Pesquisar este blog

domingo, 30 de setembro de 2018

História: O Império Romano.

O Império Romano vai de 27 a.C até 476 d.C.  O período imperial romano costuma ser dividido em dois momentos: Alto Império e Baixo Império.

No Alto Império é o período que Roma chega no auge. 

Otávio Augusto (nome verdadeiro era Caio Júlio César Otaviano) foi o primeiro imperador (27 a.C - 14 d.C). Houve uma prosperidade econômica e tranquilidade. Esse período é chamado de paz romana. Além de reduzir o poder do Senado, promoveu a política do "pão e circo", a fim de conquistar o apoio da massa miserável da população romana.
Foi no governo de Augusto que Jesus Cristo nasceu. 
Os sucessores de Otávio, não foram capazes de dar continuidade ao seu trabalho. Os governos de Tibério, Calígula, Cláudio e Nero caracterizaram-se pelo despotismo, pela corrupção, pelas perseguições, pelo descontrole moral e político. Calígula chegou a nomear cônsul um cavalo e Nero pôs fogo em Roma.
Depois do governo de Augusto, Roma teve seu território aumentado, passando a ter terras pela Europa, Ásia e África. Nesse período houveram quatro dinastias: Julio-Claudiana (14-68), Flávia (68-96), Antonina (96-193) e Severa (193-235).  Foi durante a dinastia Julio-Claudiana que Jesus morreu por volta do ano 30.

No Baixo Império é o período da crise romana. 

Houve crise na agricultura. As guerras foram acabando e o abastecimento de escravos ficou comprometido. Muitas pessoas deixaram as cidades e foram para o campo. Com isso, arrecadavam menos impostos. 
Com um vasto território, Roma já não estava mais conseguindo tomar conta de suas terras e vários povos começaram a invadir.  Esses povos que invadiram Roma foram chamados de povos bárbaros, pois tinham costumes diferentes.

Em 395, o imperador Teodósio dividiu o império em: Império Romano do  (capital: Roma) e Império Romano do Oriente (capital: Constantinopla). Essa divisão não deu certo. 

 - O surgimento de uma nova religião: o cristianismo se dá nesse período e esse assunto você confere no blog TMN Religião: https://tmnreligiao.blogspot.com/2018/11/historia-surgimento-do-cristianismo.html

Roma Antiga (Parte 03)

A expansão do território romano e o sucesso militar deveu-se a disciplina e a organização do exército. As vitórias estimularam os romanos a entrar em novas guerras. A expansão romana intensificou o trabalho escravo, devido ao aumento de prisioneiros de guerra. 
A maioria do exército era composto por plebeus (pobres). Quando estavam na guerra, suas pequenas terras ficavam improdutivas, pois não tinham escravos porque eram pobres. Com o passar do tempo, acabavam abandonando-as. Os que conseguiam manter sua terra, tinham concorrentes: os grandes proprietários.
Muitos plebeus foram para Roma e não encontraram trabalho, que se tornou um local superpovoado. Os pobres eram chamados de proletários. Moravam em bairros onde não tinham mínimas condições sanitárias. A maioria da população de Roma era rural. Com o êxodo rural (saída de muita gente do campo para a cidade), Roma chegou a ter um milhão de habitantes. 

Com o aumento do território, houve aumento de escravos. Chegou-se a ter três escravos para cada cidadão romano. E claro, muitas insatisfações e revoltas.

Nesse período, os patrícios (detentores de latifúndios e escravos) controlavam o poder político. Os plebeus exigiam reforma agrária. A república romana começa a entrar em declínio. 

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Coloque seu nome e município nos comentários.

Fala galera que acessa o blog TMN Aulas de Reforço, tudo bem com vocês? Espero que sim.
Venho através desta postagem pedir que ao fazer algum comentário nos blogs TMN, coloquem o seu nome e sobrenome, o município e o Estado de onde estão teclando para que eu saiba quem e de onde estão acessando. Se for de outro país, coloque a cidade ou o Estado e o nome do país. Muitos estão comentando e esquecendo de mencionar seu nome e local e com isso não tenho como saber a procedência do comentário. Posso contar com vocês?
Muito obrigado pelos acessos e comentários e que bom que estão gostando das postagens. 
Vamos tentar chegar a 1 milhão de acessos?
Continuem comentando e tirando suas dúvidas. Compartilhe também com seus colegas, na página do seu colégio, do seu curso, do seu grupo de estudos...

domingo, 16 de setembro de 2018

TMN COIN 70 - Três livros.

Neste TMN COIN comento sobre três livros:
Falcão: meninos do tráfico (MV Bill e Celso Athayde),
Falcão mulheres e o tráfico (MV Bill e Celso Athayde) e 
Cabeça de Porco (MV Bill, Celso Athayde e Luiz Eduardo Soares).