Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

HISTÓRIA: CRISE DE 1929


CRISE DE 1929: Depois da Primeira Guerra Mundial, a economia americana estava com crise de superprodução, uma vez que uma minoria tinha dinheiro pra consumir as mercadorias produzidas. A Bolsa de Valores de Nova York fervilhou até 1929, quando houve a crise porque o número de compradores diminuiu e os preços das ações despencaram. Aí, todos queriam vender suas ações. Mas, não havia ninguém que quisesse comprar ações. Este fato ficou conhecido como crack ou quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Consequências da crise: fome, miséria, desemprego.

New Deal: (cuja tradução literal em português seria "novo acordo" ou "novo trato") foi o nome dado à série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do Presidente Franklin Roosevelt, com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, e assistir os prejudicados pela Grande Depressão. O nome dessa série de programas foi inspirado no Square Deal, nome dado pelo anterior Presidente Theodore Roosevelt à sua política econômica. Itens do projeto: - o investimento maciço em obras públicas: o governo investiu US$ 4 bilhões (valores não corrigidos pela inflação) na construção de usinas hidrelétricas, barragens, pontes, hospitais, escolas, aeroportos etc. Tais obras geraram milhões de novos empregos; a destruição dos estoques de gêneros agrícolas, como algodão, trigo e milho, a fim de conter a queda de seus preços; o controle sobre os preços e a produçao, para evitar a superprodução na agricultura e na indústria; a diminuição da jornada de trabalho, com o objetivo de abrir novos postos. Além disso, fixou-se o salário mínimo, criaram-se o seguro-desemprego e o seguro-velhice (para os maiores de 65 anos).

CAPITALISMO: Sistema econômico onde os bens de produção são propriedade de quem investe o capital (dinheiro), chamados capitalistas, e onde predomina a liberdade de mercado

SOCIALISMO: Teoria, doutrina ou prática social que propõe a propriedade coletiva e a administração pública dos meios de produção e a supressão das diferenças entre as classes sociais.

AUTORITARISMO: é uma forma de governo que é caracterizada por obediência absoluta ou cega à autoridade, oposição a liberdade individual e expectativa de obediência inquestionável da população.

TOTALITARISMO: Prática de um regime político que defende a total importância do Estado sobre os interesses dos cidadãos. O Estado tem um governo forte, capaz de controlar de forma absoluta os diversos setores da vida social: os meios de comunicação, os órgãos de segurança, os sindicatos dos trabalhadores, etc. Em termos políticos, o regime totalitário prega o fim da democracia liberal e a eliminação das oposições por meio de uma propaganda agressiva através da violência física. A linha política do Estado é determinada por um partido único.

LIBERALISMO: Doutrina político – econômica e sistema filosófico que se define por sua tolerância. Proclama a liberdade do indivíduo e a absoluta independência do Estado, em sua organização e funções, de todas as religiões positivas.

FASCISMO: Aconteceu na Itália. Depois da Primeira Guerra Mundial, a Itália enfrentou o saldo doloroso do conflito: mortos, feridos, dívidas, fome, inflação, desemprego. Daí Mussolini criou o Partido Nacional Fascista. O partido afirmava ser capaz de acabar com a onda de greves e com a agitação dos socialistas, encaminhar o país ao crescimento econômico.

NAZISMO: Aconteceu na Alemanha. Autoritário e antidemocrático que foi liderado por Hitler. Uma das características do nazismo foi a perseguição aos judeus. Também houveram prisões no campo de concentração. Houve uma imensa chacina aos judeus em 1942.

Nenhum comentário:

Postar um comentário