Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Filosofia: Os pré-socráticos.

A partir do século VI a.C., surgem as primeiras escolas filosóficas na ciilização helênica. São chamadas pré-socráticas pois antecedem a Sócrates, filósofo que abre uma nova era da filosofia.
Principais escolas desse período:

JÔNICA: Recebe esse nome da Jônia, colônia grega. Alguns dos representantes são: Anaxímenes, Tales de Mileto, Anaximandro, Heráclito. Esses quatro lançaram as bases dos problemas discutidos até hoje: a verdade, a totalidade, a ética e a política. 

PITAGÓRICA: Recebe o nome de seu fundador: Pitágoras. Alguns representantes: Filolau, Arquitas, Alcmeón. Manifestam ao mesmo tempo tendências místico-religiosas e tendências científico-racionais. Sua influência se estende até os dias de hoje.

ELEÁTICA: Recebe o nome de Eleia, cidade do sul da Itália. Alguns representantes: Xenófanes, Parmênides, Zenão, Melisso. As questões se concentram na comparação entre o valor do conhecimento sensível e o do conhecimento racional. Resulta no único conhecimento válido que é fornecido pela razão.

PLURALISTA: Representante: Anaxágoras, Empédocles e Demócrito. Para esse grupo, não há um princípio único que explique todo o universo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário