Pesquisar este blog

domingo, 19 de março de 2017

Disciplina: História.

Trago aqui as primeiras noções da disciplina de História.

História são fatos que acontecem ao longo do tempo e transformações que acontecem na sociedade.
Ela é dividida em períodos: História Antiga (ou Antiguidade), Idade Média, História Moderna e História Contemporânea. 

Nós estudamos História, que é o passado, para entendermos o presente. Quem estuda a História é o historiador através de diversas fontes históricas, como a história oral, objetos, jornais, revistas.

O período antes da História é chamada de Pré - História que vai desde o aparecimento dos hominídeos até o surgimento da escrita. A Pré - História se divide em: Período Neolítico e Período Paleolítico.

O calendário que utilizamos chama-se calendário cristão, pois se baseia na data de nascimento de Jesus Cristo. Tudo que aconteceu antes do nascimento de Cristo utilizamos antes de Cristo (sigla: a.C.) e tudo que ocorreu (ou ocorre) depois do nascimento de Cristo utilizamos depois de Cristo (sigla: d.C.). Nem todos utilizam esse calendário. Existem outros, como, por exemplo, o calendário chinês.

Século: conjunto de cem anos. Então, o século I vai do ano 1 até o ano 100, o século II vai do ano 101 ao 200 e assim sucessivamente. Os séculos são colocados em algarismos romanos. Se for antes de Cristo, fica assim: século I a.C., que vai do ano 1 ao 100 antes de Cristo, por exemplo. Logo, o ano 30, pertence ao século I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário