Pesquisar este blog

sábado, 8 de fevereiro de 2020

História: ILUMINISMO.

O iluminismo tinha a razão como o caminho do conhecimento e da sabedoria. Tinha como pilar o racionalismo. Ocorreu nos séculos XVII e XVIII. Surgiu na Inglaterra. Essa razão, que seria a luz era contra o Antigo Regime, que seria as trevas. 
No Antigo Regime tinha o mercantilismo, o absolutismo, predomínio da burguesia, etc. 
Alguns iluministas:
John Locke: afirmou que os homens possuem a vida, a liberdade e a propriedade como direitos naturais. A teoria dele serviu para criar a Constituinte dos Estados Unidos, que está em vigor até hoje. Condenou o absolutismo. 
Montesquieu: teoria da divisão dos poderes em executivo, legislativo e judiciário. Não era a favor de um governo burguês. Criticava a vida em Paris, os vícios da sociedade, a nobreza e o clero.
Jean Jacques Rousseau: defende o voto como vontade popular, pois o que a maioria decide é sempre justo. Defendia que a liberdade e a igualdade são a essência de uma sociedade. Criticava a burguesia e a propriedade privada, que seria a raiz da infelicidade humana.
Voltaire: Criticou a Igreja Católica. Se preocupou com a liberdade de expressão e de pensamento, pois considerava inalienáveis. 
Quesnay: Foi representante da fisiocracia, na qual se pregava um capitalismo agrário sem interferência do Estado.
Adam Smith: Liberalismo econômico. Jogo da oferta e da procura. 

DESPOTISMO ESCLARECIDO: Alguns reis adaptaram as ideias absolutistas com as ideias iluministas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário