Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Geografia: Atmosfera (Parte 03 / Final): CLIMA e PREVISÃO DO TEMPO.

CLIMA: conjunto de variações do tempo de um determinado lugar da superfície terrestre.

CLIMA EQUATORIAL: Quente e úmido o ano todo. Chove o ano todo. Temperatura média anual: 25º C. Amplitude térmica pequena. Predomina nas áreas de baixas latitudes, situadas ao redor da Linha do Equador. 

CLIMA TROPICAL: Predominante entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, com exceção das áreas onde predominam os climas equatorial e desértico. Duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno com seca. A estação seca pode se prolongar até dez meses. Temperatura media anual: 20º C, com exceção nas montanhas altas. Os ventos de monções marcam a vida de alguns países do sul e sudeste da Ásia e países da África, América e Oceania. 

CLIMA DESÉRTICO: Clima dos desertos. Apresenta temperaturas muito altas durante o dia (cerca de 45ºC) e muito baixas durante a noite (chegando a temperaturas negativas). Chuvas são raras. Amplitude térmica enorme. Destaca-se o Deserto do Saara, norte da África; Deserto do Kalahari, no sul da África e o coração seco da Austrália.  

CLIMA TEMPERADO: Ocorrem em regiões de médias latitudes. Apresenta as quatro estações bem definidas. Temperaturas médias anuais entre 8º C  e 15º C. Possui diferenças: 

 - Temperado oceânico: Oeste da América do Norte, Leste da Europa, Nova Zelândia, sul do Chile e sudeste da Austrália. Chove todos os meses. Verão e inverno úmido. Frio não rigoroso. Amplitude térmica anual é pequena.

 - Temperado continental: Interior da Europa e da América do Norte. Neve no inverno. 

 - Temperado mediterrâneo: Proximidades do Mar Mediterrâneo. Seco no verão e chuvoso no inverno. 

CLIMA FRIO POLAR: Invernos longos com as temperaturas mais baixas do mundo. Clima dos Pólos Norte e Sul, também na Groenlândia e nas altas montanhas, como o Himalaia (Ásia), Kilimanjaro, Ruvenzori e Quênia (África), Cordilheira dos Andes e Montanhas Rochosas (América) e Alpes (Europa). O Sol não aparece por cerca de 185 dias e quando aparece, no verão, não se põe durante meses, formando icebergs. 

BRASIL

Se encontra quase em sua totalidade na zona intertropical. Predominam baixas latitudes. No sul do Brasil encontramos médias latitudes, cujo clima é subtropical. Predominam climas quentes. Não possui as quatro estações definidas. Verão quente e inverno não muito frio. A única massa fria é a polar, as outras são quentes. 
CLIMA EQUATORIAL: Predominante no norte do Brasil, na Amazônia. Clima quente e úmido. Médias mensais de 24º C a 27º C e amplitude térmica é baixa. Chuvas abundantes. 
CLIMA TROPICAL ÚMIDO: Predominante nas áreas litorâneas, do Rio Grande do Norte até São Paulo. Existem duas estações principais: verão quente e chuvoso e inverno menos quente e menos chuvoso. 
CLIMA TROPICAL SEMI-ÚMIDO: Clima do centro do Brasil, onde predomina massa de ar seca. Temperaturas anuais médias de 20º C a 28º C.
CLIMA SEMIÁRIDO: Clima do sertão nordestino. Região de seca e de rios que secam durante parte do ano. É um tipo de clima tropical, quente e não úmido. 
CLIMA SUBTROPICAL: Fica no extremo sul do Brasil. São comuns as frentes frias. Médias temperaturas. Em lugares mais altos podem ocorrer geadas e raramente ocorre neve. 

__________________

PREVISÃO DO TEMPO:

A previsão do tempo é feito pelos meteorologistas. Para se fazer uma previsão é preciso observar e registrar os fenômenos meteorológicos. Isso é feito nas estações meteorológicas. Utilizam também satélites artificiais, que fornecem imagens utilizadas nessa previsão. Também fornecem informações os navios meteorológicos e aviões equipados. São usados também rádios, radares e computadores. 
A previsão do tempo é muito importante para o transporte ferroviário, rodoviário, aéreo e hidroviário.

CURIOSIDADE:
Em 1960, os Estados Unidos lançou o primeiro satélite meteorológico do mundo, o TIROS-1 (Television and Infra-Red Observation Satellite).  

BRASIL

No Brasil, existe o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos / SP. 
Em 1967 foi instalada a primeira estação de recepção de imagens de satélites do país. 
O INPE já realizou estudos sobre a seca do Nordeste, as relações sobre a Floresta Amazônica e a Região Norte, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário