Pesquisar este blog

sábado, 25 de agosto de 2018

Roma Antiga (Parte 02).

REPÚBLICA

A organização da República romana foi um longo processo de mais de dois séculos. O sistema de governo que se desenvolveu incluía o Senado, as Magistraturas e a Assembleia Popular.
O Senado, o mais importante órgão da República era composto em geral por políticos experientes e de origem patrícia. Nomeados por magistrados, seus membros eram vitalícios. Estavam encarregados de preparar as leis e decidir acerca das principais questões relativas a política interna e externa. Lá eram tomadas as decisões mais importantes da República.
As Magistraturas encarregavam-se dos poderes executivo e judiciário. Seus componentes eram patrícios em geral eleitos entre cidadãos de famílias com algum membro que já houvesse sido magistrado.
E a Assembleia Popular era composta por patrícios e plebeus, mas dominada por patrícios. Ali votavam-se as leis.
Os plebeus fizeram importantes conquistas durante o período republicano: direito de casar com patrícios, direito de serem sacerdotes, fim da escravidão por dívidas, etc.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

 - Na Roma Antiga vivia-se com base na agricultura e na criação de gado. As maiores e melhores terras pertenciam as famílias mais antigas.
 - Expansão: Em seu processo de expansão pelo Mediterrâneo, no Ocidente, os romanos enfrentavam os cartagineses entre os séculos III e II a.C. Foram as chamadas GUERRAS PÚNICAS, que terminaram com a destruição de Cartago em 146 a.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário