Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

História: Ocupação do Brasil.

Já vimos que os portugueses chegaram ao Brasil no ano de 1500, mas não se interessaram pelo Brasil num primeiro momento. Eles enviam pequenas expedições para a exploração do pau-brasil e para reconhecer o litoral. O processo de colonização do Brasil começou no ano de 1530. As especiarias das índias estavam acabando, invasão de corsários e piratas nas cargas das especiarias, nossas terras estavam sendo invadidas, o rei português gastava em luxo mas que recebia em impostos. Esses foram apenas quatro dos motivos que levaram Portugal a iniciar o processo de colonização do Brasil. 

Para proteger o Brasil dos piratas e outros invasores, o rei de Portugal mandou povoar o Brasil, enviando, em 1530, a expedição de Martim Afonso de Sousa com o objetivo de fundar núcleos de povoamento e iniciar o cultivo da cana-de-açúcar. 

Vale lembrar que nossa primeira riqueza foi o pau-brasil e a segunda riqueza foi a cana-de-açúcar. 

Em 1532, Martim Afonso fundou a vila de São Vicente, no litoral de São Paulo. Passou a ter igreja, cadeia, sede administrativa, praça e pelourinho. 

O pelourinho era o local onde escravos eram castigados. Geralmente era feita por uma coluna de pedra ou de madeira colocadas em locais públicos (também poderia ser uma árvore), que demonstrava a autoridade e a justiça, segundo os portugueses. 

A vila era administrada pela Câmara Municipal, mas não é uma Câmara Municipal como nos dias de hoje. Na época, essa câmara era composta por grandes proprietários de terras e escravos. 

Martim Afonso distribuiu terras aos colonos, chamadas de sesmarias. Os colonos tinham que defender, tornar a terra produtiva em cinco anos e pagar impostos ao rei. Se não fizessem isso, perdia as terras e pagava multa. O sistema de sesmarias durou até 1820. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário