Dia 22 de agosto comemoramos o Dia do Folclore. Folclore é o conjunto de manifestações culturais, lendas, crenças, superstições, festas, brincadeiras, músicas de um povo, etc, ou seja, é o saber do povo. Todo povo tem seu folclore, sua cultura. Não existe povo sem cultura. Esse folclore é passado de geração em geração através da história oral ou da história escrita. Hoje em dia, pouco se valoriza do conhecimento do povo. Não podemos deixar isso se perder, pois folclore é história também.
Conheça alguns exemplos de folclore.
Dentre as lendas temos: iara, mula-sem-cabeça, lobisomem, caipora, jurupari, vitória-régia, cuca, saci-pererê, negrinho do pastoreio, curupira, boto-rosa, bicho-papão. Temos também as lendas do Pantanal como o velho do rio, mulher que vira onça, homem que vira sucuri.
Festas: Boi bumbá em Parintins / AM; Festa do Divino Espírito Santo em Angra dos Reis / RJ e Paraty / RJ; o carnaval; as festas juninas; o Círio de Nazaré, no Belém / PA.
Danças: Frevo, forró, xaxado e maracatu, no Nordeste brasileiro; samba no Rio de Janeiro e em São Paulo; as danças indígenas.
Brincadeiras: soltar pipa, amarelinha, pula corda, bambolê.
Existem folclore de outras partes do mundo, como o Papai Noel, as bruxas, o Halloween (dia das bruxas, nos Estados Unidos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário