Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

História: Grécia Antiga (Parte 02).

A Grécia Antiga pode ser dividida em vários períodos:
Pré-Homérico (2000 a.C. - 900 a.C.)
Homérico (900 a.C. - 700 a.C.)
Arcaico (700 a.C. - 500 a.C.)
Clássico (500 a.C. - 338 a.C.)
Helenístico (338 a.C. - 30 a.C.)

Cidades-estado: Cada cidade grega tinha uma organização social própria. Muitas dessas cidades se formavam em planícies estreitas. 

Democracia: permitiu maior participação do povo no governo, sendo que essa democracia não era para todos. As mulheres, os escravos e os estrangeiros não eram considerados cidadãos. Muitos países hoje em dia tem a democracia como forma de governo, mas é bem diferente do jeito adotado pelos gregos antigos. 

Monarquia: governo que passa de pai para filho. 

Oligarquia: governo de poucos.

Duas cidades foram importantes para a antiga Grécia: Esparta e Atenas - duas cidades bem diferentes.
Atenas e Esparta eram rivais.  Veja as comparações:

1) LOCALIZAÇÃO:
ATENAS: Península Ática, voltada para o Mar Egeu.
ESPARTA: Interior do Peloponeso. 

2) SISTEMA DE GOVERNO:
ATENAS: democracia.
ESPARTA: oligarquia. 

3) SOCIEDADE:
ATENAS: Cidadãos (grandes  e pequenos proprietários, comerciantes e artesãos), metecos (estrangeiros ou descendentes de estrangeiros) e escravos.
ESPARTA: Espartíatas (nobres), hilotas (servos do Estado), periecos (pequenos proprietários de terra, comerciantes, artesãos e soldados de menor hierarquia).

4) EDUCAÇÃO:
ATENAS: Formação completa do cidadão. Nos primeiros anos, as crianças ficavam em casa. Aos 7 anos, os meninos eram entregues a pedagogos e frequentavam duas escolas: música e ginástica. As meninas ficam com as mães até se casarem.
ESPARTA: Formação física perfeita, de coragem e obediências as leis. Até os 7 anos, os meninos ficavam com as mães. A partir dos 7 anos, iam para casernas públicas para serem educados para a guerra até os 18 anos. Dos 18 aos 20 anos, dedicavam-se ao estudo das armas e manobras militares. Dos 20 aos 30, os treinos eram numa guerra. As meninas eram educadas de forma rígida para se tornarem fortes, excelentes esposas e mães de soldados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário