Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Filosofia: Para que conhecer?

Muitas pessoas sentem a necessidade de conhecer mais, de descobrir novas coisas.
O que nos torna superiores  e humanos em relação aos outros seres vivos é a racionalidade.
É muito importante conhecer. Mas, para que conhecer?

Conhecer para satisfazer: conhecer o novo, sair fora da zona de conforto, mesmo que haja espanto num primeiro momento. Se joga. Não fique com medo do novo. Ás vezes o que você pensa, não é nada daquilo. Já perceberam que as crianças perguntam tudo? Por que disso? Por que daquilo? Como? Negar respostas aos homens é desrespeitá-los em sua própria natureza. O não querer conhecer pode torná-lo ignorante. A ignorância é, talvez, a raiz de todos os outros males, podendo gerar preconceito, por exemplo. Daí a gravidade do descaso no ensino, pois impede a democratização do conhecimento, impede o acesso do saber. Com isso, se impede de ter uma sociedade melhor. 

Conhecer para se sentir seguro: A partir do momento que você conhece algo, você se sente seguro sobre isso. O contato na primeira vez nos gera angústia, ás vezes ficamos nervosos, ansiosos. Quer ver um exemplo: Qual nosso sentimento nas seguintes situações:
 - Primeiro emprego?
 - Quando vai em algum lugar pela primeira vez?
 - Quando um médico fala que você está com uma doença incurável?
 - Quando uma pessoa morre?
Tudo isso pode causar um impacto, por isso temos que conhecer para saber lidar com tais situações.

Conhecer para transformar: Você pode transformar o mundo através do conhecimento e esse conhecimento é uma questão de sobrevivência. Exemplo: se as pessoas não tivessem o conhecimento de construir uma casa, por exemplo, estaríamos até hoje morando nas cavernas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário