Várias teorias explicam a origem da vida.
BIG BANG
A teoria do Big Bang (Grande explosão) é utilizada para explicar o surgimento do planeta Terra. Acredita-se que a Terra surgiu há 4,5 bilhões de anos e há cerca de 1 bilhão de anos o planeta estava passando pelo processo de resfriamento e teria surgido a vida.
ABIOGÊNESE x BIOGÊNESE
Abiogênese: Segundo Aristóteles, os seres vivos surgiram de matéria bruta (hipótese da geração espontânea). Essa hipótese foi descartada no século XIX.
Certas afirmações esquisitas chegaram a ser feitas:
- Jean Baptiste van Helmont propôs produzir camundongos a partir de uma camisa suja, guardadas com grãos de trigo em um local tranquilo, para que pudesse sofrer a ação do princípio ativo.
Em 1668, começou a contestação sobre a teoria da abiogênese com o médico e biólogo Florentino Francesco Redi: Trabalhando com a origem dos insetos, ele colocava pedaços de peixe ou carne em frascos abertos e observava que em alguns dias surgiam larvas. Depois colocou peixes e carnes em frascos fechados e as larvas não apareciam.
Biogênese: Os microrganismos surgem através de outros preexistentes.
HIPÓTESE AUTOTRÓFICA
Segundo essa hipótese, os primeiros seres vivos sintetizavam material orgânico, uma vez que não dispunham de outros seres vivos que lhes servissem de alimento. Motivos: 1) antes da fotossíntese, o planeta não tinha moléculas orgânicas; 2) esses organismos só sobreviveriam se estivessem em locais mais protegidos, como fontes termais submarinas dos mares primitivos.
HIPÓTESE HETEROTRÓFICA
Segundo essa hipótese, os seres vivos surgiram de uma lenta e gradual transformação. Substâncias simples passaram a interagir, dando origem as unidades básicas de formação dos seres vivos.
SURGIMENTO DO MATERIAL GENÉTICO.
Acredita-se que o RNA (ácido ribonucleico) tenha sido o primeiro material genético. Como o RNA pode determinar a produção de proteínas, talvez aí esteja o início de um processo de interação entre moléculas. As moléculas de RNA podem ter servido de molde para o surgimento do DNA (ácido desoxirribonucleico). O DNA é mais estável que o RNA e, por isso, deve ter tomado o lugar do RNA como depósito de informações genéticas.
TEORIAS EVOLUCIONISTAS:
CHARLES DARWIN
Teoria da seleção natural. O ser vivo tem que se adaptar ao meio (em cada grupo, alguns indivíduos sobrevivem e outros são eliminados, sendo a escolha realizada pelo ambiente).
Em cada espécie, há grande diversidade, ou seja, indivíduos diferentes uns dos outros.
Darwin escreveu o livro chamado "A origem das espécies".
JEAN-BAPTISTE LAMARCK
Para Lamarck, os seres vivos tem um impulso interior capaz de permitir sua adaptação ao meio, desde que pressionados por alguma necessidade imposta pelo ambiente. Eles adotariam novos hábitos de vida, utilizando algumas partes do corpo com mais intensidade do que outras. As partes mais utilizadas se desenvolveriam e a menos usada desapareceria (lei do uso e desuso).
As mudanças ocorridas nos organismos seriam transmitidas para seus descendentes através da reprodução (lei da transmissão de características adquiridas).
COMPARAÇÃO LAMARCK x DARWIN.
DARWIN: o ambiente funciona como agente de seleção natural atuando sobre a diversidade da espécie.
LAMARCK: considera o ambiente como um elemento estimulador de mudanças adaptativas e herdáveis dos seres vivos.