RIO SUBAQUÁTICO: é um rio debaixo da água. Esse fenômeno conhecido como HALOCLINA acontece quando águas com diferentes níveis de salinidade se encontram e formam camadas com densidades variadas. E então temos a impressão de haver um rio embaixo d´água. Esse rio salgado chama-se CENOTE ANGELITA e está localizado na Península de Yucatan, no México.
NUVEM PERFURADA: Caracterizado por um buraco no meio das nuvens. Isso acontece quando a temperatura da água da nuvem está abaixo de zero, mas a água ainda não congelou. Então, quando os cristais de gelo se formam, a água do redor deles evaporam.
TERREMOTO: São os grandes sismos. Para os pequenos sismos, costumamos usar o nome ABALO SÍSMICO ou TREMOR DE TERRA. Acontece com a movimentação de placas tectônicas.
RESSACAS: Achegada de ondas violentas a costa começa quando rajadas de ventos fazem subir o nível do oceano e aumentam, já em mar aberto, o tamanho dos vagalhões. Impulsionada por correntes marítimas, a massa de água caminha com velocidade crescente até encontrar o litoral. Ao chegar a praia, o mar agitado inunda a faixa de areia e as ondas quebram bem próximas da orla. A força da ressaca costuma alagar avenidas e danificar construções a beira mar. Há também relatos de banhistas tragados pelo mar e levados para longe da praia pelas fortes correntes marítimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário