Sistema que predominou na Europa Ocidental, do século V ao século XV. Surge a partir da crise do Império Romano que iniciou-se no século III.
A crise provocou um aumento do poder dos grandes proprietários rurais que passaram a dar proteção as pessoas que saiam da cidade para o campo, ocorrendo o processo de ruralização.
Os motivos da ruralização foram as guerras contra os bárbaros que fizeram declinar o comércio e a vida urbana. A sociedade torna-se rural e agrária, onde o poder era descentralizado.
O feudo era grande propriedade formado por castelos fortificados, aldeia, terra para cultivo e bosques. As terras do senhor era cultivadas por CAMPONESES, cuja produção destinava-se ao sustento da família do senhor feudal. As terras dos servos eram divididas em lotes arrendados aos camponeses onde tiravam parte da sua produção para subsistência e de sua família, entregando parte da sua produção ao senhor feudal. As terras comunais eram constituídas por florestas, pastos e bosques. Podiam ser usadas por senhores e camponeses. O direito a caça era reservado apenas ao senhor.
Divisão social.
NOBRES: Função de guerra;
CLERO: Função de rezar e salvar almas;
CAMPONESES: Trabalhavam e produziam o necessário ao sustento de todos (servos).
Os senhores feudais administravama justiça, criavam e cobravam impostos, cunhavam moedas, faziam paz e guerra. As guerras constantes davam-se pela disputa de terras.
O SUSERANO doava terras ao VASSALO. Em troca o vassalo teria que lhe dar proteção militar, fidelidade e ajuda financeira quando o suserano precisasse.
Uma classe muito protegida era o clero que exercia grande influência aos nobres e camponeses, impondo suas ideias e seus princípios morais. O clero era o maior senhor feudal por ter mais quantidade de feudos que recebia por doação.
Os camponeses estavam divididos em SERVOS e VILÕES.
Os servos estavam presos a terra do senhor, sendo obrigados a trabalhar de graça para seu senhor por duas ou três dias por semana na construção de obras e na produção agrícola. Caso utilizasse o moinho, o forno ou qualquer outra instalação do feudo, os servos deveriam pagar. Havia ainda a taxa de casamento, caso houvesse casamento com outra mulher de outro feudo, ocorrendo também um imposto sobre cada membro da família.
Os vilões eram camponeses livres que podiam trabalhar em qualquer feudo, com suas obrigações definidas por contrato.
Os vilões eram camponeses livres que podiam trabalhar em qualquer feudo, com suas obrigações definidas por contrato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário