Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Geografia: Brasil (continuação).

O Brasil possui a superfície de 8.547.403 km² e corresponde cerca de 47% da América do Sul. É um país rico em recursos naturais e apresenta flora e fauna variadas, muitos rios, reservas minerais (ferro, manganês, alumínio, ouro, cobre e outros metais), terras férteis ideal para a prática da agricultura, litoral extenso com reservas de petróleo, sal e pescados. Mas há um contraste: falta de moradias, falta de saneamento básico, problemas ambientais, desemprego, menores abandonados, muitos moradores de rua, falta de escolas, qualidade da saúde é ruim, analfabetismo, falta de segurança, problemas nos transportes públicos, etc.

O Brasil tem como pontos extremos: ao norte, a serra Caburaí, no Estado de Roraima; ao sul, foz do Rio Arroio Chuí, no Estado do Rio Grande do Sul; ao leste, a Ponta do Seixas, no Estado da Paraíba; e a oeste, a Serra Contamana, no Estado do Acre. 

O povoamento do território aconteceu do litoral para o interior e produziu sérias distorções agravadas pelo processo de industrialização iniciado nos anos 1930. Metrópoles superpopulosas no Sul e no Sudeste convivem com a baixa densidade demográfica na zona rural e na Amazônia. 

Tem o maior PIB (Produto Interno Bruto) da América Latina. Nossa moeda é o real, criada em 1994. 

O fuso horário brasileiro são todos a oeste do Meridiano de Greenwich. O Brasil possui quatro fusos horários:

 - Hora de Fernando de Noronha (-2h em relação ao Meridiano de Greenwich);

 - Hora de Brasília (-3h);

 - Hora do Amazonas (-4h);

 - Hora do Acre (-5h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário