A CRÔNICA É UM TEXTO NO ESTILO DE NARRAÇÃO QUE TEM POR BASE FATOS QUE ACONTECEM EM NOSSO COTIDIANO. POR ESTE MOTIVO, É UMA LEITURA AGRADÁVEL, POIS O LEITOR INTERAGE COM OS ACONTECIMENTOS E POR MUITAS VEZES SE IDENTIFICA COM AS AÇÕES TOMADAS PELAS PERSONAGENS.
VOCÊ JÁ DEVE TER LIDO ALGUMAS CRÔNICAS, POIS ESTÃO PRESENTES EM JORNAIS, REVISTAS E LIVROS. ALÉM DO MAIS, É UMA LEITURA QUE NOS ENVOLVE, UMA VEZ QUE UTILIZA A PRIMEIRA PESSOA E APROXIMA O AUTOR DE QUEM LÊ. COMO SE ESTIVESSEM NUMA CONVERSA INFORMAL, O CRONISTA TENDE A DIALOGAR SOBRE FATOS ATÉ MESMO ÍNTIMOS COM O LEITOR.
O TEXTO É CURTO E DE LINGUAGEM SIMPLES, O QUE TORNA AINDA MAIS PRÓXIMO DE TODO TIPO DE LEITOR E DE PRATICAMENTE TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS. A SÁTIRA, A IRONIA, O USO DA LINGUAGEM COLOQUIAL DEMONSTRADA NA FALA DAS PERSONAGENS, A EXPOSIÇÃO DOS SENTIMENTOS E A REFLEXÃO SOBRE O QUE PASSA ESTÃO PRESENTES NAS CRÔNICAS.
CARACTERÍSTICAS DAS CRÔNICAS:
- NARRAÇÃO CURTA;
- DESCREVE FATOS DA VIDA COTIDIANA;
- PODE TER CARÁTER HUMORÍSTICO, CRÍTICO, SATÍRICO E/OU IRÔNICO;
- POSSUI PERSONAGENS COMUNS;
- SEGUE UM TEMPO CRONOLÓGICO DETERMINADO;
- USO DA ORALIDADE NA ESCRITA E DO COLOQUIALISMO NA FALA DAS PERSONAGENS;
- LINGUAGEM SIMPLES.
PORTANTO, SE VOCÊ NÃO GOSTA OU SENTE DIFICULDADES DE LER, A CRÔNICA É UMA DICA INTERESSANTE, POIS POSSUI TODOS OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA TORNAR A LEITURA UM HÁBITO AGRADÁVEL.
ALGUNS CRONISTAS SÃO: FERNANDO SABINO, RUBEM BRAGA, LUIS FERNANDO VERÍSSIMO, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, MACHADO DE ASSIS, PEDRO BIAL, ARNALDO JABOR, ETC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário