ESTE BLOG CONTÉM RESUMO DE CONTEÚDOS ESCOLARES, VÍDEOS, DICAS E CURIOSIDADES. IDEAL PARA QUEM VAI FAZER PROVAS, CONCURSOS, VESTIBULARES, ENEM, etc. Você pode ajudar este blog através do pix. Chave pix: (24) 99850-3022. Muito obrigado!
Pesquisar este blog
sexta-feira, 27 de julho de 2018
segunda-feira, 23 de julho de 2018
As Religiões.
Na parte de História Antiga e também na disciplina de Geografia se estuda as diversas religiões do mundo.
A Rede TMN de Comunicação possui um blog específico para a variedade de religiões existentes no no mundo.
Convido a você acessar e conhecer mais.
História: Os Fenícios.
Os fenícios se estabeleciam na parte oriental do Mar Mediterrâneo.
Eram marinheiros e comerciantes.
Fundaram diversas colônias, sendo as principais Cartago, Cádiz, Sicília e Chipre.
Cada cidade tinha um rei. Forma de governo: monarquia. Biblos era a cidade mais importante da Fenícia.
Sociedade: sacerdotes, aristocratas, comerciantes, livres e escravos.
Religião: Cada cidade tinha um deus protetor. Os cultos eram ao ar livre e no final sempre faziam sacrifícios, até mesmo de humanos.
Atividades: construção naval, produção têxtil e metalurgia. Fabricavam armas, vasos, tecidos, artefatos de vidro, etc.
Os fenícios foram responsáveis pelo desenvolvimento do alfabeto. O alfabeto fenício tinha 22 letras (só consoantes). As vogais foram os gregos que criaram.
Devido a geografia da localidade, era muito difícil defender o território. Muitas cidades foram atacadas e destruídas. Os hititas atacaram Biblos. Alexandre Magno conquistou a região em 332 a.C.
História: Os persas.
Os persas se originaram onde hoje é o Irã, no século VI a.C.
Rei mais poderoso: Dário. Dominou todo o Oriente Médio. Dividiu o império em províncias.
Construíram estradas, pontes, viadutos.
Tinham uma excelente organização militar para tomar conta de um vasto império. Tinha um sistema de correios eficiente.
Esse vasto império compreendia a Ásia Menor, a Mesopotâmia, parte da Ásia Central, Egito e uma pequena parte da Europa.
Em 330 a.C. o império Persa foi dominado por Alexandre Magno, da Macedônia.
Os povos dominados pelos persas eram obrigados a pagar impostos (tributos) e a servir ao exército persa.
Religião: zoroastrismo. De acordo com essa religião, existem duas forças em constante luta: o bem e o mal. O deus do bem é Ormuz (não é representado por nenhuma imagem e tem como símbolo o fogo) e o deus do mal é Arimã (representado por uma serpente). Segundo o zoroatrismo, o dever das pessoas é praticar o bem e a justiça. Aos que praticam o bem está reservado a vida eterna no paraíso.
Esse vasto império compreendia a Ásia Menor, a Mesopotâmia, parte da Ásia Central, Egito e uma pequena parte da Europa.
Em 330 a.C. o império Persa foi dominado por Alexandre Magno, da Macedônia.
Os povos dominados pelos persas eram obrigados a pagar impostos (tributos) e a servir ao exército persa.
Religião: zoroastrismo. De acordo com essa religião, existem duas forças em constante luta: o bem e o mal. O deus do bem é Ormuz (não é representado por nenhuma imagem e tem como símbolo o fogo) e o deus do mal é Arimã (representado por uma serpente). Segundo o zoroatrismo, o dever das pessoas é praticar o bem e a justiça. Aos que praticam o bem está reservado a vida eterna no paraíso.
sexta-feira, 20 de julho de 2018
História: Os hebreus.
A história do povo hebreu tem muito a ver com a religião cristã.
Você que é cristão(ã) já leu sobre esse povo na Bíblia, pois parte dos fatos bíblicos (Antigo Testamento) aconteceram com o povo hebreu. Na verdade, a Bíblia é o principal documento que temos do povo hebreu.
Os hebreus eram pastores nômades (não tinham moradia fixa).
Na Bíblia conta a história de Abraão, um patriarca que recebeu de Deus uma ordem para deixar Harã e ir para um lugar que Ele determinasse. Os hebreus acompanharam Abraão e chegaram em Canaã, a Terra Prometida (Palestina).
Depois, os hebreus se tornaram agricultores e já eram chamados de israelitas. Mais pra frente, Canaã sofre um período de seca e fome. Estimulados por José, que vivia no Egito, foram para as margens do Rio Nilo, onde o solo era fértil e ali permaneceram por muito tempo.
Só que com o passar dos anos, o faraó (que era a autoridade máxima do Egito), tornou os hebreus escravos, sendo Moisés o libertador do povo do Egito. Na Bíblia, essa passagem é chamada de Êxodo (que quer dizer saída).
Os hebreus foram o primeiro povo a serem monoteístas (acreditavam em um só Deus: Javé ou Jeová ou Senhor).
Ao chegarem na Terra Prometida, lá já viviam filisteus e cananeus e daí houve conflitos com esses povos, mas os hebreus conseguiram formar um reino e Jerusalém foi a capital desse reino, na qual foi erguido um templo, o Templo de Jerusalém, construído pelo rei Salomão.
Salomão morre e o reino se dividiu em dois: Israel e Judá.
Os assírios destruíram Israel e as pessoas foram expulsas de lá.
Judá foi arrasada por Nabucodonosor e os habitantes foram levados para a Babilônia como escravos.
Ciro, ao conquistar Babilônia, permitiu que os judeus voltassem para Palestina.
O Templo de Jerusalém foi reconstruído e a Palestina passou a ser chamada de Judeia.
Mais tarde, os romanos invadem, destroem o Templo de Jerusalém e escravizaram as pessoas.
terça-feira, 17 de julho de 2018
História: Egito Antigo.
O Egito se localiza no norte da África e surgiu nas margens do Rio Nilo. Como outras civilizações, surgiam nas margens de rios pois o solo é fértil e bom para o plantio. Tanto é que a base econômica do Egito Antigo era a agricultura. Se plantava trigo, cevada, alface, cebola, uvas, etc.
O que possibilitou a vida no Egito foi a abertura de canais de irrigação e a construção de reservatórios de água, pois dependem da cheia do Rio Nilo devido a pouca chuva na região.
Se criava bois, carneiros, porcos, cabras, patos, gansos. Produziam mel, vinho, cerveja, papiro e tecido. O papiro era um material próprio para a escrita, confeccionado com o talo de uma planta aquática de mesmo nome.
Religião: Eram politeístas. Entre os deuses tinham Rá, Hórus, Osíris, Ísis, Anúbis, etc. Consideravam o faraó como a encarnação do deus Hórus. Muitos animais eram considerados divinos como crocodilo, babuíno, gato e escaravelho (um tipo de besouro). Acreditavam na vida após a morte.
Escrita: Tinham 3 tipos. Hieroglífica (considerada sagrada e reservada aos templos e palácios), hierática (uma simplificação dos hieróglifos) e demótica (escrita popular usada no comércio).
Política: O faraó era a autoridade máxima no Egito, que era monarquia teocrática (governo em que o poder é exercido por alguém que é considerado deus ou representante de deuses).
Sociedade: Faraó, sacerdotes, altos funcionários (que tinham privilégios), camponeses (que era a maioria da população).
As múmias: Como os egípcios acreditavam na vida após a morte, achavam que o morto era julgado num tribunal chamado Tribunal de Osíris. Se fosse absolvido, poderia renascer desde que seu crpo fosse conservado. Para isso, os egípcios mumificavam seus mortos. Eles tiravam o cérebro e órgãos e guardavam em recipientes próprios, com um líquido conservante. Depois de um processo no corpo, eles enfaixavam com tiras de linho e colocado dentro de um caixão.
As pirâmides: Toda vez que se fala em Egito, lembramos logo das pirâmides, não é mesmo? As pirâmides eram túmulos construídos pelos faraós para colocar seus corpos e de sua família quando morressem. Essas pirâmides levavam anos para serem construídas.
domingo, 15 de julho de 2018
História: Os povos da Mesopotâmia.
SUMÉRIOS (Acadianos) (4.000 a.C - 1.900 a.C): Surgiram as primeiras cidades da Mesopotâmia: Ur, Uru e Nipur. Enfrentavam as cheias dos rios Tigre e Eufrates. Desenvolveram a escrita cuneiforme. Os registros eram feitas em placas de argila. Se destacaram nos trabalhos com metal. Foram os primeiros a construírem veículos com rodas. Inicialmente suas cidades eram autônomas.
BABILÔNIOS (1.900 a.C - 1.600 a.C): Destacou-se o rei Hamurabi, na qual criou o código de Hamurabi. Desenvolveram o relógio do sol.
HITITAS (1600 a.C - 1.200 a.C): Utilizavam ferro e cavalo. O exército era comandado pelo rei. Em 1.200 a.C foram dominados pelos assírios.
ASSÍRIOS (1.200 a.C - 612 a.C): Tinham guerreiros conhecidos por sua violência. Por causa disso, enfrentavam revoltas constantes, na qual provocou uma crise no império, sendo derrotados por inimigos.
CALDEUS (612 a.C - 539 a.C): Com a destruição dos assírios, os caldeus dominaram a Mesopotâmia. O mais importante soberano foi Nabucodonosor, que conquistou Jerusalém, em 587 a.C.
História: Mesopotâmia.
A Mesopotâmia surgiu entre os rios Tigre e Eufrates, por volta do ano 6.000 a.C. O nome Mesopotâmia significa entre rios. Lá formaram aldeias e desenvolveram a irrigação. Mais tarde, algumas aldeias se transformaram em cidades.
A Mesopotâmia se localiza no Oriente Médio, onde hoje é o Iraque e Kuwait.
Os hominídeos se estabeleceram nessa região pois as áreas próximas de rios são muito férteis, próprias para plantio.
Abrigava diversos impérios: babilônios, assírios, sumérios (acadianos), caldeus e hititas.
Com o passar dos anos, os homens deixaram de ser nômades e passaram a ser sedentários.
Sociedade: Era formada por sacerdotes, aristocratas, militares, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos. Havia privilégios para certos grupos.
Sociedade: Era formada por sacerdotes, aristocratas, militares, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos. Havia privilégios para certos grupos.
Agricultura: Cultivavam trigo, cevada, gergelim, etc. Era a base da economia.
Pecuária: Criavam carneiros, burros, bois, patos, etc.
Comércio: Os comerciantes andavam em grupos, levando seus produtos para regiões distantes.
Comércio: Os comerciantes andavam em grupos, levando seus produtos para regiões distantes.
Desenvolveram a Matemática, a Medicina e a Astronomia.
A escrita era a cuneiforme: cada sinal representa um objeto, uma ideia.
Legislação: Criaram o Código de Hamurabi, que era um conjunto de 282 leis, abrangendo aspectos de vida babilônica.
Artes: construção de templos e palácios, Zigurate.
Religião: Eram politeístas (acreditavam em vários deuses). Acreditavam que os deuses poderiam fazer tanto o bem quanto o mal. Os deuses representavam elementos da natureza. A adivinhação fazia parte da crença religiosa.
Política: O rei era considerado representante dos deuses. Era auxiliado por ministros, sacerdotes e funcionários. Legislava em nome das divindades.
Legado: O ano ter 12 meses, a semana ter 7 dias, o dia ter 24 horas, a crença do horóscopo e os 12 signos do zodíaco, a circunferência ter 360 graus e o processo das operações matemáticas.
Política: O rei era considerado representante dos deuses. Era auxiliado por ministros, sacerdotes e funcionários. Legislava em nome das divindades.
Legado: O ano ter 12 meses, a semana ter 7 dias, o dia ter 24 horas, a crença do horóscopo e os 12 signos do zodíaco, a circunferência ter 360 graus e o processo das operações matemáticas.
sábado, 14 de julho de 2018
Linguagem poética.
Você sabe o que é linguagem poética?
É quando a linguagem se mostra de maneira surpreendente, não usual, com maior beleza e capacidade expressiva.
A linguagem poética cria muitas imagens inesperadas.
Exercícios - Ortografia.
1) Complete com s ou x.
re ___ ponsabilidade
e ___ periência
e ___ terior
te ___ to
e ___ pelho
e ___ tranho
e ___ quisito
e ___ pecial
e ___ plorar
te ___ te
e ___ pulso
e ___ plosão
2) Complete com x ou ch.
___ato
___ave
en___ada
___erife
___ícara
___uva
en___ame
3) Complete com s, ss ou ç.
ca___ada
a___ado
a___a___ino
trave___ia
palha___o
a___o
mi___ão
ten___ão
descan___ar
discu___ão
diver___ão
permi___ão
Português: Verbo Transitivo.
Os verbos transitivos são aqueles que precisam de complemento.
Podem ter dois tipos de complementos:
OBJETO DIRETO: não precisa de preposição.
Exemplo: Eles comem carne. (carne - objeto direto)
OBJETO INDIRETO: precisa de preposição.
Exemplo: Ele partiu com as meninas. (com as meninas - objeto indireto)
- Vale lembrar que preposição são palavras que ligam dois termos estabelecendo uma relação. Exemplos de preposição: de, aos, desde, após, com contra, para, etc...
Os verbos que pedem objeto direto são os VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS.
Os verbos que pedem objeto indireto são os VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS.
Os verbos que pedem os dois complementos são os VERBOS BITRANSITIVOS.
Exemplo: O menino escreveu um bilhete para sua mãe.
escreveu - verbo transitivo direto e indireto (verbo bitransitivo).
um bilhete - objeto direto.
para sua mãe - objeto indireto.
ABREVIATURAS:
OD - objeto direto.
OI - objeto indireto
VT - Verbo transitivo
VTD - Verbo transitivo direto
VTI - Verbo transitivo indireto
VTDI - Verbo transitivo direto e indireto (verbo bitransitivo).
terça-feira, 10 de julho de 2018
Geografia: Rússia (Parte 02).
A Rússia possui dimensões continentais ocupando dois continentes: Europa (parte leste) e Ásia (parte norte). Tem clima temperado. O inverno é bastante rigoroso e ao norte do país, o clima é polar.
A maior parte da população russa vive na parte europeia, na qual é mais desenvolvida.
Densidade demográfica: 8 habitantes por quilômetro quadrado.
Densidade demográfica: 8 habitantes por quilômetro quadrado.
Um pouco de história.
Em 1917, aconteceu a Revolução Russa, derrubando o czarismo e tendo início o socialismo.
Em 1922 tem-se início a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) na qual incluiu o território russo.
Mais tarde, depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945, tem-se início o período da Guerra Fria, onde havia uma disputa econômica entre socialistas, liderada pela URSS e capitalista, liderada pelos Estados Unidos.
Em 1991, com o fim da Guerra Fria, a URSS se desmembrou em 15 novos países, sendo, o maior deles, a Rússia.
Na década de 1990, a Rússia passou do socialismo para o capitalismo.
Economia: A Rússia é rica em ferro, níquel, diamante, petróleo, gás natural. Guarda um quarto da água doce do planeta. Em 2012, sua economia começou a ser desacelerar. Faz parte do G8 (grupo dos oito países mais ricos do mundo).
Na década de 1990, a Rússia passou do socialismo para o capitalismo.
Economia: A Rússia é rica em ferro, níquel, diamante, petróleo, gás natural. Guarda um quarto da água doce do planeta. Em 2012, sua economia começou a ser desacelerar. Faz parte do G8 (grupo dos oito países mais ricos do mundo).
Assinar:
Postagens (Atom)