Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Filosofia: Tipos de conhecimento.

SENSORIAL ou EMPÍRICO: O 1º contato do homem com a realidade se dá pelos 5 sentidos: tato, audição, paladar, olfato e visão. Sentimos as propriedades dos objetos. O universo dos objetos físicos é conhecido pela sensação de suas características. O sujeito cognoscente estabelece com eles uma relação física, apoderando-se de suas propriedades sensíveis. 

LÓGICO ou INTELECTUAL: O homem tem a capacidade de abstrair, de conservar imagens dos objetos que apreendeu. Dos objetos, o homem capta só as características essenciais. A combinação de dados possibilita analisar, comparar, articular e unir, gerando conceitos, definições e leis indispensáveis ao entendimento da realidade. É pelo raciocínio que percebemos o conjunto dos objetos formais. 

DE FÉ: Não podemos saber o que passa pela cabeça do outro. Não sabemos o que acontece conosco após a morte biológica. Acreditamos em crenças. Nem tudo o que se diz é o que se pensa. O conhecimento de fé se baseia na autoridade de terceiros. A fé não é objeto da filosofia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário