Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Geografia: Hidrografia.

ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA: Podemos encontrar a água em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA: A água é essencial para a vida. A vida surgiu nos oceanos e todos os seres vivos precisam dela para viver. O homem utiliza a água para muitas coisas: beber, cozinhar, para higiene, para navegar, como fonte de energia.

CICLO DA ÁGUA: A água está em constante movimento, ela faz um ciclo: evapora, congela ou se condensa, formam-se as nuvens, cai em forma de chuva ou neve e volta o ciclo novamente.

RELEVO SUBMARINO: No fundo dos oceanos há o relevo submarino, como as dorsais oceânicas, a plataforma continental e as regiões pelágica e abissal. 

OCEANOS e MARES: Os oceanos são grandes massas de água líquida que envolvem os continentes. A extensão e a profundidade são as principais características que diferenciam oceanos de mares. No planeta Terra, temos 5 oceanos: Atlântico (mais importante), Pacífico (maior oceano), Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico. Os oceanos podem ter outras utilidades como a pesca. Os mares podem ser abertos, fechados ou interiores (mediterrâneos). A temperatura das águas oceânicas depende da luz e do calor do Solo que essas águas recebem. 

RIOS: São correntes de água doce que se forma a partir de uma precipitação ou de fontes. A nascente de um rio sempre fica na parte alta de um terreno. Curso é o caminho que esse rio faz. Os menores cursos d´água são chamados de riacho, arroio, ribeirão, córrego, ribeira, etc. Afluentes são rios que deságuam num rio principal. Margens de rio são pequenas faixas de terra próximas de suas águas, tem a margem direita e a esquerda.  Foz é onde o rio deságua, na qual pode ser em outro rio ou no mar. As áreas banhadas por um rio principal que recebe afluentes e subafluentes formam as BACIAS HIDROGRÁFICAS. 

TIPOS DE RIOS: 
Efêmeros: existem só quando ocorre chuvas fortes.
Temporários: secam ou congelam em determinadas épocas do ano.
Perenes: ocorre o ano todo.

 - Os rios influenciam na forma de relevo, como, por exemplo, ao escavar seu próprio leito em uma montanha. Constroem deltas, que se formam na desembocadura dos rios. 

RIOS DE PLANÍCIE: Atravessam áreas planas.
RIOS DE PLANALTO: Atravessam áreas elevadas. 

CACHOEIRAS: Quedas d´água que se formam em rios de planalto ou montanhas. As cachoeiras impedem a navegação e é o local onde a força da água é maior, o que facilita a construção de usinas hidrelétricas. 

DRAGAGEM: Recurso técnico usado em rios para mantê-los navegáveis. É para limpar o leito dos rios com equipamentos chamados dragas, retirando areias e entulhos.

LAGOS: São geralmente alimentado por rios. Podem receber também água das precipitações ou de degelo. Podem ter origem glacial, tectônica, marinha, vulcânica ou de barragem. 

LAGOAS: Tem menor dimensão do que os lagos. 

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS: Também chamados de lençõis de água subterrâneos. Representam cerca de um terço das águas continentais, sendo importantes pois alimentam rios e lagos, que são os principais responsáveis pelo suprimento de água doce de todos os seres vivos. Podem ser de dois tipos: freático ou artesanal. 

BRASIL

O Brasil é banhado somente pelo Oceano Atlântico. 
O Brasil não possui geleiras. 
No Brasil existem muitos rios. Com exceção do sertão nordestino, todos os rios são perenes.
Existem bacias hidrográficas no Brasil. Exemplos: Bacia Amazônica (no norte do país), Bacia do São Francisco (no nordeste do Brasil), Bacia Tocantins-Araguaia, Bacia Platina.
O Rio Amazonas e o Rio Parnaíba apresentam foz em delta. O Rio Amazonas atravessa áreas planas e deságua no Oceano Atlântico através de várias ilhas formadas por sedimentos de origem fluvial. 
O Rio Paraná possui usinas hidrelétricas, como a de Urubupungá e Itaipu. 
No Brasil, existem lagos de barragem, muito comuns na Bacia Amazônica. Também existem lagoas costeiras como as lagoas de Mundiaí e Manguaba, no Estado de Alagoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário