Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Ciências: O corpo humano (continuação).

Existem seres humanos de vários tipos: gordo, magro, alto, baixo, indígenas, negros, brancos, japoneses, etc. Nenhum ser humano é igual ao outro. Voz, altura, marcas na pele, forma e cheiro do corpo, a personalidade, o caráter são diferentes, mas o corpo humano é um só. Possui o mesmo número de músculos, ossos, nervos, vasos sanguíneos, cérebro, etc. Nós fazemos parte de uma teia de vida: respiramos (ar), temos a luz do Sol, a temperatura ambiente, a água, os seres vivos, etc. Todos os seres que habitam a Terra se relacionam entre si. Todas as formas de vida teve o processo de evolução. 

As características comuns a todos os seres vivos são:

CICLO VITAL: tem um tempo de vida limitado. Os seres nascem, crescem, reproduzem-se e morrem.

NUTRIÇÃO: os seres vivos se alimentam com alimentos que retiramos do ambiente: água, frutas, verduras, legumes, carnes, etc., que contém substâncias, como sal, açúcares, cálcio, proteínas, etc, e que através de reações químicas são transformados e integrados ao organismo. Podem ser autotróficos (produzem seu próprio alimento) ou heterotróficos (não produzem seu alimento).

RESPIRAÇÃO: a maioria dos seres vivos respiram gás oxigênio. As plantas respiram gás carbônico. Essa respiração faz com que há a transformação de alimentos em energia. 

MOVIMENTO: a maioria dos seres se movimentam.

EXCREÇÃO: eliminação de sustâncias que não são aproveitadas no organismo (suor, fezes, urina). 

SENSIBILIDADE: coração batendo forte, susto, músculos contraem, resposta aos estímulos do ambiente.

REPRODUÇÃO: capacidade de gerar descendentes, para que as espécies não sejam extintas. Acontece de espécies serem extintas devido a catástrofes, ações naturais ou provocadas pelo ser humano, como desmatamento, queimadas, poluição, etc.  

O ser humano, segundo estudiosos, surgiu há cerca de cem mil anos, com o organismo sendo praticamente o mesmo, havendo mudanças no modo de se vestir, de se alimentar, de morar, na locomoção. 

O homem faz parte do reino animal, filo cordado, subfilo vertebrado, classe dos mamíferos, ordem dos primatas, família dos hominídeos, gênero Homo e espécie Homo sapiens sapiens (único existente). 

Existiram outras espécies de hominídeos como os Australopithecus, o Homo de Neandhertal, O Homo erectus e o Homo habilis.

Estudamos o corpo humano para nos conhecermos melhor, o que somos capazes de fazer, os cuidados que devemos ter com a nossa saúde e identificar hábitos que podem prejudicar o nosso organismo. 

O ser humano convive com outros seres vivos no meio ambiente. Praticamente todos os seres vivos são compostos, pelo menos, por uma célula. Os seres vivos que possuem uma célula são chamados seres unicelulares e os que possuem mais de uma célula são chamados de seres pluricelulares. O ser humano é um ser pluricelular. Sabemos que as células existem por vários motivos: 1) os neurônios são células responsáveis pela transmissão de informações no nosso corpo; 2) as células reprodutoras são: espermatozóide (masculino) e óvulo (feminino). 

Metabolismo: conjunto de todas as reações químicas que acontecem num organismo. Todos os seres tem metabolismo.

Homeostase: capacidade de autorregulação interna. 

Exemplos: 

1) quando você come um alimento com muito sal e tempos depois você sente sede, na qual tem que beber água. A água ajuda a eliminar o sal. Seu corpo está mostrando que tem que haver um equilíbrio (o equilíbrio interno);

2) quando está muito calor você começa a suar. Isso mostra que seu corpo precisa diminuir a temperatura;

3) quando está muito frio e você começa a tremer. Isso mostra que seu corpo precisa ser aquecido, para aumentar a temperatura corporal. 

Anatomia: estudo da estrutura dos organismos.

Fisiologia: estudo do funcionamento dos organismos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário