas que curam doenças, as plantas venenosas. Fazem a técnica de tapiragem, que é quando modificam a cor das penas dos pássaros.

OUTROS ASPECTOS CULTURAIS: Produzem utensílios, peças de arte plumária (feita de penas de pássaros), colares, brincos, braceletes, chocalhos. Pintam seu corpo, cantam e dançam. Usam palhas para fazer cestos.

QUESTÃO DAS TERRAS INDÍGENAS: Muitas de suas terras foram invadidas pelos portugueses. Hoje em dia não é diferente e por vários interesses: plantações, empreendimentos econômicos, questões políticas, construção de estradas, etc. Há pessoas que pensam que os indígenas são um atraso para o crescimento do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário