No Universo tem estrelas, planetas, cometas, satélites, meteoritos, asteroides, etc. Aqui trago algumas informações sobre isso.
- Para evitar números muito grandes, as distâncias astronômicas são medidas em ano-luz.
- Corpo luminoso: possui luz própria. Exemplo: o Sol.
- Corpos iluminados: não possuem luz própria. Exemplos: planetas e satélites.
- As estrelas são enormes bolas de gás, em elevadíssimas temperaturas. O Sol é uma estrela e é a única estrela que conseguimos ver de dia. O brilho da estrela é de acordo com a distância que ela está da Terra. Algumas estrelas só podem ser vistas no Hemisfério Sul como a constelação do Cruzeiro do Sul. Existem bilhões de estrelas.
- Os planetas que giram em torno do Sol fazem parte do Sistema Solar. Eis os nomes dos planetas, em ordem de distância do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão é considerado Planeta-anão. O planeta Vênus é muito confundido com estrela por ser muito brilhante. O planeta Marte é conhecido como planeta vermelho.
- Satélite gira em torno dos planetas. A Lua é o único satélite natural do Planeta Terra.
- Os asteroides possuem diâmetro de até mil quilômetros. São constituídos, geralmente, de rocha, carbono e metal.
- Os meteoritos são menores que os asteroides. Quando entram na atmosfera terrestre em grande velocidade, os meteoritos se aquecem em virtude do atrito com o ar e é isso que populares chamam de estrela-cadente. Acredita-se que um meteorito caiu no México há 66 milhões de anos, provocando uma cratera de 200 quilômetros, levantando nuvem de vapor e poeira que impediu a luz solar de chegar a Terra por dois anos, causando o desaparecimento dos dinossauros.
- Cometas: formados por gelo, minerais e materiais voláteis, como dióxido de carbono, gás metano, entre outros. Tem núcleo, cauda e coma.
- O nome da nossa galáxia é Via-Láctea e é onde fica o Sistema Solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário