A célula possui três partes:
MEMBRANA: envolve a célula. Sua função é regular a passagem e troca de substâncias entre a célula e o meio em que ela se encontra.
CITOPLASMA: fica entre a membrana e o núcleo. Existe água e outras substâncias dissolvidas, formando um líquido gelatinoso chamado de HIALOPLASMA, na qual ficam as organelas citoplasmáticas, que desempenham diversas funções como digestão, respiração, circulação, etc.
- MITOCÔNDRIAS: Organelas envoltas por membranas. Têm a forma de bastão. São responsáveis pela respiração da célula, produzindo energia.
- COMPLEXO DE GOLGI: Armazena proteínas.
- RIBOSSOMOS: Produz proteínas.
- RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO: Facilita o transporte e a distribuição das substâncias armazenadas do Complexo de Golgi. Tem dois tipos de retículos: Liso (não tem ribossomos aderidos) e Rugoso (tem ribossomos aderidos).
- LISOSSOMOS: Têm as substâncias para a digestão celular.
- CENTRÍOLOS: Organelas formadas por 27 tubos microscópicos. Na maioria das vezes, uma célula tem um par de centríolos.
NÚCLEO: centro da célula. Possui: carioteca (membrana que separa do citoplasma), suco nuclear (suco que o preenche completamente), nucléolos (corpúsculos arredondados) e cromatina (filamentos longos e finos e é o material genético da célula, contendo muitos genes). Numa célula em divisão, os longos e finos filamentos de cromatia se tornam grossos e mais curtos, passando a ser cromossomos, que são responsáveis pela transmissão das características hereditárias. A função do núcleo é comandar as atividades da célula, através das instruções fornecidas pelos genes.
Todos nós fomos uma só célula, a célula-ovo ou zigoto. A célula faz processo de divisão. Por exemplo, uma célula-mãe origina duas células-filhas.
No corpo humano, cada célula possui 46 cromossomos (23 do pai e 23 da mãe) - 23 pares.
INFORMAÇÃO INTERESSANTE: Uma pessoa com síndrome de Down possui três cromossomos no par 21 (onde deveria ter só dois).
Nenhum comentário:
Postar um comentário