Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Artes: Cores primárias, secundárias e terciárias.

CORES PRIMÁRIAS: que não surgem de outras.

VERMELHO

AMARELO

AZUL

CORES SECUNDÁRIAS: originadas através da mistura de duas cores primárias. 

VERMELHO + AMARELO = LARANJA

VERMELHO + AZUL = ROXO

AZUL + AMARELO = VERDE

CORES TERCIÁRIAS: quando se mistura uma cor primária com uma cor secundária. 

Ciências: O corpo humano.

Milhares de reações químicas acontecem no corpo humano, sem parar. Reações químicas são fenômenos que determinadas substâncias se transformam em outras diferentes para diversos objetivos: obter energia suficiente, movimentar os músculos, manter a temperatura do corpo adequada, crescer e se recuperar de ferimentos e doenças.

O corpo humano apresenta cerca de 650 músculos, 60 trilhões de células, 206 ossos, cerca de 5 milhões de pêlos. Tem como substância abundante a água. Elementos químicos com maior proporção no corpo humano: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. 

O ser humano possui postura ereta que possibilita maior movimento para as mãos e permitiu-nos enxergar mais longe. 

A aparência externa do ser humano é definida pela expressão do rosto, pela forma corporal, pelo tipo de pele, pela idade e pelo sexo. 

O ser humano pertence a espécie Homo Sapiens Sapiens, com maior desenvolvimento cerebral que outros primatas. Se organiza em sociedade. 

Os níveis de organização do corpo humano são: células - tecidos - órgãos - sistemas. Ambos mantém as funções do nosso organismo. 

Funções do corpo humano: reprodução, nutrição, relação e coordenação. 

Outras informações introdutórias do corpo humano já foram postadas neste site. 

Clique nos links abaixo:

https://tmnaulasdereforco.blogspot.com/2018/11/ciencias-biologicas-ser-humano.html

https://tmnaulasdereforco.blogspot.com/2015/06/ciencias-biologia-o-corpo-humano.html

https://tmnaulasdereforco.blogspot.com/2013/01/o-poder-da-mente.html

Geografia: Brasil.

O Brasil tem como nome completo República Federativa do Brasil e está localizado na América do Sul, no continente americano. O país ocupa quase a metade da América do Sul e possui 27 unidades federativas, sendo 26 Estados e um Distrito Federal, onde fica a capital Brasília. 
Possui cinco regiões administrativas, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e três regiões geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Cada região tem suas particularidades. 
Quem governa o país é o presidente da República. Quem governa os Estados são os governadores e quem governa os municípios são os prefeitos. 
O Brasil possui 5.570 municípios. 
É o quinto maior país do mundo, com mais de 8,5 milhões de km² e o sexto lugar em número de habitantes, com mais de 213 milhões de habitantes. 
As cores da bandeira são verde, amarela, azul e branco. 
É banhado pelo Oceano Atlântico e faz fronteira com quase todos os países da América do Sul (exceto Chile e Equador). 
Língua oficial: português. 
País miscigenado (com mistura de raças). 
Dois círculos imaginários passam pelo país: a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. 
Ponto mais alto: Pico da Neblina, com 2.994 metros de altitude.
Possui diversas bacias hidrográficas, como o do Amazonas, o do São Francisco, o do Rio Paraíba do Sul, o do Rio Negro, o do Xingu, o do Paraná, etc. 
Maior parte do Brasil tem clima tropical. 
Há diversidade de fauna e flora. 
Mais de 80% da população brasileira vive nas cidades (meio urbano). A maior concentração de pessoas está na Região Sudeste, depois vem o Nordeste e o Sul (dados do IBGE 2010).

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Folclore.

Dia 22 de agosto comemoramos o Dia do Folclore. Folclore é o conjunto de manifestações culturais, lendas, crenças, superstições, festas, brincadeiras, músicas de um povo, etc, ou seja, é o saber do povo. Todo povo tem seu folclore, sua cultura. Não existe povo sem cultura. Esse folclore é passado de geração em geração através da história oral ou da história escrita. Hoje em dia, pouco se valoriza do conhecimento do povo. Não podemos deixar isso se perder, pois folclore é história também. 

Conheça alguns exemplos de folclore.

Dentre as lendas temos: iara, mula-sem-cabeça, lobisomem, caipora, jurupari, vitória-régia, cuca, saci-pererê, negrinho do pastoreio, curupira, boto-rosa, bicho-papão. Temos também as lendas do Pantanal como o velho do rio, mulher que vira onça, homem que vira sucuri.

Festas: Boi bumbá em Parintins / AM; Festa do Divino Espírito Santo em Angra dos Reis / RJ e Paraty / RJ; o carnaval; as festas juninas; o Círio de Nazaré, no Belém / PA.

Danças: Frevo, forró, xaxado e maracatu, no Nordeste brasileiro; samba no Rio de Janeiro e em São Paulo; as danças indígenas.

Brincadeiras: soltar pipa, amarelinha, pula corda, bambolê.

Existem folclore de outras partes do mundo, como o Papai Noel, as bruxas, o Halloween (dia das bruxas, nos Estados Unidos).