Pesquisar este blog

domingo, 30 de abril de 2017

História: Alguns conceitos.

Estou trazendo aqui nesta postagem, alguns conceitos que serão importantes para seu estudo de História.

Agricultura: processo de plantar e colher.

Agricultura de subsistência: agricultura para sua sobrevivência, não havendo venda do produto.

Ancestral: antepassado muito distante de um povo, família ou pessoa.

Antropólogo: pesquisador especializado em Antropologia.

Antropologia: área do conhecimento que estuda o ser humano a partir das suas características físicas, sociais, culturais e morais.

Arqueólogo: pesquisador especializado em Arqueologia.

Arqueologia: área do conhecimento que estuda vestígios deixados por povos antigos. Exemplos: peças de cerâmica, tumbas, ferramentas, etc.

Calendário Lunar: medição de passagem do tempo baseado na lua.

Calendário solar: medição de passagem do tempo baseado no Sol.

Camadas sociais: divisão dos indivíduos de acordo com a situação econômica e com o valor que lhe é atribuído na sociedade.

Catacumbas: locais subterrâneos em Roma utilizados como cemitérios.

Centralização do poder: quando o poder está concentrado em um grupo ou pessoa.

Cidadão: na Grécia se referia aos privilégios dos homens nobres, que se reuniam para discutir o governo das cidades. O sentido hoje, todos são cidadãos, pois tem direitos e deveres.

Civilização:  pode ser definida como uma sociedade humana que desenvolveu certo nível de cultura. Uma sociedade que se formou ao longo de sua existência com consciência além de tudo baseada na cultura de sua gente, nos seus conhecimentos e possibilidades. Está inclusa fatores como organização política e a escrita, por exemplo.
Civilização pode ser definida como uma sociedade humana que desenvolveu certo nível de cultura

... Artigo http://queconceito.com.br/civilizacao
Civilização pode ser definida como uma sociedade humana que desenvolveu certo nível de cultura. Uma sociedade que se formou ao longo da sua existência com consciência além de tudo baseada na cultura de suas gentes, nos seus conhecimentos e possibilidades. Numa civilização está incluída em fatores como organização política e expressões sofisticadas como, por exemplo, a escrita.

... Artigo http://queconceito.com.br/civilizacao
Civilização pode ser definida como uma sociedade humana que desenvolveu certo nível de cultura. Uma sociedade que se formou ao longo da sua existência com consciência além de tudo baseada na cultura de suas gentes, nos seus conhecimentos e possibilidades. Numa civilização está incluída em fatores como organização política e expressões sofisticadas como, por exemplo, a escrita.

... Artigo http://queconceito.com.br/civilizacao

Comunidades locais: grupos de famílias ou moradores de pequenas áreas, aldeias, bairros, etc.

Cultura: modo de viver de um povo. Envolve a língua, arte, costumes, religião, etc. Não existe povo sem cultura e não existe uma cultura superior a outra.

Dinastia: família de reis e rainhas, imperadores ou chefes na qual o poder passa de pai para filho ou parentes consanguíneos.

Escrita hieroglífica: desenvolvida pelos egípcios, que utilizavam figuras desenhadas com tinta e pincel em folhas de papiro.

Estado: conjunto dos poderes políticos, nação, divisão territorial de alguns países.

Evolução das espécies: teoria proposta por Charles Darwin, onde a evolução está relacionada com a seleção natural.

Hierarquia: forma de organização na qual a autoridade é distribuída de forma desigual em sentido vertical, de cima para baixo. 

Nômade: povo que não tem moradia fixa.

Pecuária: criação de animais.

Primatas: mamíferos que apresentam características físicas semelhantes (cérebro e visão desenvolvidos, face pequena, cinco dedos nas mãos e nos pés, duas mamas, capacidade de ficar em pé). Fazem parte deste grupo os seres humanos, os macacos e os antropoides.

Sedentário: povo que tem moradia fixa.

Semi nômades: povos que não tem moradia fixa, só que chega um momento que voltam a lugares que já viviam.

Técnica do carbono 14: técnica de datação que se baseia na quantidade de carbono, que é um dos elementos químicos presentes na natureza. O carbono apresenta-se na forma 12 e na forma 14. Quando um organismo morre, o carbono 14 não é mais renovado e metade dele se transforma-se em carbono 12 a cada 5.570 anos.

Tradição oral: História contada através da fala.

Unidade política: um país ou nação ter um único regime político. 

Vestígio ósseo: restos de ossos que indicam que um local foi habitado por animais em épocas antigas.

História: A primeira brasileira.

Luzia.

Foi feito reconstituição do crânio de cerca de 11.500 anos atrás. Essa reconstituição foi feita por pesquisadores de uma universidade da Inglaterra.
Luzia era uma mulher baixa, de 1 metro e meio de altura. Feições negroides, nariz largo, olhos arredondados. Era nômade (não tinha moradia fixa). Vivia nas áreas próximas de Belo Horizonte / MG. Se alimentava de frutos, folhagens e pedaços de carne (quando conseguia caçar).
Luzia ficou enterrada por quase 13 metros de detritos minerais. Foi desenterrada em 1975.

História: Os primeiros habitantes da América.

Não se tem certeza ainda de há quanto tempo atrás os primeiros seres humanos chegaram no continente americano, mas o caminho percorrido está quase sendo um consenso entre os historiadores: as geleiras do Estreito de Bering, que liga a Ásia a América. Na época os dois continentes eram interligados por uma camada permanente de gelo (a era glacial ou era do gelo).
Saber quando a humanidade iniciou a ocupação da América não é tarefa fácil. Os primeiros grupos humanos não tinham a preocupação de registrar os acontecimentos. E mesmo os vestígios de suas atividades foram em quase sua totalidade destruídas pelo tempo. 

Desde o século XIX são feitos pesquisas arqueológicas no Brasil.
Saiba quais os principais sítios arqueológicos da América:
 - Itaboraí (Rio de Janeiro - Brasil); 
 - Lagoa Santa (Minas Gerais - Brasil);
 - Pedra Furada (Piauí - Brasil);
 - Lapa Vermelha (Minas Gerais - Brasil);
 - Lapa do Boquete (Minas Gerais - Brasil);
 - Santana do Riacho (Minas Gerais - Brasil);
 - Pedra Pintada (Amazonas - Brasil);
 - Santa Eliana (Mato Grosso - Brasil); 
 - São Raimundo Nonato (Piauí - Brasil);
 - Monte Verde (sul do Chile);
 - Clóvis (Estados Unidos);
 - Meadowcroft (nordeste dos Estados Unidos); 
 - Calico (California - EUA);

Leia o que foi encontrado em algumas delas:
 - Lapa Vermelha: foi encontrado o esqueleto mais antigo da América. Já se sabe que era de uma mulher e foi chamada de Luzia.
 - São Raimundo Nonato: com a análise de fósseis de plantas foi possível descobrir que a área tinha densa floresta tropical na qual habitava tigre dentes-de-sabre, cavalos, capivaras, preguiças e tatus gigantes, que poderiam ter sido animais que alimentavam os humanos (praticavam a caça). Foi identificada arte rupestre (arte feita nas paredes das cavernas). Foram encontradas fragmentos de fogueiras, machados, facas e raspadores. 
 - Caverna da Pedra Pintada: Foram encontrados fragmentos de objetos, pinturas rupestres, lascas de cerâmica, restos de fogueiras e de ossos de animais carbonizados.

No litoral brasileiro, os sítios arqueológicos são chamados de sambaquis, onde são encontradas conchas que abrigam vestígios dos antigos habitantes do litoral, como restos de esqueletos humanos, de cabanas e instrumentos de pedra. 

Vale ressaltar que quando os europeus chegaram ao continente americano no final do século XV, deram o nome dos habitantes da América de índios. Os índios não gostam de ser chamados assim. Preferem ser chamados de povos indígenas, pois com o nome índio parece que é um povo só que tem os mesmos costumes, mas, na verdade, não é, existem inúmeros povos indígenas, com língua, cultura e costumes diferentes.

domingo, 16 de abril de 2017

História: As espécies dos hominídeos.

AUSTRALOPITHECUS (macacos do sul): Os Australopithecus é o primeiro ancestral da espécie humana conhecida. Eram baixos (cerca de um metro e vinte de altura), peludos e encurvados. Se pareciam com macacos. Imagina-se que tenham surgido entre 6 milhões e 4 milhões de anos. Existiram várias espécies de australopithecus: robustus, anamensis, afarensis, africanus, garhi e boisei. Viviam na parte sul e oriental da África. Se alimentavam de vegetais. Não fabricavam nenhuma ferramenta. A mais conhecida ossada de Australopithecus foi encontrada em 1974 na Etiópia, tinha 3,5 milhões de anos, era fêmea adulta e recebeu o nome de Lucy.

 - Australopithecus garhi: foram os primeiros a fazer uso de instrumentos, com os quais modificaram os hábitos alimentares, fazendo maior uso da carne.

HOMO RUDOLFENSIS: São considerados a espécie mais antiga do gênero Homo, mas eram ainda muito diferentes de nós.

HOMO HABILIS (homem habilidoso): fabricavam toscas de pedra para serem usadas como ferramenta e arma. Tamanho do cérebro aumentado. Caçavam pequenos animais. Surgiram há cerca de 2 milhões de anos. Viviam em grupos de até 20 indivíduos. Os alimentos apanhados na coleta provavelmente eram divididos numa reunião de todos os membros do bando, o que contribuía para aumentar a comunicação entre os indivíduos, mesmo que limitada, pois se fazia por gestos e gritos e não por palavras.

HOMO ERECTUS (homem ereto): Foi o primeiro gênero humano a sair da África e a povoar a Europa e a Ásia. Utilizavam artefatos (instrumentos de pedra, lanças, arpões, machados com cabo) e eram hábeis caçadores. Caçavam em grupos. Foram os primeiros a utilizar o fogo. Possuíam a cabeça e a coluna vertebral alinhadas.

HOMO SAPIENS (homem que pensa): Se divide em Homo de Neanderthal (ou neanderthalensis) e Homo Sapiens Sapiens

 - HOMO DE NEANDERTHAL: Aparência física era muito semelhante a nossa. Viviam em comunidade, fabricava instrumentos de pedra, osso e madeira. Foi a primeira espécie a enterrar seus mortos e o fazia com rituais e oferendas.

 - HOMO SAPIENS SAPIENS (homem que pensa, que pensa): É o grupo a qual pertencemos. Surgiu há cerca de 100 mil anos. Único hominídeo existente na Terra hoje. Tem todas as habilidades dos hominídeos anteriores, mas sua maior conquista foi a capacidade de se expressar por pinturas, desenhos e esculturas. Inventaram a escrita. 

Vale ressaltar que os primeiros homens eram NÔMADES, ou seja, se mudavam de uma região para outra sempre que os recursos acabavam de um local. Com o passar do tempo, se tornaram SEMI NÔMADES, isto é, mudavam de local e num determinado momento voltavam para o local onde já viviam. E depois disso, se tornaram SEDENTÁRIOS, ou seja, passaram a ter moradia fixa. 

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Matemática: Fiquem atentos no enunciado das questões.

Uma dica que trago a vocês que acessam o blog TMN Aulas de Reforço para seus estudos.
Na Matemática é comum em uma mesma questão ter que utilizar diversos conteúdos nas suas resoluções. Por isso fiquem atentos no enunciado das questões!!!

Por exemplo:

Arme, efetue, escreva o nome dos termos, tire a prova real e escreva os resultados em números romanos.

Neste enunciado, se tem que fazer cinco coisas: armar a conta, resolvê-las, tirar a prova real para verificar se sua conta está correta, escrever o nome dos termos (dependendo da operação que for aparecer) e escrever os resultados em numeração romana.

História: Origem dos hominídeos.

Antes das descobertas científicas, as explicações sobre a origem do mundo e dos seres humanos vinham das religiões. 
Com a descoberta dos cientistas, acredita-se que os primeiros homens tenham surgido na África, pois os fósseis mais antigos foram encontrados lá. Em outros lugares do mundo, como na Europa, foram descobertos fósseis de diferentes espécies de hominídeos.
Existem duas teorias para a origem do mundo e do homem:
CRIACIONISTA: O mundo e o homem foram criados por Deus.
EVOLUCIONISTA: O homem evoluiu até chegar as características físicas atuais.

domingo, 2 de abril de 2017

Ciências / Geografia: O Universo.

No Universo tem estrelas, planetas, cometas, satélites, meteoritos, asteroides, etc. Aqui trago algumas informações sobre isso.

 - Para evitar números muito grandes, as distâncias astronômicas são medidas em ano-luz.

 - Corpo luminoso: possui luz própria. Exemplo: o Sol.

 - Corpos iluminados: não possuem luz própria. Exemplos: planetas e satélites.

 - As estrelas são enormes bolas de gás, em elevadíssimas temperaturas. O Sol é uma estrela e é a única estrela que conseguimos ver de dia. O brilho da estrela é de acordo com a distância que ela está da Terra. Algumas estrelas só podem ser vistas no Hemisfério Sul como a constelação do Cruzeiro do Sul. Existem bilhões de estrelas. 

 - Os planetas que giram em torno do Sol fazem parte do Sistema Solar. Eis os nomes dos planetas, em ordem de distância do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão é considerado Planeta-anão. O planeta Vênus é muito confundido com estrela por ser muito brilhante. O planeta Marte é conhecido como planeta vermelho.

 - Satélite gira em torno dos planetas. A Lua é o único satélite natural do Planeta Terra. 

 - Os asteroides possuem diâmetro de até mil quilômetros. São constituídos, geralmente, de rocha, carbono e metal.

 - Os meteoritos são menores que os asteroides. Quando entram na atmosfera terrestre em grande velocidade, os meteoritos se aquecem em virtude do atrito com o ar e é isso que populares chamam de estrela-cadente. Acredita-se que um meteorito caiu no México há 66 milhões de anos, provocando uma cratera de 200 quilômetros, levantando nuvem de vapor e poeira que impediu a luz solar de chegar a Terra por dois anos, causando o desaparecimento dos dinossauros. 

 - Cometas: formados por gelo, minerais e materiais voláteis, como dióxido de carbono, gás metano, entre outros. Tem núcleo, cauda e coma.  

 - O nome da nossa galáxia é Via-Láctea e é onde fica o Sistema Solar.