Pesquisar este blog

domingo, 30 de setembro de 2018

História: O Império Romano.

O Império Romano vai de 27 a.C até 476 d.C.  O período imperial romano costuma ser dividido em dois momentos: Alto Império e Baixo Império.

No Alto Império é o período que Roma chega no auge. 

Otávio Augusto (nome verdadeiro era Caio Júlio César Otaviano) foi o primeiro imperador (27 a.C - 14 d.C). Houve uma prosperidade econômica e tranquilidade. Esse período é chamado de paz romana. Além de reduzir o poder do Senado, promoveu a política do "pão e circo", a fim de conquistar o apoio da massa miserável da população romana.
Foi no governo de Augusto que Jesus Cristo nasceu. 
Os sucessores de Otávio, não foram capazes de dar continuidade ao seu trabalho. Os governos de Tibério, Calígula, Cláudio e Nero caracterizaram-se pelo despotismo, pela corrupção, pelas perseguições, pelo descontrole moral e político. Calígula chegou a nomear cônsul um cavalo e Nero pôs fogo em Roma.
Depois do governo de Augusto, Roma teve seu território aumentado, passando a ter terras pela Europa, Ásia e África. Nesse período houveram quatro dinastias: Julio-Claudiana (14-68), Flávia (68-96), Antonina (96-193) e Severa (193-235).  Foi durante a dinastia Julio-Claudiana que Jesus morreu por volta do ano 30.

No Baixo Império é o período da crise romana. 

Houve crise na agricultura. As guerras foram acabando e o abastecimento de escravos ficou comprometido. Muitas pessoas deixaram as cidades e foram para o campo. Com isso, arrecadavam menos impostos. 
Com um vasto território, Roma já não estava mais conseguindo tomar conta de suas terras e vários povos começaram a invadir.  Esses povos que invadiram Roma foram chamados de povos bárbaros, pois tinham costumes diferentes.

Em 395, o imperador Teodósio dividiu o império em: Império Romano do  (capital: Roma) e Império Romano do Oriente (capital: Constantinopla). Essa divisão não deu certo. 

 - O surgimento de uma nova religião: o cristianismo se dá nesse período e esse assunto você confere no blog TMN Religião: https://tmnreligiao.blogspot.com/2018/11/historia-surgimento-do-cristianismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário