Pesquisar este blog

domingo, 14 de julho de 2019

Geografia: Coordenadas geográficas.

Os pontos de orientação (bússola, constelação cruzeiro do sul, etc) não nos permite localizar com exatidão na superfície terrestre. Para saber com exatidão a localização de um ponto qualquer na superfície terrestre, usamos as coordenadas geográficas, que se baseiam em linhas imaginárias traçadas no globo terrestre, chamados de PARALELOS e MERIDIANOS.

PARALELOS: São linhas paralelas ao Equador. São linhas circulares que vão desde a Linha do Equador até os polos. São paralelos: Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Linha do Equador, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico. O maior paralelo é o Equador e mede 360º.

MERIDIANOS: São linhas semicirculares (linhas de 180º, que vão do polo norte ao polo sul. Cada meridiano tem um antimeridiano, que é como se fosse um meridiano oposto, que junto com ele forma um círculo. O principal meridiano é o de Greenwich. 

A partir dos paralelos e dos meridianos estabelecemos as coordenadas geográficas.

LATITUDE: distância medida em graus que vai de 0º a 90º, que vai de um ponto qualquer da Terra até a Linha do Equador. O polo norte possui 90º de latitude norte e o polo sul tem 90º de latitude sul, totalizando 180º.

LONGITUDE: distância medida em graus que vai de 0º a 180º que vai de um ponto qualquer da Terra até o Meridiano de Greenwich. Para oeste ou para leste de Greenwich, a longitude vai aumentando até 180º cada, totalizando 360º. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário