Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

História: O governo-geral no Brasil.

Já tem postagem explicando sobre esse conteúdo. Nesta postagem, vamos aprofundar. Acesse o link para estudar a introdução desse assunto.

https://tmnaulasdereforco.blogspot.com/2014/07/historia-do-brasil-governo-geral.html

O governo geral foi criado devido ao fracasso das capitanias hereditárias. Mas o rei não desistiu do sistema de capitanias hereditárias. O sistema de governo geral foi criado em 1548. O governador geral era o representante do rei na colônia. O Brasil teve 3 governadores gerais. Os donatários e colonos deviam obediência ao governador geral. As leis impostas vinham de Portugal. 

Cada donatário tratavam os indígenas de maneira diferente. Uns davam "presentes" em troca de serviços, prometiam vida livre, mas vendiam como escravos, atacavam aldeias e os retiravam de lá. 

Os indígenas foram os primeiros escravos no Brasil, mas isso não durou muito tempo. Revoltados com a situação, os indígenas invadiam vilas, queimavam engenhos e mataram colonos. 

A partir da administração do 1º governador geral vieram os jesuítas, entre eles, Manuel de Nóbrega e José de Anchieta. O objetivo dos jesuítas era catequizar os indígenas, ou seja, torná-los católicos, que era a religião predominante em Portugal. Com isso, tentavam convencer os indígenas de abandonarem seus costumes, como a nudez, a poligamia, a pintura corporal e a vida nômade. Alguns indígenas se convertiam e eram levados para as missões onde aprendiam  a ler, escrever, contar e as doutrinas cristãs. Mas, muitos não aceitavam e impediam a ação dos missionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário