Pesquisar este blog

domingo, 21 de abril de 2019

Fenômenos naturais: Ciclone / Vendaval / Vulcão.

CICLONE: É um fenômeno atmosférico em que os ventos giram em sentido circular, tendo no centro uma área de baixa pressão. No hemisfério sul, o vento gira em sentido horário e no norte, no sentido anti-horário. Os ventos de um ciclone podem chegar a 200 km/h e, geralmente, apresentam-se acompanhados de fortes chuvas (tempestades). Estas precipitações ocorrem, pois o ar quente se eleva, formando assim as nuvens. Os ciclones formam-se, geralmente, em regiões de clima tropical e equatorial, em áreas do oceano com águas quentes. Quando um ciclone nasce e se desenvolve no Oceano Atlântico ele é chamado de FURACÃO. Quando o ciclone é formado sobre as águas do Oceano Pacífico é chamado de TUFÃO.

VENDAVAL: Também recebe o nome de ventania. Varia de 52 a 102 km/h. Fenômeno importante por seus efeitos: derruba árvores, produz danos consideráveis em habitações mal construídas, destelha edificações.

VULCÃO: É uma abertura na crosta terrestre, de formato montanhoso, por onde saem magma, cinzas, gases e poeira. Esta estrutura geológica é formada, geralmente, a partir do encontro entre placas tectônicas. Quando um vulcão entra em erupção (em atividade) pode provocar terremotos e lançar na atmosfera grande quantidade de materiais magmáticos, gerando uma ameaça para as populações que moram próximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário