Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Geografia: Fusos horários.

A Terra realiza o movimento de rotação (movimento na qual gira em torno de si mesma, levando 23h57min, aproximadamente, tendo consequência o dia e a noite). Com isso, parte da Terra fica iluminada e a outra parte não. 
A Terra está dividida em 24 fusos horários. 24 por causa do número de horas que tem um dia. E a longitude tem um fator muito importante nos fusos horários. 
O dia tem 24 horas e o globo terrestre tem 360º de longitude. Daí foi pego 360 : 24 = 15º de longitude. Cada 15º a hora diminui ou aumenta em uma hora. Na prática, ás vezes, não acontece assim devido a questão do território. Para evitar problemas, os fusos horários são estabelecidos de acordo com interesses políticos. 
O fuso horário inicial é a do Meridiano de Greenwich. 

BRASIL

O Brasil é um país muito grande, com dimensões continentais com ilhas que ficam há mais de mil quilômetros da costa. Por isso, apresenta 4 fusos horários. 
O horário oficial do Brasil é o de Brasília. 
Os fusos a seguir foi decidido em 2013.

1º fuso: Horário de Fernando de Noronha. Abrange Fernando de Noronha, Penedos de São Pedro e São Paulo e algumas outras ilhas oceânicas. 2 horas a menos que o Meridiano de Greenwich e 1h a mais do que o horário de Brasília. 

2º fuso: Horário de Brasília (hora oficial). Toda região Nordeste, Sul e Sudeste, além dos Estados: Pará, Amapá, Tocantins, Goiás e Distrito Federal (Brasilia). 3 horas a menos que o Meridiano de Greenwich.

3º fuso: Horário da Amazônia. Estados de Roraima, Rondônia, maior parte do Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 4 horas a menos em relação a Greenwich e uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. 

4º fuso: Horário do Acre. Estado do Acre e uma pequena parte oeste do Amazonas. 5 horas a menos que Greenwich e 2 horas a menos em relação a Brasília. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário