Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de julho de 2018

História: Egito Antigo.

O Egito se localiza no norte da África e surgiu nas margens do Rio Nilo. Como outras civilizações, surgiam nas margens de rios pois o solo é fértil e bom para o plantio. Tanto é que a base econômica do Egito Antigo era a agricultura. Se plantava trigo, cevada, alface, cebola, uvas, etc.
O que possibilitou a vida no Egito foi a abertura de canais de irrigação e a construção de reservatórios de água, pois dependem da cheia do Rio Nilo devido a pouca chuva na região. 
Se criava bois, carneiros, porcos, cabras, patos, gansos. Produziam mel, vinho, cerveja, papiro e tecido. O papiro era um material próprio para a escrita, confeccionado com o talo de uma planta aquática de mesmo nome. 

Religião: Eram politeístas. Entre os deuses tinham Rá, Hórus, Osíris, Ísis, Anúbis, etc. Consideravam o faraó como a encarnação do deus Hórus. Muitos animais eram considerados divinos como crocodilo, babuíno, gato e escaravelho (um tipo de besouro). Acreditavam na vida após a morte.

Escrita: Tinham 3 tipos. Hieroglífica (considerada sagrada e reservada aos templos e palácios), hierática (uma simplificação dos hieróglifos) e demótica (escrita popular usada no comércio). 

Política: O faraó era a autoridade máxima no Egito, que era monarquia teocrática (governo em que o poder é exercido por alguém que é considerado deus ou representante de deuses). 

Sociedade: Faraó, sacerdotes, altos funcionários (que tinham privilégios), camponeses (que era a maioria da população).  

As múmias: Como os egípcios acreditavam na vida após a morte,  achavam que o morto era julgado num tribunal chamado Tribunal de Osíris. Se fosse absolvido, poderia renascer desde que seu crpo fosse conservado. Para isso, os egípcios mumificavam seus mortos. Eles tiravam o cérebro e órgãos e guardavam em recipientes próprios, com um líquido conservante. Depois de um processo no corpo, eles enfaixavam com tiras de linho e colocado dentro de um caixão. 

As pirâmides: Toda vez que se fala em Egito, lembramos logo das pirâmides, não é mesmo? As pirâmides  eram túmulos construídos pelos faraós para colocar seus corpos e de sua família quando morressem. Essas pirâmides levavam anos para serem construídas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário