Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE

A PARTIR DE HOJE ATÉ O FINAL DESTE MÊS, VOCÊ VERÁ POSTAGENS SOBRE O FOLCLORE NOS BLOGS TMN. ISSO PORQUE NO DIA 22 DE AGOSTO COMEMORAMOS O DIA DO FOLCLORE.
 
O FOLCLORE É O CONJUNTO DE MANIFESTAÇÕES, LENDAS, CRENÇAS, MÚSICAS, ADIVINHAÇÕES, FESTAS, SUPERSTIÇÕES, DANÇAS, MANIFESTAÇÕES POPULARES, ETC.
 
O FOLCLORE É O SABER DO POVO.
MUITOS MUNICÍPIOS POSSUEM TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS QUE SÃO LEMBRADAS PELO POVO EM FESTAS, FOLGUEDOS.
 
SOBRE O FOLCLORE DO BAIRRO BONFIM, EM ANGRA, VOCÊ ENCONTRA NO BLOG: http://movimentobonfimtmn.blogspot.com
 
DE ANGRA DOS REIS / RJ, NO BLOG: http://angranaoesopraia.blogspot.com
 
DO BRASIL E DO MUNDO: http://thiagodemorais.blogspot.com
 
 
 
 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

HISTÓRIA: CRISE DE 1929


CRISE DE 1929: Depois da Primeira Guerra Mundial, a economia americana estava com crise de superprodução, uma vez que uma minoria tinha dinheiro pra consumir as mercadorias produzidas. A Bolsa de Valores de Nova York fervilhou até 1929, quando houve a crise porque o número de compradores diminuiu e os preços das ações despencaram. Aí, todos queriam vender suas ações. Mas, não havia ninguém que quisesse comprar ações. Este fato ficou conhecido como crack ou quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Consequências da crise: fome, miséria, desemprego.

New Deal: (cuja tradução literal em português seria "novo acordo" ou "novo trato") foi o nome dado à série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do Presidente Franklin Roosevelt, com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, e assistir os prejudicados pela Grande Depressão. O nome dessa série de programas foi inspirado no Square Deal, nome dado pelo anterior Presidente Theodore Roosevelt à sua política econômica. Itens do projeto: - o investimento maciço em obras públicas: o governo investiu US$ 4 bilhões (valores não corrigidos pela inflação) na construção de usinas hidrelétricas, barragens, pontes, hospitais, escolas, aeroportos etc. Tais obras geraram milhões de novos empregos; a destruição dos estoques de gêneros agrícolas, como algodão, trigo e milho, a fim de conter a queda de seus preços; o controle sobre os preços e a produçao, para evitar a superprodução na agricultura e na indústria; a diminuição da jornada de trabalho, com o objetivo de abrir novos postos. Além disso, fixou-se o salário mínimo, criaram-se o seguro-desemprego e o seguro-velhice (para os maiores de 65 anos).

CAPITALISMO: Sistema econômico onde os bens de produção são propriedade de quem investe o capital (dinheiro), chamados capitalistas, e onde predomina a liberdade de mercado

SOCIALISMO: Teoria, doutrina ou prática social que propõe a propriedade coletiva e a administração pública dos meios de produção e a supressão das diferenças entre as classes sociais.

AUTORITARISMO: é uma forma de governo que é caracterizada por obediência absoluta ou cega à autoridade, oposição a liberdade individual e expectativa de obediência inquestionável da população.

TOTALITARISMO: Prática de um regime político que defende a total importância do Estado sobre os interesses dos cidadãos. O Estado tem um governo forte, capaz de controlar de forma absoluta os diversos setores da vida social: os meios de comunicação, os órgãos de segurança, os sindicatos dos trabalhadores, etc. Em termos políticos, o regime totalitário prega o fim da democracia liberal e a eliminação das oposições por meio de uma propaganda agressiva através da violência física. A linha política do Estado é determinada por um partido único.

LIBERALISMO: Doutrina político – econômica e sistema filosófico que se define por sua tolerância. Proclama a liberdade do indivíduo e a absoluta independência do Estado, em sua organização e funções, de todas as religiões positivas.

FASCISMO: Aconteceu na Itália. Depois da Primeira Guerra Mundial, a Itália enfrentou o saldo doloroso do conflito: mortos, feridos, dívidas, fome, inflação, desemprego. Daí Mussolini criou o Partido Nacional Fascista. O partido afirmava ser capaz de acabar com a onda de greves e com a agitação dos socialistas, encaminhar o país ao crescimento econômico.

NAZISMO: Aconteceu na Alemanha. Autoritário e antidemocrático que foi liderado por Hitler. Uma das características do nazismo foi a perseguição aos judeus. Também houveram prisões no campo de concentração. Houve uma imensa chacina aos judeus em 1942.

sábado, 2 de agosto de 2014

ATUALIDADES: EBOLA

O SURTO DA EBOLA, NA ÁFRICA, É O ASSUNTO DO MOMENTO.
ATUALIDADES TAMBÉM CAI EM PROVAS DE CONCURSOS.
POR ISSO, LEIA UM POUCO SOBRE ESSA DOENÇA.
 
FONTE: DISCOVERY
 
O atual surto de Ebola é o mais grave que o mundo já enfrentou. Já são quase 700 mortes desde fevereiro em 3 países africanos: Libéria, Serra Leoa e Guiné, incluindo médicos que estão tentando combater a doença.
Um caso preocupante é o do
homem que contraiu a doença e passou pelo aeroporto da megalópole Lagos, na Nigéria, o país mais populoso do continente.
O Ebola é tão contagioso que há grupos de pessoas se infectando em velórios de vítimas que faleceram da doença.
E para piorar a situação, o próprio continente tem lutado contra a ajuda internacional por grupos extremistas que acreditam em teorias de conspiração.


O QUE É A EBOLA?

FONTE: BRASIL ESCOLA

A doença foi “descoberta” no Zaire (atual república democrática do Congo), em 1976, e os sintomas impressionavam tanto quanto a velocidade com que os infectados morriam. Estima-se que a letalidade do vírus do Ebola durante surtos epidêmicos atinja os 90%, ou seja, a cada 10 pessoas infectadas, 9 morrem.

Várias epidemias de febre hemorrágica produzida pelo Ebola são conhecidas: em 1976, duas epidemias, no Zaire e no Oeste do Sudão, provocaram cerca de 340 mortes. Houve uma terceira epidemia em 1979, no Sudão, e uma quarta, em 1996, no Zaire; ambas com menor quantidade de mortos. A última epidemia matou 224 pessoas em Uganda, entre outubro de 2000 e março de 2001.
 
Assim como todos os vírus, o do Ebola infecta células sadias do organismo, desencadeando um rápido e sequencial processo de sucessivas multiplicações e infecções de novas células. Desta forma, podemos ter que o tempo de incubação da doença varia de 02 a 20 dias, dependendo, entre outros fatores, do próprio sistema imunológico da pessoa que está infectada.
 
A forma de contrair a doença é muito simples, basta o contato com uma pessoa já infectada, viva ou morta, e como em alguns países africanos existe a tradição de se lavar os familiares falecidos, a doença se disseminou muito rápido. Após o contágio e período de incubação, os sintomas começam a aparecer, sendo que os mais comuns são: edemas, febre alta, vômito, dor de cabeça e insuficiência hepática e renal.
 
A deformação do colágeno responsável pela união dos órgãos, o elevado estágio de debilidade do paciente e as sucessivas hemorragias espalhadas por todo o organismo causam a morte do paciente infectado em pouquíssimo tempo; esse quadro é uma das principais características da febre hemorrágica conhecida como Ebola.
 
Infelizmente, uma vez contraída a doença, o tratamento se concentra basicamente em se tratar dos sintomas e, como já vimos, até 90% dos infectados podem morrer.
 
Existem, atualmente, 4 variações do gênero filovírus descritas, sendo 3 do vírus Ebola (Ebola Zaires, Ebola Sudão e Ebola Reston), no entanto, algumas vacinas têm sido desenvolvidas a fim de que o problema seja minimizado.
 
Vários filmes já tentaram traduzir os perigos desse tipo de doença, rápida e letal, como o filme Epidemia (Warner Bros), de 1995, com Justin Hoffman, Morgan Freeman e Cuba Gooding Jr., nessa história o vírus adquire a capacidade de infectar pelo ar. Vale a pena assistir e saber mais.
 
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.


Fabrício Alves Ferreira
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola