Pesquisar este blog

domingo, 11 de setembro de 2022

11 benefícios de ler todos os dias.

1 - Reduz seu stress;

2 - Te deixa crítico(a);

3 - Te deixa motivado(a);

4 - Afia sua memória;

5 - Melhora sua escrita;

6 - Promove saúde mental;

7 - Treina seu cérebro;

8 - Te faz argumentar melhor;

9 - Reforça sua disciplina;

10 - Te faz evoluir;

11 - Aumenta o seu vocabulário. 

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Ciências: Partes da célula.

A célula possui três partes:

MEMBRANA: envolve a célula. Sua função é regular a passagem e troca de substâncias entre a célula e o meio em que ela se encontra.

CITOPLASMA: fica entre a membrana e o núcleo. Existe água e outras substâncias dissolvidas, formando um líquido gelatinoso chamado de HIALOPLASMA, na qual ficam as organelas citoplasmáticas, que desempenham diversas funções como digestão, respiração, circulação, etc.

 - MITOCÔNDRIAS: Organelas envoltas por membranas. Têm a forma de bastão. São responsáveis pela respiração da célula, produzindo energia. 

 - COMPLEXO DE GOLGI: Armazena proteínas. 

 - RIBOSSOMOS: Produz proteínas. 

 - RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO: Facilita o transporte e a distribuição das substâncias armazenadas do Complexo de Golgi. Tem dois tipos de retículos: Liso (não tem ribossomos aderidos) e Rugoso (tem ribossomos aderidos).

 - LISOSSOMOS: Têm as substâncias para a digestão celular. 

 - CENTRÍOLOS: Organelas formadas por 27 tubos microscópicos. Na maioria das vezes, uma célula tem um par de centríolos.  

NÚCLEO: centro da célula. Possui: carioteca (membrana que separa do citoplasma), suco nuclear (suco que o preenche completamente), nucléolos (corpúsculos arredondados) e cromatina (filamentos longos e finos e é o material genético da célula, contendo muitos genes). Numa célula em divisão, os longos e finos filamentos de cromatia se tornam grossos e mais curtos, passando a ser cromossomos, que são responsáveis pela transmissão das características hereditárias. A função do núcleo é comandar as atividades da célula, através das instruções fornecidas pelos genes. 

Todos nós fomos uma só célula, a célula-ovo ou zigoto. A célula faz processo de divisão. Por exemplo, uma célula-mãe origina duas células-filhas. 

No corpo humano, cada célula possui 46 cromossomos (23 do pai e 23 da mãe) - 23 pares.

INFORMAÇÃO INTERESSANTE: Uma pessoa com síndrome de Down possui três cromossomos no par 21 (onde deveria ter só dois). 

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Ciências: Células.

Com exceção dos vírus, todos os demais seres vivos são formados por células. No início de nossa vida, surgimos como uma célula única: a célula-ovo ou zigoto. A partir dela, formam-se todas as outras células. 

O corpo dos seres vivos é formado por um conjunto variado de substâncias químicas diferentes, que se agrupam em estruturas organizadas, constituindo as menores unidades vivas: as células. Cada célula tem função específica. Nas células acontecem as reações químicas. 

Seres unicelulares: seres que tem uma só célula. Exemplos: protozoários e bactérias.

Seres pluricelulares: seres com mais de uma célula. Exemplos: o ser humano, as plantas, alguns fungos. 

As células epiteliais tem a função de revestir o corpo. As células ósseas se relaciona com a sustentação do corpo. As células musculares estão associadas ao movimento do corpo. 

Na maioria das vezes, as células só podem ser vistas através de um microscópio, como, por exemplo, as células que formam o tecido adiposo. Existem células que podem ser vistas a olho nu, as chamadas células macroscópicas, como os alvéolos da laranja e a gema do ovo. 

As células tem formas variadas: cilíndricas, estreladas, fusiformes, discoides, esféricas ou alongadas. 

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Geografia: Brasil (continuação).

O Brasil possui a superfície de 8.547.403 km² e corresponde cerca de 47% da América do Sul. É um país rico em recursos naturais e apresenta flora e fauna variadas, muitos rios, reservas minerais (ferro, manganês, alumínio, ouro, cobre e outros metais), terras férteis ideal para a prática da agricultura, litoral extenso com reservas de petróleo, sal e pescados. Mas há um contraste: falta de moradias, falta de saneamento básico, problemas ambientais, desemprego, menores abandonados, muitos moradores de rua, falta de escolas, qualidade da saúde é ruim, analfabetismo, falta de segurança, problemas nos transportes públicos, etc.

O Brasil tem como pontos extremos: ao norte, a serra Caburaí, no Estado de Roraima; ao sul, foz do Rio Arroio Chuí, no Estado do Rio Grande do Sul; ao leste, a Ponta do Seixas, no Estado da Paraíba; e a oeste, a Serra Contamana, no Estado do Acre. 

O povoamento do território aconteceu do litoral para o interior e produziu sérias distorções agravadas pelo processo de industrialização iniciado nos anos 1930. Metrópoles superpopulosas no Sul e no Sudeste convivem com a baixa densidade demográfica na zona rural e na Amazônia. 

Tem o maior PIB (Produto Interno Bruto) da América Latina. Nossa moeda é o real, criada em 1994. 

O fuso horário brasileiro são todos a oeste do Meridiano de Greenwich. O Brasil possui quatro fusos horários:

 - Hora de Fernando de Noronha (-2h em relação ao Meridiano de Greenwich);

 - Hora de Brasília (-3h);

 - Hora do Amazonas (-4h);

 - Hora do Acre (-5h)

Ciências: O corpo humano (continuação).

Existem seres humanos de vários tipos: gordo, magro, alto, baixo, indígenas, negros, brancos, japoneses, etc. Nenhum ser humano é igual ao outro. Voz, altura, marcas na pele, forma e cheiro do corpo, a personalidade, o caráter são diferentes, mas o corpo humano é um só. Possui o mesmo número de músculos, ossos, nervos, vasos sanguíneos, cérebro, etc. Nós fazemos parte de uma teia de vida: respiramos (ar), temos a luz do Sol, a temperatura ambiente, a água, os seres vivos, etc. Todos os seres que habitam a Terra se relacionam entre si. Todas as formas de vida teve o processo de evolução. 

As características comuns a todos os seres vivos são:

CICLO VITAL: tem um tempo de vida limitado. Os seres nascem, crescem, reproduzem-se e morrem.

NUTRIÇÃO: os seres vivos se alimentam com alimentos que retiramos do ambiente: água, frutas, verduras, legumes, carnes, etc., que contém substâncias, como sal, açúcares, cálcio, proteínas, etc, e que através de reações químicas são transformados e integrados ao organismo. Podem ser autotróficos (produzem seu próprio alimento) ou heterotróficos (não produzem seu alimento).

RESPIRAÇÃO: a maioria dos seres vivos respiram gás oxigênio. As plantas respiram gás carbônico. Essa respiração faz com que há a transformação de alimentos em energia. 

MOVIMENTO: a maioria dos seres se movimentam.

EXCREÇÃO: eliminação de sustâncias que não são aproveitadas no organismo (suor, fezes, urina). 

SENSIBILIDADE: coração batendo forte, susto, músculos contraem, resposta aos estímulos do ambiente.

REPRODUÇÃO: capacidade de gerar descendentes, para que as espécies não sejam extintas. Acontece de espécies serem extintas devido a catástrofes, ações naturais ou provocadas pelo ser humano, como desmatamento, queimadas, poluição, etc.  

O ser humano, segundo estudiosos, surgiu há cerca de cem mil anos, com o organismo sendo praticamente o mesmo, havendo mudanças no modo de se vestir, de se alimentar, de morar, na locomoção. 

O homem faz parte do reino animal, filo cordado, subfilo vertebrado, classe dos mamíferos, ordem dos primatas, família dos hominídeos, gênero Homo e espécie Homo sapiens sapiens (único existente). 

Existiram outras espécies de hominídeos como os Australopithecus, o Homo de Neandhertal, O Homo erectus e o Homo habilis.

Estudamos o corpo humano para nos conhecermos melhor, o que somos capazes de fazer, os cuidados que devemos ter com a nossa saúde e identificar hábitos que podem prejudicar o nosso organismo. 

O ser humano convive com outros seres vivos no meio ambiente. Praticamente todos os seres vivos são compostos, pelo menos, por uma célula. Os seres vivos que possuem uma célula são chamados seres unicelulares e os que possuem mais de uma célula são chamados de seres pluricelulares. O ser humano é um ser pluricelular. Sabemos que as células existem por vários motivos: 1) os neurônios são células responsáveis pela transmissão de informações no nosso corpo; 2) as células reprodutoras são: espermatozóide (masculino) e óvulo (feminino). 

Metabolismo: conjunto de todas as reações químicas que acontecem num organismo. Todos os seres tem metabolismo.

Homeostase: capacidade de autorregulação interna. 

Exemplos: 

1) quando você come um alimento com muito sal e tempos depois você sente sede, na qual tem que beber água. A água ajuda a eliminar o sal. Seu corpo está mostrando que tem que haver um equilíbrio (o equilíbrio interno);

2) quando está muito calor você começa a suar. Isso mostra que seu corpo precisa diminuir a temperatura;

3) quando está muito frio e você começa a tremer. Isso mostra que seu corpo precisa ser aquecido, para aumentar a temperatura corporal. 

Anatomia: estudo da estrutura dos organismos.

Fisiologia: estudo do funcionamento dos organismos.