OS REINOS ROMANOS-GERMÂNICOS
- OS ROMANOS CHAMAVAM DE BÁRBAROS TODOS OS POVOS QUE VIVIAM DO LADO DE FORA DAS FRONTEIRAS DO IMPÉRIO. A MAIORIA DESSES POVOS ERAM DE ORIGEM GERMÂNICA.
- OS PRIMEIROS GERMÂNICOS ROMPERAM AS FRONTEIRAS DO IMPÉRIO ROMANO DE FORMA PACÍFICA. ELES FORAM ATRAÍDOS PELAS TERRAS FÉRTEIS, CLIMAS AMENOS E RIQUEZAS. ELES SE OFERECIAM COMO SOLDADOS E OS ROMANOS GERALMENTE ACEITAVAVM A OFERTA.
- A CONVIVÊNCIA PACÍFICA ENTRE GERMÂNICOS E ROMANOS FORAM INTERROMPIDAS DEVIDO A INVASÕES.
- OS PRINCIPAIS POVOS QUE INVADIRAM O IMPÉRIO ROMANO FORAM: ANGLOS-SAXÕES, FRANCOS, VÂNDALOS, SUEVOS, BURGÚNDIOS, LOMBARDOS, OSTROGODOS E VISIGODOS.
- OS POVOS GERMÂNICOS VIVIAM EM ALDEIAS RURAIS EM CASAS CONSTRUÍDAS DE MADEIRA E REVESTIDAS DE BARRO. CRIAVAM GADO BOVINO, CULTIVAVAM TRIGO, CEVADA, CENTEIO, ERVILHA E FEIJÃO. OS HOMENS ADULTOS SE DEDICAVAM AOS FURTOS E A CAÇA. DIVERSOS GRUPOS FORMADOS POR FAMÍLIAS CONSTITUÍAM UMA TRIBO OU POVO. UTILIZAVAM A ESPADA LONGA E PONTUDA POIS ERA MUITO EFICAZ. POSSUÍAM CONHECIMENTO SOBRE A FUNDIÇÃO DE METAIS. PRODUZIAM JOIAS, ARMAS, ALFINETES, PEQUENAS ESTÁTUAS. ERAM POLITEÍSTAS.
- O IMPÉRIO ROMANO ENTROU EM DECADÊNCIA A PARTIR DO SÉCULO III.
O MAPA EUROPEU SE MODIFICA
- AO SE ESTABELECER NO INTERIOR DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE, OS VÁRIOS POVOS INVASORES FORAM AOS POUCOS ORGANIZANDO SUAS SOCIEDADES. MUITAS DELAS COM REI E ESTRUTURA ADMINISTRATIVA.
- OS POVOS INVASORES COM OS ROMANOS MESCLAVAM CULTURAS. POR ISSO, ESSES REINOS SÃO CHAMADOS DE ROMANO-GERMÂNICOS.
- A EUROPA QUE SE FORMOU DEPOIS DAS INVASÕES GERMÂNICAS AOS TERRITÓRIOS ROMANOS FOI O REESULTADO DA COMBINAÇÃO DE DIVERSAS CULTURAS. A SOCIEDADE QUE SURGIA DUROU PELO MENOS MIL ANOS.
IMPÉRIO BIZANTINO
- O IMPÉRIO BIZANTINO DEPENDIA DA COBRANÇA DE MUITOS IMPOSTOS DA POPULAÇÃO. O POVO FEZ UMA REVOLTA DEVIDO A ESSA COBRANÇA EXAGERADA DE TRIBUTOS: A REVOLTA DE NIKA.
- COM A DECADÊNCIA DO IMPÉRIO ROMANO, O IMPERADOR CONSTANTINO DECIDIU CRIAR UMA SEGUNDA CAPITAL PARA O IMPÉRIO, NO ORIENTE. O LOCAL FOI BIZÂNCIO (POIS TINHA PASSAGEM OBRIGATÓRIA DAS ROTAS COMERCIAIS ENTRE EUROPA E ÁSIA). ESSA CIDADE FOI RESTAURADA E EM HOMENAGEM A CONSTANTINO CHAMOU-SE CONSTANTINOPLA.
- EM 395, DURANTE O GOVERNO DE TEODÓSIO: O IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE, COM SEDE EM ROMA E IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE OU IMPÉRIO BIZANTINO, COM SEDE EM CONSTANTINOPLA.
- O IMPÉRIO TEVE SEU AUGE COM JUSTINIANO DEVIDO A RECONQUISTA DA MAIOR PARTE DO ANTIGO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE, A COMPILAÇÃO DO DIREITO HUMANO E A CONSTRUÇÃO DE IGREJAS.
ASPECTOS DA SOCIEDADE BIZANTINA
- BANQUEIROS, COMERCIANTES E DONOS DE OFICINAS ERAM OS QUE CONSUMIAM OS ARTIGOS DE LUXO DESSE IMPÉRIO. OS GRUPOS SOCIAIS INTERMEDIÁRIOS ERAM OS TRABALHADORES DAS OFICINAS E DO COMÉRCIO, ARTESÃOS, ENTRE OUTROS.
- NO CAMPO, OS GRANDES PROPRIETÁRIOS DE TERRA UTILIZAVAM O TRABALHO DOS SERVOS. A SERVIDÃO ERA HEREDITÁRIA E ELES NÃO PODIAM SAIR DAS TERRAS DE ONDE NASCERAM.
- A POPULAÇÃO BIZANTINA PRESERVOU TESOUROS DA SOCIEDADE GRECO-ROMANA.
- ECONOMIA: ERA O COMÉRCIO. IMPORTAVAM TRIGO, ESPECIARIAS, PERFUMES, ETC.
- RELIGIÃO: O CRISTIANISMO DESEMPENHAVA PAPEL CENTRAL. OS FESTEJOS, O ESPLENDOR DOS EDIFÍCIOS, OS JOGOS, OS ESPETÁCULOS TEATRAIS - TUDO FAZIA PARTE DA HOMENAGEM A DEUS. NO IMPÉRIO BIZANTINO VENERAVAM-SE RELÍQUIAS, OBJETOS DEIXADOS POR SANTOS, ÍCONES (PINTURAS DE JESUS CRISTO, DA VIRGEM MARIA E DE SANTOS).
- OS ÍCONES ERAM PRODUZIDOS PELOS MONGES, QUE OBTINHAM GRANDES SOMAS EM DINHEIRO. VISANDO ENFRAQUECER O PODER DELES, EM 726, O GOVERNO PROIBIU O USO DE ÍCONES, DETERMINANDO SUA DESTRUIÇÃO. OS PARTIDÁRIOS DESSE MOVIMENTO FICARAM CHAMADOS DE ICONOCLASTAS. EM 843, UMA ASSEMBLEIA RESTABELECEU O CULTO DE IMAGENS RELIGIOSAS.
A IGREJA SE DIVIDE
- O CRISTIANISMO NÃO É UMA RELIGIÃO HOMOGÊNEA. A PROIBIÇÃO DO USO DOS ÍCONES FOI UM DOS PRIMEIROS SINAIS DESSA DIFERENCIAÇÃO: O PAPA APOIAVA OS MONGES E EM CONSTANTINOPLA O PATRIARCA (BISPO DA CIDADE) APOIAVA OS ICONOCLASTAS. EM 1054 ACONTECEU O CISMA DO ORIENTE. DISSO SURGIU A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA E A IGREJA CATÓLICA ORTODOXA GREGA.
DIREITO ROMANO: DOCUMENTO CORPUS JURIS
COMPOSTO POR 4 PARTES:
a) INSTITUTAS: REUNIÃO DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO ROMANO.
b) CÓDIGO JUSTINIANO: CONJUNTO DE LEIS ROMANAS DESDE O SÉCULO II ATÉ O GOVERNO DE JUSTINIANO.
c) DIGESTO: CONJUNTO DOS COMENTÁRIOS DOS JURISTAS MAIS CÉLEBRES.
d) NOVELAS: CONJUNTO DE LEIS CRIADAS NO IMPÉRIO DE JUSTINIANO.
INVASÕES DO IMPÉRIO BIZANTINO
APÓS A MORTE DE JUSTINIANO, O IMPÉRIO FOI PERDENDO TERRITÓRIOS DEVIDO A INVASÕES.
O IMPÉRIO ISLÂMICO.
- O ISLAMISMO É UMA RELIGIÃO MONOTEÍSTA CRIADA NO SÉCULO VII POR MAOMÉ, NA PENÍNSULA ARÁBICA. PREGA A CRENÇA EM UM SÓ DEUS (ALÁ). ENSINA QUE TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A DEUS. ESTABELECE ALGUNS PRECEITOS COMO REZAR 5 VEZES POR DIA, DAR ESMOLAS, JEJUAR SEMPRE, ETC. O LIVRO SAGRADO É O ALCORÃO, ESCRITO EM ÁRABE E É COMPOSTO POR 114 CAPÍTULOS.
- DAS SOCIEDADES ISLÂMICAS HERDAMOS CONTRIBUIÇÕES NA MATEMÁTICA (DESENVOLVIMENTO DA ÁLGEBRA E DA TRIGONOMETRIA), NA MEDICINA (IDENTIFICAÇÃO DE TRANSMISSÃO DE DOENÇAS CAUSADAS PELA ÁGUA E PELO SOLO), NA FÍSICA (DESENVOLVIMENTO DE LENTES DE AUMENTO E AS DE CORREÇÃO DOS DEFEITOS DA VISÃO), NA QUÍMICA (DESENVOLVIMENTO DE SUBSTÂNCIAS COMO O ÁLCOOL), ETC.
- A PRINCIPAL PAISAGEM DA PENÍNSULA ARÁBICA É O DESERTO, MAS EXISTEM ÁREAS DE AGRICULTURA. ATÉ O SÉCULO VII ERA OCUPADO POR DIVERSOS POVOS. COM O TEMPO MECA SE TORNOU UM IMPORTANTE CENTRO COMERCIAL E RELIGIOSO.
- ATÉ O SÉCULO VI A PENÍNSULA ARÁBICA NÃO POSSUÍA UNIDADE POLÍTICA. MAS COM A DIFUSÃO DO ISLAMISMO POR MAOMÉ, EM 630, ESSA REALIDADE FOI MODIFICADA. EM TORNO DA RELIGIÃO, OS ÁRABES CONSTRUIRIAM UM ESTADO ÚNICO.
- APÓS A MORTE DE MAOMÉ HOUVE EXPANSÃO DO ISLAMISMO.