Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Geografia: Atmosfera (Parte 02)

MASSAS DE AR: São as extensas porções de atmosfera, semelhantes a enormes "bolhas de ar". Podem ser frias (polares e temperadas) ou quentes (tropicais e equatoriais), dependendo da latitude em que se localizam. As massas de ar que se originam sobre áreas continentais geralmente são secas (massas de ar continentais). As massas de ar que se originam em superfície oceânica são úmidas (massas de ar marítimas). Principais massas de ar: tropicais continentais, tropicais marítimas, polares continentais e polares marítimas. Elas empurram umas as outras. As características de uma massa pode se alterar no trajeto. O deslocamento das massas de ar provoca alteração na temperatura podendo ocorrer chuva. 

FRENTES: Ponto de contato entre massas de ar diferentes. Pode ser quente ou fria. 

ESTAÇÕES DO ANO: Primavera, verão, outono e inverno. Resultam de dois fatores: do movimento de translação da Terra e do eixo de inclinação da Terra. A Linha do Equador divide a Terra e dois hemisférios: Norte e Sul. Acima da Linha do Equador ocorre a estação contrária a do hemisfério sul.
Exemplo: Se no hemisfério norte está inverno, no hemisfério sul está verão; se no hemisfério norte é outono, no hemisfério sul é primavera. 

21 DE DEZEMBRO A 20 DE MARÇO: Inverno no hemisfério norte e verão no hemisfério sul.
21 DE MARÇO A 20 DE JUNHO: Primavera no hemisfério norte e outono no hemisfério sul.
21 DE JUNHO A 22 DE SETEMBRO: Verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul.
23 DE SETEMBRO A 20 DE DEZEMBRO: Outono no hemisfério norte e primavera no hemisfério sul. 

EQUINÓCIO: dias e noites iguais. Ocorre nos dias 21 de março e 23 de setembro. 

SOLSTÍCIO: dias e noites diferentes. Ocorre nos dias 21 de junho e 21 de dezembro.

As estações do ano não se manifesta da mesma forma em todo o planeta Terra. Nos pólos, por exemplo, não fica clara a existência do outono nem da primavera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário