Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

História: As invasões Bárbaras e o Reino Franco.

Os romanos chamavam de bárbaros a todos os povos não-romanos. Eram povos de diversas origens que se organizavam em tribos, visando sua subsistência. A partir do século III, os bárbaros começaram a invadir o Império Romano, contribuindo para o seu enfraquecimento. 
Com a queda de Roma, os bárbaros puderam estabelecer sua hegemonia sobre o Ocidente europeu. A ameaça representada por esses povos acentuou o processo de ruralização, em curso na Europa Ocidental desde o início do Baixo Império Romano.
Os bárbaros se fixaram na Europa, organizando diversos reinos, dentre os quais se destacou o Reino Franco. Os francos eram um povo de origem germânica que se estabeleceu no território que corresponde a França atual.
A primeira dinastia franca foi a merovíngia, sendo Clóvis seu fundador. Além de ampliar o território do reino, aliou-se a Igreja, conquistando um grande poder. Seus herdeiros, porém, fragmentaram esse poder, favorecendo o fortalecimento dos grandes proprietários de terras, ou senhores feudais. Com isso, o poder real submetia-se ao poder dos senhores feudais. 
Pepino, o Breve, filho de Carlos Martel, que havia derrubado o último rei da dinastia merovíngia, inaugurou a dinastia Carolíngia. Este rei expandiu ainda mais as fronteiras do Reino Franco e concedeu a Igreja um poder maior do que ele já desfrutava. 
O mais conhecido monarca carolíngio foi Carlos Magno, que além de anexar um vasto território ao Reino Franco, atuou no sentido de mantê-lo. Para isso, implementou uma reforma administrativa que o auxiliou a manter-se informado sobre tudo o que ocorria no reino, mas também favoreceu o fortalecimento dos poderes locais. Preocupou-se ainda em promover a vida cultural do Império, através da criação de escolas.
A morte de Carlos Magno, todavia, deu início ao processo de esfacelamento do Império Carolíngio, o qual desapareceu, em 843, quando foi assinado o Tratado de Verdun.

OS REINOS BÁRBAROS:
 - Visigodos: na Península Ibérica (atual Portugal e Espanha).
 - Ostrogodos: na Itália.
 - Vândalos: no norte da África.
 - Anglo-Saxões: na Bretanha (Inglaterra).
 - Francos: na Gália (França).

Nenhum comentário:

Postar um comentário