Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FELIZ 2014

AOS MEUS ALUNOS, EX-ALUNOS, PROFESSORES, ETC UM FELIZ 2014.
MUITA PAZ, SAÚDE E QUE ESTE ANO VINDOURO SEJA REPLETO DE REALIZAÇÕES.
 
EM 2014 MUITO MAIS POSTAGENS NESTE BLOG DEDICADO A EDUCAÇÃO.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

domingo, 8 de dezembro de 2013

ÁFRICA DO SUL: DOMINAÇÃO, APARTHEID E MANDELA (PARTE 03)

FONTE: PORTAL POSITIVO
 
1806 - GRÃ-BRETANHA NA ÁFRICA DO SUL
 
Em 1806, a Grã-Bretanha invadiu o Cabo com dezenas de navios e cerca de 6700 soldados, esmagando a resistência tanto dos bôeres quanto dos africanos na região. Batizou, então, o local de Cape Town (Cidade do Cabo).

A colônia do Cabo, como era agora chamada, tinha uma população de cerca de 25 mil europeus e quase 30 mil escravos negros, mas um número substancial de Khoikhoi e gente de raça mista, o que deixava os brancos em minoria significativa.*

A chegada dos britânicos mudou o panorama local. Foi estabelecido na região um governador inglês, e a língua desses novos conquistadores passou a ser a oficial. Os bôeres viram sua liberdade ameaçada pela fiscalização inglesa rigorosa.
 
Em 1820, os ingleses enviaram mais uma onda de imigrantes para a Colônia do Cabo, com o objetivo de britanizar a região, que era de maioria holandesa. As condições naquela época eram muito duras. A agricultura não prosperava, e alguns colonos optaram por trabalhar com a pecuária. A criação de maior sucesso desses grupos foi a de carneiros merinos, o que levou a lã a suplantar a exportação dos vinho na África do Sul.
Os imigrantes ingleses, diferentemente dos bôeres, eram obrigados a trabalhar com mão de obra livre, não escravizada. Era difícil encontrar trabalhadores que se submetessem ao trabalho na região, e os produtores ficavam praticamente restritos à mão de obra familiar. Além disso, os colonos eram obrigados a defender as fronteiras, constantemente ameaçadas. Muitos se arrependeram de ter migrado para a África do Sul.

*HISTÓRIA em revista. A força da iniciativa - 1800-1850. Rio de Janeiro: Abril Livros, 1992. p. 154.

ÁFRICA DO SUL: DOMINAÇÃO APARTHEID E MANDELA (PARTE 02)

FONTE: PORTAL POSITIVO
 
1652 - HOLANDESES NA ÁFRICA DO SUL
 
Desde que o português Bartolomeu Dias cruzou o Cabo da Boa Esperança, em 1488, o extremo sul africano passou a ser conhecido, mesmo que superficialmente, pelos europeus.
No século XVII, a Holanda vivia um tempo de prosperidade econômica. Era uma potência comercial e marítima, com colônias e negócios nas Índias. Como as viagens marítimas que partiam da Europa com destino à Ásia eram longas, podendo durar até seis meses, a Companhia das Índias Orientais holandesas viu o Cabo da Boa Esperança como um local estratégico, que poderia ser uma espécie de entreposto, fornecendo aos mercadores em trânsito uma parada onde poderiam adquirir alimentos e água.
Foi com esse intuito que, em 1652, três navios holandeses desembarcaram na África do Sul, na Baía de Table, no norte do Cabo da Boa Esperança. Eram calvinistas*, empregados da Companhia das Índias, e dedicavam-se à agricultura, à vinicultura e à criação de gado, buscando fornecer víveres às embarcações holandesas.
 
Com o passar do tempo, o povoado cresceu, e alguns desses empregados se tornaram fazendeiros independentes, estabelecendo suas fazendas em locais distantes o suficiente para fugir da fiscalização holandesa. Esses homens ficaram conhecidos como bôeres, ou africânderes.


(...) os primeiros colonos dispunham de muito espaço livre, o que ia de encontro ao sonho de todo o africânder, que é o de possuir uma tal vastidão de terra que, do umbral de sua porta, não possa enxergar nem mesmo a fumaça da chaminé do vizinho mais próximo.**

Os bôeres, se vissem sua liberdade ameaçada pela fiscalização holandesa, não hesitavam em buscar novas terras, nem que tivessem que ir para longe. Essas pastagens não estavam necessariamente livres. Pertenciam a povos ancentrais que habitavam a região e cultivavam gado. A prática, então, foi invadir as terras de tribos como as dos San e dos Khokhoi, escravizá-los e roubar seu gado.
 
No caminho, passaram por cima dos povos africanos cujo direito anterior à terra foi varrido pelo poder das armas de fogo e pelo peso da legislação europeia. A trilha da conquista do homem branco estava juncada de equívocos, tratados rompidos e filantropia mal-informada; sua ideologia era uma combinação incompatível de racismo, rapacidade e genuínas boas intenções; seu legado, uma terra mergulhada na inimizade, na divisão e no ressentimento amargo.***

Mas como um povo cristão, calvinista, praticaria tais atrocidades com a população local? O africanista Alberto da Costa e Silva explica que "havia se desenvolvido entre eles a teoria de que constituíam uma raça de senhores, que eram o povo escolhido por Deus para povoar aquelas terras".****
Com o passar do tempo, os filhos desses europeus que nasceram na África do Sul passaram a não se considerar europeus, e sim africâneres, falando sua própria língua, o africâner, uma língua originária do holandês, com uma mistura de alemão e francês. *****.
 
---------
* O calvinismo é um sistema teológico defendido por João Calvino (1509-1594), um dos reformadores protestantes.
* KAPUSCINSKI, Ryszard. A guerra do futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 99.
** HISTÓRIA em revista. A força da iniciativa - 1800-1850. Rio de Janeiro: Abril Livros, 1992. p. 145.
***SILVA, Alberto da Costa e. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008. p. 141.
**** As primeiras levas de colonizadores da África do Sul não foram somente holandesas. Franceses e alemães também estiveram presentes na região, apesar de serem eclipsados pelos bôeres.

ÁFRICA DO SUL: DOMINAÇÃO, APARTHEID E MANDELA (PARTE 01)

FONTE: PORTAL POSITIVO

Povos da África do Sul

A África do Sul era uma vasta região, habitada por diversos povos*. Cada um tinha trajetória, características, costumes, língua e religião próprios. Apesar da vastidão territorial, nem todas as terras sul-africanas eram férteis. Algumas eram excelentes para pastagens, o que levou diversos povos dali a se dedicarem à criação de gado. Conheça a seguir alguns desses povos.
Os Khoikhoi ("homens de homens") eram um povo pastoril, criador de ovelhas, cujo gado era a maior riqueza, pois fornecia alimento – leite ou carne – couro e transporte. Os holandeses passaram a chamá-los de hotentotes.
Os Xhosa eram outro povo cuja economia estava concentrada no cultivo de gado. Quando crianças, seus membros eram pastores; quando adultos, eram guerreiros e donos de rebanhos. As mulheres dedicavam-se à agricultura, cultivando sorgo, painço, batata-doce, feijão e ervilha. O grupo era dividido em clãs, coordenados por chefes. Destacavam-se nesse cargo os que tinham melhor oratória nos debates em comunidade. No âmbito da religião, acreditavam em espíritos, que eram relacionados a animais, plantas ou forças da natureza.
Já os San eram grupos de caçadores e coletores nômades. Como um leitor lê um texto, eles liam a terra e a vegetação, percebiam as trajetórias dos animais, observam-nos e caçavam-nos com flechas envenenadas. Raízes, frutas, mel, lagartas, larvas e insetos (como cupins e gafanhotos) eram seus alimentos. Os bôeres chamavam-nos de boschjesmans (bosquímanos), que significa "exploradores da mata".

* Os povos da África do Sul compreendem muitas raças, línguas, religiões, costumes e estilos de vida. (...) O grupo mais numeroso é o africano, composto na sua maior parte por habitantes de língua banto. Compreende quatro grupos linguísticos principais. O mais numeroso é o dos que utilizam a língua nguni, que compreende os Zulu, os Xhosa, os Nbedele e os Suazi. Em seguida vem o dos habitantes tsuana, que compreende os Tsuana, os Pedi e os Soto meridionais. Os outros dois restantes são os Venda e os Shangaantsonga. (MURRAY, Jocelyn. África: o despertar de um continente. v. 2. Madri: Edições del Prado, 1997. p. 206.)

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - 15 DE NOVEMBRO

HOJE, O BRASIL COMEMORA A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA E O BLOG TMN AULAS DE REFORÇO TRAZ ALGUMAS INFORMAÇÕES DO QUE ISSO SIGNIFICA.
REPÚBLICA É A FORMA NA QUAL O POVO ESCOLHE SEU REPRESENTANTE ATRAVÉS DO VOTO.
EM 15 DE NOVEMBRO DE 1889, MARECHAL DEODORO DA FONSECA PROCLAMOU A REPÚBLICA NO BRASIL. É O REGIME POLÍTICO QUE ESTAMOS ATÉ HOJE. A PARTIR DESTA DATA, O GOVERNO PASSOU DE MONARQUIA (ONDE O GOVERNO BRASILEIRO PASSAVA DE PAI PARA FILHO) E PASSOU A SER UMA REPÚBLICA COM O NOME DE REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
 
NAQUELE DIA, UMA TROPA DO EXÉRCITO LIDERADA POR DEODORO DA FONSECA, SAIU AS RUAS DO RIO DE JANEIRO. A MAIORIA DA POPULAÇÃO NÃO SABIA DE NADA E PENSAVA QUE ERA APENAS UM DESFILE MILITAR, MAS, OS MILITARES SE DIRIGIAM PARA O PALÁCIO DO CATETE, TIRANDO O IMPERADOR D.PEDRO II DO PODER. ERA O INÍCIO DA REPÚBLICA BRASILEIRA, EMBORA SEM A PARTICIPAÇÃO POPULAR.
 
NO INÍCIO DA REPÚBLICA, O BRASIL PASSAVA POR MUDANÇAS SOCIAIS. OS CENTROS URBANOS CRESCERAM E NÃO TINHA MAIS ESTRUTURA PARA ABRIGAR TANTA GENTE. NOS CAMPOS, A MISÉRIA E A OPRESSÃO PROSSEGUIAM.
 
NUM PRIMEIRO MOMENTO DA REPÚBLICA, O BRASIL FICOU CONCENTRADO NAS MÃOS DAS OLIGARQUIAS (GRUPOS ECONÔMICOS QUE SE REVEZAVAM NO PODER), CAFEICULTORES DE SÃO PAULO E CRIADORES DE GADO DE MINAS GERAIS.
 
O PRIMEIRO PRESIDENTE DO BRASIL FOI O PRÓPRIO MARECHAL DEODORO DA FONSECA.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MATEMÁTICA: MULTIPLICAÇÃO POR 10, 100 E 1000.

MULTIPLICAÇÃO POR 10:
 
BASTA ACRESCENTAR UM ZERO DEPOIS DO NÚMERO.
 
EXEMPLOS:
 
234 X 10 = 2340
15000 X 10 = 150000
 
MULTIPLICAÇÃO POR 100:
 
BASTA ACRESCENTAR DOIS ZEROS DEPOIS DO NÚMERO.
 
EXEMPLOS:
 
900 X 100 = 90000
385 X 100 = 38500
4300 X 100 = 430000
 
MULTIPLICAÇÃO POR 1000.
 
BASTA ACRESCENTAR TRÊS ZEROS DEPOIS DO NÚMERO.
 
EXEMPLOS:
 
16 X 1000 = 16000
239 X 1000 = 239000
1270 X 1000 = 1270000

sábado, 19 de outubro de 2013

RAP DA PONTUAÇÃO

EU ESCREVI ESSE RAP PARA ENSINAR SINAIS DE PONTUAÇÃO.

LETRA E MÚSICA: THIAGO DE MORAIS
RAP DA PONTUAÇÃO

SE LIGA AÍ GALERA
PRESTE ATENÇÃO
QUE EU VOU EXPLICAR
OS SINAIS DE PONTUAÇÃO
-
NO FIM DE CADA FRASE HÁ UM SINAL
VAMOS APRENDER PRIMEIRO O PONTO FINAL
ESSE PONTO É USADO EM FRASE AFIRMATIVA
E TAMBÉM É USADO EM FRASE NEGATIVA
-
VOCÊ QUE QUER FAZER UMA PERGUNTA
ENTÃO TEM QUE USAR PONTO DE INTERROGAÇÃO
TÁ ESPANTADO, COM MEDO OU ADMIRADO
ENTÃO VOCÊ USA O PONTO DE EXCLAMAÇÃO
SANGUE BOM
-
SE ESTIVER INTERROMPENDO UM PENSAMENTO
CALMA, PACIÊNCIA
USE RETICÊNCIAS
-
AS ASPAS SÃO USADAS NUMA CITAÇÃO
EM PALAVRAS ESTRANGEIRAS, GÍRIA OU PALAVRÃO
ENTRE ELEMENTOS REPETIDOS E COM A MESMA FUNÇÃO
A VÍRGULA É A PONTUAÇÃO

E PRA TERMINAR, EU VOU COMPLETAR
NUM DIÁLOGO USA-SE O DOIS-PONTOS E O TRAVESSÃO

terça-feira, 15 de outubro de 2013

A CRÔNICA

A CRÔNICA É UM TEXTO NO ESTILO DE NARRAÇÃO QUE TEM POR BASE FATOS QUE ACONTECEM EM NOSSO COTIDIANO. POR ESTE MOTIVO, É UMA LEITURA AGRADÁVEL, POIS O LEITOR INTERAGE COM OS ACONTECIMENTOS E POR MUITAS VEZES SE IDENTIFICA COM AS AÇÕES TOMADAS PELAS PERSONAGENS.
VOCÊ JÁ DEVE TER LIDO ALGUMAS CRÔNICAS, POIS ESTÃO PRESENTES EM JORNAIS, REVISTAS E LIVROS. ALÉM DO MAIS, É UMA LEITURA QUE NOS ENVOLVE, UMA VEZ QUE UTILIZA A PRIMEIRA PESSOA E APROXIMA O AUTOR DE QUEM LÊ. COMO SE ESTIVESSEM NUMA CONVERSA INFORMAL, O CRONISTA TENDE A DIALOGAR SOBRE FATOS ATÉ MESMO ÍNTIMOS COM O LEITOR.
O TEXTO É CURTO E DE LINGUAGEM SIMPLES, O QUE TORNA AINDA MAIS PRÓXIMO DE TODO TIPO DE LEITOR E DE PRATICAMENTE TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS. A SÁTIRA, A IRONIA, O USO DA LINGUAGEM COLOQUIAL DEMONSTRADA NA FALA DAS PERSONAGENS, A EXPOSIÇÃO DOS SENTIMENTOS E A REFLEXÃO SOBRE O QUE PASSA ESTÃO PRESENTES NAS CRÔNICAS.
 
CARACTERÍSTICAS DAS CRÔNICAS:
 
 - NARRAÇÃO CURTA;
 - DESCREVE FATOS DA VIDA COTIDIANA;
 - PODE TER CARÁTER HUMORÍSTICO, CRÍTICO, SATÍRICO E/OU IRÔNICO;
 - POSSUI PERSONAGENS COMUNS;
 - SEGUE UM TEMPO CRONOLÓGICO DETERMINADO;
 - USO DA ORALIDADE NA ESCRITA E DO COLOQUIALISMO NA FALA DAS PERSONAGENS;
 - LINGUAGEM SIMPLES.
 
PORTANTO, SE VOCÊ NÃO GOSTA OU SENTE DIFICULDADES DE LER, A CRÔNICA É UMA DICA INTERESSANTE, POIS POSSUI TODOS OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA TORNAR A LEITURA UM HÁBITO AGRADÁVEL.
 
ALGUNS CRONISTAS SÃO: FERNANDO SABINO, RUBEM BRAGA, LUIS FERNANDO VERÍSSIMO, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, MACHADO DE ASSIS, PEDRO BIAL, ARNALDO JABOR, ETC.

PRODUÇÃO DE TEXTO: NARRAÇÃO

O RELATO DE ACONTECIMENTOS REAIS OU FICTÍCIOS CONSTITUI A NARRAÇÃO.
 
ELEMENTOS DA NARRATIVA
 
NARRADOR
 
O NARRADOR CARACTERIZA O MODO PELO QUAL ENXERGAMOS A HISTÓRIA E OS FATOS, A FORMA COMO ELA É CONTADA.
 
HÁ DOIS TIPOS DE NARRADOR.
NARRADOR-PERSONAGEM: É AQUELE QUE CONTA OS FATOS DOS QUAIS PARTICIPOU, COM BASE EM SEU PONTO DE VISTA, USANDO, PARA ISSO, A 1º PESSOA (EU). NO CASO DE SER O PERSONAGEM CENTRAL DA NARRATIVA, É CHAMADO DE NARRADOR-PROTAGONISTA.
 
NARRADOR-OBSERVADOR: É AQUELE QUE NARRA EM 3º PESSOA (ELE). NESSE CASO, ELE TEM UM PONTO DE VISTA MAIS ABRANGENTE, POIS NÃO PARTICIPA DOS FATOS. ESTÁ FORA DA HISTÓRIA, É COMO SE ESTIVESSE NO ALTO, OLHANDO, ESCUTANDO E ANALISANDO TUDO O QUE ACONTECE PARA CONTAR AO LEITOR.
 
PERSONAGENS
 
VIVENCIAM A NARRATIVA, DANDO-LHE VIDA. CONSTITUEM O CENTRO DE INTERESSE DO LEITOR.
 
TEMPO
 
AS PERSONAGENS PODEM VIVENCIAR DOIS TIPOS DE TEMPO:
CRONOLÓGICO: É O TEMPO DO RELÓGIO, DOS FATOS E ACONTECIMENTOS;
PSICOLÓGICO: VIVIDO INTERIORMENTE PELAS PERSONAGENS.
 
ESTRUTURA DA NARRAÇÃO
 
 - INTRODUÇÃO: APRESENTAR DE MODO CLARO OU SUGERIR O QUE ACONTECERÁ POSTERIORMENTE, AGUÇANDO O INTERESSE DO LEITOR.
 
 - DESENVOLVIMENTO: A TRAMA VAI SE DELINEANDO, CRIANDO MAIS EXPECTATIVA.
 
 - CONCLUSÃO:
A) DEIXAR O FINAL EM ABERTO, SEM ESCLARECER OS FATOS (CADA LEITOR TIRA SUAS CONCLUSÕES);
 
B) O FINAL PODE SER LEVADO DE VOLTA AO INÍCIO DA HISTÓRIA;
 
C) FINAL TRÁGICO OU FELIZ.

domingo, 25 de agosto de 2013

LITERATURA: VINÍCIUS DE MORAES

NO ANO EM QUE O POETA E COMPOSITOR BRASILEIRO, VINICIUS DE MORAES COMPLETARIA 100 ANOS, O BLOG TMN AULAS DE REFORÇO TRAZ UM PEQUENO RESUMO SOBRE ELE.
 
VINICIUS DE MORAES NASCEU NA GÁVEA, NO RIO DE JANEIRO, EM 19 DE OUTUBRO DE 1913.
SUA OBRA É VASTA PASSANDO PELA LITERATURA, CINEMA, TEATRO E MÚSICA. TEVE COMO PRINCIPAIS PARCEIROS TOM JOBIM, CHICO BUARQUE E TOQUINHO.
EM 1916 JÁ DEMONSTRAVA INTERESSE EM ESCREVER POESIAS.
EM 1924 CANTOU EM UM CORAL E PASSOU A MONTAR PEQUENAS PEÇAS DE TEATRO.
EM 1927 COMEÇOU A FAZER SUAS PRIMEIRAS COMPOSIÇÕES.
NA DÉCADA DE 1970, VINÍCIUS LANÇOU ÁLBUNS E LIVROS DE GRANDE SUCESSO.
FALECEU EM 1980, NA GÁVEA, NO RIO DE JANEIRO.

sábado, 3 de agosto de 2013

ENGLISH: MAIS ALGUMAS PALAVRAS E SUAS TRADUÇÕES PARA O PORTUGUÊS

BEFORE - ANTES
AFTER - DEPOIS
PLEASE - POR FAVOR
THANK YOU - OBRIGADO
WELCOME - BEM VINDO
STREET - RUA
ADDRESS - ENDEREÇO
BOOK - LIVRO
AND - E
FAMILY - FAMÍLIA

segunda-feira, 22 de julho de 2013

ESPANHOL

O ESPANHOL OU TAMBÉM CHAMADO DE CASTELHANO É A LÍNGUA ROMÂNICA VIVA DE MAIOR PROJEÇÃO NA ATUALIDADE. ORIGINADA AO NORTE DA PENÍNSULA IBÉRICA.
 
CONHEÇA ALGUMAS PALAVRAS EM ESPANHOL E SUA TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS:
 
BUENOS DIAS! - BOM DIA!
BIEN - BEM
Y - E
HOMBRE - HOMEM
MUJER - MULHER
EJÉRCITO - EXÉRCITO

ENGLISH: ORDINAL NUMBERS

1º - FIRST
2º - SECOND
3º - THIRD
4º - FOURTH
5º - FIFTH
6º - SIXTH
7º - SEVENTH
8º - EIGHTH
9º - NINTH
10º - TENTH
11º - ELEVENTH
12º - TWELTH
13º - THIRTEENTH
14º - FOURTEENTH

ENGLISH (INGLÊS): NUMBERS (NÚMEROS)

CARDINAL NUMBERS (NÚMEROS CARDINAIS)

NÚMEROS ATÉ 20.

1 - ONE
2 - TWO
3 - THREE
4 - FOUR
5 - FIVE
6 - SIX
7 - SEVEN
8 - EIGHT
9 - NINE
10 - TEN
11 - ELEVEN
12 - TWELVE
13 - THIRTEEN
14 - FOURTEEN
15 - FIFTEEN
16 - SIXTEEN
17 - SEVENTEEN
18 - EIGHTEEN
19 - NINETEEN
20 - TWENTY

quinta-feira, 18 de julho de 2013

INGLÊS: ALGUMAS PALAVRAS E SUAS TRADUÇÕES

ALGUMAS PALAVRAS E SUAS TRADUÇÕES PARA VOCÊS JÁ IREM SE FAMILIARIZANDO COM O INGLÊS:
 
TEACHER - professor
STUDENT - estudante
TODAY - hoje
FRIEND - amigo(a)
BROTHER- irmão
SISTER - irmã
BEAUTIFUL - linda (o), maravilhosa (o)
GOOD - bom
HOUSE - casa
DOG - cão, cachorro
CAT - gato
WINDOW - janela
SCHOOL - escola
PLEASE - por favor
THANK YOU! - obrigado (a)!
GOOD MORNING! - bom dia!
GOOD AFTERNOON! - boa tarde!
GOOD EVENING! - boa noite (chegando)
GOOD NIGHT! - boa noite (saindo)

INGLÊS: VERB TO BE (ser, estar) - SIMPLE PRESENT (Presente simples)

AFFIRMATIVE FORM (forma afirmativa)

I AM (eu sou, estou)
YOU ARE (você é, está)
HE IS (ele é, está)
SHE IS (ela é, está)
IT IS (ele ou ela é, está)
WE ARE (nós somos, estamos)
YOU ARE (vocês são, estão)
THEY ARE (eles ou elas são, estão)

NEGATIVE FORM (forma negativa)

É SÓ ACRESCENTAR A PALAVRA NOT (não) DEPOIS DO VERBO "TO BE".

I AM NOT (eu não sou, não estou)
YOU ARE NOT (você não é, não está)
HE IS NOT (ele não é, não está)
SHE IS NOT (ela não é, não está)
IT IS NOT (ele ou ela não é, não está)
WE ARE NOT (nós não somos, não estamos)
YOU ARE NOT (vocês não são, não estão)
THEY ARE NOT (eles ou elas não são, não estão)

INTERROGATIVE FORM (forma interrogativa)

AM I ........... ?
ARE YOU............?
IS HE ..........?
IS SHE .......?
IS IT ............?
ARE WE .........?
ARE YOU .........?
ARE THEY ..........?

ATENÇÃO!!! EM INGLÊS O PRONOME I (EU) É SEMPRE ESCRITO COM LETRA MAIÚSCULA NÃO IMPORTANDO A POSIÇÃO EM QUE SE ENCONTRA NA FRASE.

EXEMPLO:

Am I a teacher?
(Eu sou um professor?)

INGLÊS: PERSONAL PRONOUNS and ARTICLE (Pronomes Pessoais e Artigo)

PERSONAL PRONOUNS
 
I (eu) - 1º pessoa do singular
YOU (você) - 2º pessoa do singular
HE (ele) - 3º pessoa do singular
SHE (ela) - 3º pessoa do singular
IT (ele ou ela para animais ou objetos) - 3º pessoa do singular
WE (nós) - 1º pessoa do plural
YOU (vocês) - 2º pessoa do plural
THEY (eles ou elas) - 3º pessoa do plural
 
ARTICLE
 
INDEFINITE ARTICLES (artigo indefinido)
 
A - um, uma - não há plural
AN - um, uma - não há plural
 
Neste primeiro contato, vamos entender o uso dos artigos indefinidos da seguinte forma:
A - se usa antes de consoantes
AN - se usa antes de vogais.
 
Mas esta regra é mais complexa e quando vocês estiverem com mais intimidade com a língua inglesa, estarão observando estas regras (que neste momento não vou coloca-las aqui).
 
DEFINITE ARTICLE (artigo definido)
 
THE - o, a, os, as

domingo, 12 de maio de 2013

MATÉRIA CIÊNCIAS: REINO PROTISTA RENDEU 10 MIL ACESSOS

AGRADEÇO AOS INTERNAUTAS PELOS MAIS DE 10 MIL ACESSOS OBTIDOS NO RESUMO DE CIÊNCIAS SOBRE O REINO PROTISTA. MUITO OBRIGADO.
FORAM MAIS DE 10 MIL PESSOAS QUE APROVEITARAM DO RESUMO.
CONTINUEM ACESSANDO ESSA E OUTRAS DEZENAS DE MATÉRIAS PUBLICADAS PARA FACILITAR SEUS ESTUDOS. E NÃO ESQUEÇAM CONTINUEM COMENTANDO E TIRANDO SUAS DÚVIDAS A VONTADE.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

PORTUGUÊS: DISCURSO DIRETO E INDIRETO.

DISCURSO DIRETO.

USA-SE O TRAVESSÃO.
É A FALA DAS PERSONAGENS.

EXEMPLO:

O MENINO FALOU:
 _ NÃO GOSTEI DA COMIDA DELA.

DISCURSO INDIRETO.

NÃO SE USA TRAVESSÃO.
É A FALA DO NARRADOR.
O VERBO APARECE NA 3º PESSOA.

EXEMPLO:
 
O MENINO DISSE QUE NÃO GOSTOU DA COMIDA DELA.

BLOG TMN AULAS DE REFORÇO - 25 MIL ACESSOS

O BLOG TMN AULAS DE REFORÇO ATINGIU A MARCA DE 25 MIL ACESSOS.
NOS ÚLTIMOS DIAS RECEBI ALGUNS COMENTÁRIOS ELOGIANDO AS MINHAS POSTAGENS DOS RESUMOS.
MUITO OBRIGADO A TODOS.
CONTINUEM ACESSANDO, TIRANDO SUAS DÚVIDAS E/OU COMENTANDO A VONTADE.

terça-feira, 23 de abril de 2013

ATENÇÃO A ESTE COMUNICADO

22/04/2013 - IMENDA DE FERIADO - NÃO HAVERÁ AULA.
23/04/2013 - FERIADO DE S. JORGE - NÃO HAVERÁ AULA
24/04/2013 - AULA NORMAL.
25/04/2013 - ANIVERSÁRIO TMN. NÃO HAVERÁ AULA.
26 E 27/04/2013 - AULA NORMAL.

TMN - 25 ANOS.
HÁ UM QUARTO DE SÉCULO FAZENDO O BEM.

domingo, 21 de abril de 2013

DIVISÃO DA HISTÓRIA

FORAM ESCOLHIDOS MARCOS IMPORTANTES PARA A DIVISÃO DOS PERÍODOS HISTÓRICOS, SENDO QUE ESSES MARCOS SÃO VÁLIDOS SÓ PARA OS POVOS DO OCIDENTE, ISTO É, DA EUROPA E DA AMÉRICA.
 
PRÉ - HISTÓRIA: DO SURGIMENTO DOS PRIMEIROS HOMENS ATÉ O SURGIMENTO DA ESCRITA. DIVIDEM-SE EM PERÍODO NEOLÍTICO E PERÍODO PALEOLÍTICO.
 
HISTÓRIA ANTIGA: DO SURGIMENTO DA ESCRITA ATÉ O ANO 476 d.C COM A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO.
 
IDADE MÉDIA: DE 476 d.C ATÉ 1453 QUE FOI O ANO DA TOMADA DE CONSTANTINOPLA PELOS TURCOS.
 
IDADE MODERNA: DE 1453 ATÉ 1789 QUE FOI O ANO DA REVOLUÇÃO FRANCESA.
 
IDADE CONTEMPORÂNEA: DE 1789 ATÉ OS NOSSOS DIAS.

HISTÓRIA E O TEMPO

HISTÓRIA SÃO FATOS QUE ACONTECEM AO LONGO DO TEMPO E TRANSFORMAÇÕES QUE ACONTECEM NA SOCIEDADE. QUEM ESTUDA A HISTÓRIA É O HISTORIADOR. O HISTORIADOR SE INTERESSA POR TODOS OS ASPECTOS DA VIDA HUMANA.
ALGUMAS TRANSFORMAÇÕES MELHORARAM A VIDA DAS PESSOAS, OUTRAS NÃO, E MUITAS ALTERARAM A VIDA DE UMA PEQUENA PARCELA DA HUMANIDADE. VIVEMOS NUMA SOCIEDADE COM DIFERENÇAS. A HISTÓRIA ESTUDA O PASSADO PARA PODERMOS ENTENDER O PRESENTE E A ENTENDER O QUE MUDOU EO QUE SE MANTEVE NA VIDA DA SOCIEDADE. A HISTÓRIA É PESQUISADA ATRAVÉS DE FONTES.
MUITOS DOS OBJETOS ENCONTRADOS DO PASSADO ESTÃO GUARDADOS EM MUSEUS E NOS ARQUIVOS PÚBLICOS.
 
CURIOSIDADE: FOLCLORE É HISTÓRIA TAMBÉM.
 
O TEMPO.
 
A PRIMEIRA FORMA DE MARCAR O TEMPO, TALVEZ USADA PELOS CAÇADORES DO PERÍODO PALEOLÍTICO, TEVE COMO REFERÊNCIA A SUCESSÃO DO DIA E DA NOITE. DEPOIS, A OBSERVAÇÃO DAS MUDANÇAS DO ASPECTO DA LUA EM SUAS QUATRO FASES LEVOU A CRIAÇÃO DO CALENDÁRIO LUNAR.
 
AMPULHETA: MARCA O TEMPO PELA PASSAGEM DA AREIA DE UM VASO A OUTRO. TERMINADO O FLUXO, É PRECISO VIRAR A AMPULHETA PARA RECOMEÇAR A CONTAGEM DO TEMPO.
 
CALENDÁRIO: OS CALENDÁRIOS FORAM CRIADOS PELAS SOCIEDADES PARA MARCAR NÃO SÓ A PASSAGEM DAS ESTAÇÕES DO ANO, MAS TAMBÉM OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES DE SUA HISTÓRIA.
 
 - O NOME DO NOSSO CALENDÁRIO É CALENDÁRIO CRISTÃO. NOSSO CALENDÁRIO COMEÇA NO ANO 1, ANO DO NASCIMENTO DE JESUS CRISTO. TODO PERÍODO ANTES DO NASCIMENTO DE CRISTO É CHAMADO ANTES DE CRISTO (a.C) E TODO PERÍODO APÓS O NASCIMENTO DE CRISTO É CHAMADO DEPOIS DE CRISTO (d.C). OS SÉCULOS OU ANOS d.C SÃO CONTADOS NA ORDEM CRESCENTE, ENQUANTO PARA O PERÍODO a.C USA-SE A FORMA DECRESCENTE.
 
EXERCÍCIOS
 
1) EXPLIQUE O QUE É HISTÓRIA.
2) QUEM ESTUDA A HISTÓRIA?
3) VIVEMOS NUMA SOCIEDADE COM DIFERENÇAS. CITE ALGUMAS DESSAS DIFERENÇAS.
4) PARA QUE ESTUDAMOS HISTÓRIA?
5) CITE ALGUMAS FONTES HISTÓRICAS.
6) EM SUA CIDADE POSSUI MUSEU?
7) EM QUE SÉCULO ESTAMOS?
8) RESPONDA:
       A) UMA DÉCADA TEM QUANTOS ANOS?
     B) UM SÉCULO TEM QUANTOS ANOS?
     C) UM MILÊNIO TEM QUANTOS ANOS?
9) INDIQUE O ANO INICIAL E O ANO FINAL DE CADA SÉCULO.
a) I
b)II
c) III
d) IV
e) V
f) VI
g) VII
h) VIII
i) IX
j) X
k) XI
l) XII
m) XIII
n) XIV
o) XV
p) XVI
q) XVII
r) XVIII
s) XIX
t) XX
u) XXI.

sábado, 13 de abril de 2013

FÍSICA: SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES


SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES (SI):  OS CIENTISTAS DECIDIRAM USAR UM GRUPO ÚNICO DE UNIDADES DE MEDIDA PARA EVITAR CONFUSÃO E FACILITAR A COMUNICAÇÃO ENTRE ELES. CONFIRA ALGUMAS UNIDADES:
1 – GRANDEZA: comprimento. UNIDADE: metro. SÍMBOLO: m
2 – GRANDEZA: área. UNIDADE: metro quadrado. SÍMBOLO: m²
3 – GRANDEZA: volume. UNIDADE: metro cúbico. SÍMBOLO: m³
4 – GRANDEZA: massa. UNIDADE: quilograma. SÍMBOLO: kg
5 – GRANDEZA: tempo. UNIDADE: segundo. SÍMBOLO: s
6 – GRANDEZA: velocidade. UNIDADE: metro porsegundo. SÍMBOLO: m / s

GRANDEZAS FÍSICAS E ALGUMAS FÓRMULAS


GRANDEZAS FÍSICAS: TUDO AQUILO QUE PODE SER MEDIDO: MASSA, TEMPO, VELOCIDADE, COMPRIMENTO, TEMPERATURA, ETC.
FÓRMULAS:
VELOCIDADE MÉDIA: Vm = s / t (Velocidade Média é igual ao espaço dividido pelo tempo).
ESPAÇO: S = Vm . t (Espaço ou deslocamento é igual a velocidade média vezes o tempo). OBS: O espaço pode ser substituído pela palavra deslocamento cuja abreviatura é d.
TEMPO: t =  s / Vm (Tempo é igual ao espaço dividido pela velocidade média).

FÍSICA: MOVIMENTO OU REPOUSO?

PARA UM CORPO ESTAR EM MOVIMENTO OU REPOUSO, VAI DEPENDER DO REFERENCIAL. EXEMPLOS:
1 – SE VOCÊ ESTÁ ANDANDO COM UM COLEGA LADO A LADO, VOCÊ EM RELAÇÃO AO SEU COLEGA ESTÁ EM REPOUSO E VICE-VERSA.
2 – QUANDO VOCÊ ESTÁ SENTADO LENDO UM LIVRO, VOCÊ ESTÁ EM REPOUSO.
3 – SE VOCÊ ESTIVESSE DENTRO DE UM ÔNIBUS, EM RELAÇÃO AOS PASSAGEIROS E AO MOTORISTA, VOCÊ ESTARIA EM REPOUSO.
4 – SE VOCÊ ESTIVESSE DENTRO DE UM ÔNIBUS, EM RELAÇÃO AS PESSOAS PASSANDO NA RUA, VOCÊ ESTARIA EM MOVIMENTO.
MOVIMENTO RETILÍNEO: QUANDO A TRAJETÓRIA (UM CAMINHO) É UMA RETA.
MOVIMENTO CURVILÍNEO: QUANTO A TRAJETÓRIA É UMA CURVA. ESSA CURVA PODE SER CIRCULAR, ELÍPTICA, ETC.

QUÍMICA: ELEMENTOS QUÍMICOS

SÃO FORMADOS POR UM CONJUNTO DE ÁTOMOS COM O MESMO NÚMERO ATÔMICO.
 
O FERRO É FORMADO POR ÁTOMOS DE NÚMERO ATÔMICO 26.
O OURO, POR ÁTOMOS DE Nº ATÔMICO 79.
 
POUCO MAIS DE 110 ELEMENTOS SÃO CONHECIDOS. DESSES 91 SÃO NATURAIS.
 
ELEMENTOS MAIS COMUNS: OXIGÊNIO, SILÍCIO.

MAIS ALGUNS SÍMBOLOS:

ENXOFRE - S
FÓSFORO - P
CHUMBO - Pb
ZINCO - Zn
MERCÚRIO - Hg
 
CURIOSIDADE: A FORMA ATUAL DE REPRESENTAR OS ELEMENTOS QUÍMICOS FOI PROPOSTA EM 1811 PELO QUÍMICO SUECO JONS JACOB BERZELIUS.
 
A PARTIR DE AGORA, SUGIRO QUE VOCÊ TENHA, EM MÃOS, UMA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS, PARA PROSSEGUIR SEUS ESTUDOS DE QUÍMICA.

terça-feira, 2 de abril de 2013

TMN - AULAS DE REFORÇO: 20 MIL ACESSOS

MUITO OBRIGADO AOS INTERNAUTAS PELOS 20 MIL ACESSOS OBTIDOS NESTE BLOG.
ESPERO ESTAR AJUDANDO VOCÊS COM OS RESUMOS, AS DICAS E AS CURIOSIDADES E CONTRIBUINDO PARA O CONHECIMENTO, MELHORANDO ASSIM O ENSINO E A APRENDIZAGEM.
PODEM COMENTAR E TIRAR AS DÚVIDAS A VONTADE.

domingo, 17 de março de 2013

QUÍMICA: ENERGIA E SUA TRANSFORMAÇÃO

CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO. TUDO QUE É CAPAZ DE MOVIMENTAR A MATÉRIA POSSUI ENERGIA.
 
FORMAS DE ENERGIA:
 
 - CINÉTICA (RELACIONADA A SUA VELOCIDADE);
 - POTENCIAL (DEPENDE DA POSIÇÃO DO CORPO);
 - TÉRMICA;
 - LUMINOSA;
 - SONORA;
 - MECÂNICA;
 - ELÉTRICA;
 - QUÍMICA;
 - E NUCLEAR.
 
TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA.
 
EXEMPLOS:
 
 - NOS ALIMENTOS HÁ A ENERGIA QUÍMICA. PARTE DELA É TRANSFORMADA EM TRABALHO EM NOSSO ORGANISMO. OUTRA PARTE É TRANSFERIDA EM FORMA DE CALOR PARA O AMBIENTE.
 
 - QUANDO QUEIMAMOS ALGO, ESTAMOS TRANSFORMANDO A ENERGIA QUÍMICA DO COMBUSTÍVEL EM CALOR.

QUÍMICA: ORGANIZAÇÃO DOS ELÉTRONS NO ÁTOMO

NO MODELO RUTHERFORD - BOHR, OS ELÉTRONS GIRAM EM TORNO DO NÚCLEO EM DIFERENTES ÓRBITAS. UM CONJUNTO DE ÓRBITAS QUE ESTÃO A UMA MESMA DISTÂNCIA DO NÚCLEO É CHAMADO DE CAMADA ELETRÔNICA.
 
A ELETROSFERA TEM 7 CAMADAS: K, L, M, N, O, P, Q.
 
A CAMADA K É MAIS PRÓXIMO DO NÚCLEO DO ÁTOMO E A CAMADA Q É A MAIS DISTANTE.
 
NÚMERO MÁXIMO DE ELÉTRONS POR CAMADA:
 
K = 2 ELÉTRONS (NÍVEL 1 - SUBNÍNEL s)
L = 8 ELÉTRONS (NÍVEL 2 - SUBNÍVEL s p)
M = 18 ELÉTRONS (NÍVEL 3 - SUBNÍVEL s p d)
N = 32 ELÉTRONS (NÍVEL 4 - SUBNÍVEL s p d f)
O = 32 ELÉTRONS (NÍVEL 5 - SUBNÍVEL s p d f)
P = 18 ELÉTRONS (NÍVEL 6 - SUBNÍVEL s p d)
Q = 8 ELÉTRONS (NÍVEL 7 - SUBNÍVEL s p)
 
CADA UM DOS SUBNÍVEIS ACOMODA UM NÚMERO MÁXIMO DE ELÉTRONS:
 
s = 2
p = 6
d = 10
f = 14

QUÍMICA: SÍMBOLOS DE ALGUNS ELEMENTOS

PARA VOCÊS QUE ACOMPANHAM AS POSTAGENS DO BLOG TMN AULAS DE REFORÇO, TRAGO NESTA POSTAGEM, O SÍMBOLO (ABREVIATURA) DE ALGUNS ELEMENTOS QUÍMICOS, PARA VOCÊS IREM SE FAMILIARIZANDO.
 
HIDROGÊNIO = H
 
OXIGÊNIO = O
 
CÁLCIO = Ca
 
FERRO = Fe
 
FÓSFORO = P
 
HÉLIO = He
 
POTÁSSIO = K
 
CARBONO = C
 
FLÚOR = F
 
CLORO = Cl
 
COBRE = Cu
 
PRATA = Ag


QUÍMICA: NÚMERO DE MASSA

O NÚMERO DE MASSA É A SOMA DOS NÚMEROS DE PRÓTONS E NÊUTRONS DE UM ÁTOMO.
É REPRESENTADO PELA LETRA A.
 
A = P + N => A = Z + N => N = A - P
 
EXEMPLO:
 
UM ÁTOMO DE FERRO (CUJO O SÍMBOLO É Fe), TEM 26 PRÓTONS E 30 NÊUTRONS. ENTÃO SEU NÚMERO DE MASSA É 56.
 
A = P + N
A = 26 + 30
A = 56.

QUÍMICA: NÚMERO ATÔMICO / ELEMENTO QUÍMICO

NÚMERO ATÔMICO: NÚMERO DE PRÓTONS DE UM ÁTOMO.
 
O NÚMERO ATÔMICO É REPRESENTADO PELA LETRA Z.
 
EXEMPLOS:
 
O ÁTOMO DE CARBONO TEM 6 PRÓTONS. Z = 6.
 
O ÁTOMO DE HIDROGÊNIO É FORMADO POR 1 PRÓTON. Z = 1
 
O ÁTOMO DE FERRO TEM 26 PRÓTONS. Z = 26
 
O ÁTOMO DE ALUMÍNIO TEM 13 PRÓTONS. Z = 13
 
TODOS OS ÁTOMOS COM O MESMO NÚMERO ATÔMICO SÃO QUIMICAMENTE IDÊNTICOS, ISTO É, TEM AS MESMAS PROPRIEDADES QUÍMICAS E PERTENCEM AO MESMO ELEMENTO QUÍMICO.
 
ELEMENTO QUÍMICO: CONJUNTO DE ÁTOMOS QUE POSSUEM O MESMO NÚMERO ATÔMICO.
 
EXEMPLO: TODO ÁTOMO DE CÁLCIO TEM Z = 20.
 
COMO NATURALMENTE OS ÁTOMOS SÃO ELETRICAMENTE NEUTROS, TEMOS QUE O NÚMERO DE PRÓTONS COINCIDE COM O DE ELÉTRONS. ASSIM:
 
Z = P = e.

QUÍMICA: ÁTOMO - MODELO ATUAL

O MODELO DE RUTHERFORD E BOHR PODE SER USADO PARA EXPLICAR VÁRIAS PROPRIEDADES DA MATÉRIA, PORÉM NOVOS EXPERIMENTOS LEVARAM AOS CIENTISTAS MODIFICAREM ESSE MODELO.
MUITAS PARTÍCULAS FORAM DESCOBERTAS. OS PRÓTONS E OS NÊUTRONS SÃO FORMADOS POR PARTÍCULAS MENORES CHAMADOS QUARKS.
 
UM NÊUTRON É FORMADO POR 3 QUARKS UNIDOS POR OUTRAS PARTÍCULAS, CHAMADAS GLÚONS. E AINDA HÁ MAIS PARTÍCULAS NO ÁTOMO, COMO OS NEUTRINOS E OS MÉSONS.
 
PARA COMPREENDER O ATUAL MODELO ATÔMICO, É NECESSÁRIO MUITO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. PARA ESTAR PREPARADO PARA COMPREENDER O ASSUNTO TEM QUE SE APROFUNDAR MUITO.

QUÍMICA: ÍON - CÁTION E ÂNION

ÍON: QUANDO O ÁTOMO GANHA OU PERDE ELÉTRONS.
 
CÁTION: QUANDO UM ÁTOMO PERDE ELÉTRONS. FICA COM UMA CARGA POSITIVA, POIS FICA COM UM PRÓTON A MAIS QUE O NÚMERO TOTAL DE ELÉTRONS.
 
ÂNION: QUANDO UM ÁTOMO GANHA ELÉTRONS. FICA COM UMA CARGA NEGATIVA.

QUÍMICA: RESULTADO DAS DESCOBERTAS SOBRE O ÁTOMO

PARTÍCULA PRÓTRON.
 
SÍMBOLO: P
POSIÇÃO: NÚCLEO
CARGA RELATIVA: + (POSITIVA)
MASSA RELATIVA: 1
 
PARTÍCULA NÊUTRON.
 
SÍMBOLO: N
POSIÇÃO: NÚCLEO
CARGA RELATIVA: NULA
MASSA RELATIVA: 1
 
PARTÍCULA ELÉTRON.
 
SÍMBOLO: e (É COM LETRA MINÚSCULA MESMO)
POSIÇÃO: ELETROSFERA
CARGA RELATIVA:  - (NEGATIVA)
MASSA RELATIVA: 1 / 1840 (APROXIMADAMENTE ZERO)


NÚMERO DE ELÉTRONS É IGUAL AO NÚMERO DE PRÓTONS.

ENTÃO: e = P.

QUÍMICA: TEORIAS SOBRE O ÁTOMO.

LEUCIPO E DEMÓCRITO
 
NO SÉCULO V a.C, FILÓSOFOS GREGOS PROPUSERAM SER A MATÉRIA DIVISÍVEL ATÉ CHEGAR A UMA PARTÍCULA QUE NÃO MAIS PODERIA SER DIVIDIDA E QUE SERIA A UNIDADE FUNDAMENTAL DA MATÉRIA, A QUAL CHAMARAM ÁTOMO. (a = não, átomo = divisível). SERIA MACIÇO E ESFÉRICO.
 
JOHN DALTON (1766 - 1844)
 
BASEADO EM EXPERIMENTOS REALIZADOS NO FINAL DO SÉCULO XVIII, RETOMOU A TEORIA ATÔMICA E FEZ AS SEGUINTES CONSIDERAÇÕES EM 1803:
 
 - O ÁTOMO É MACIÇO E INDIVISÍVEL;
 - ÁTOMOS IGUAIS SÃO DE UM MESMO ELEMENTO QUÍMICO;
 - DURANTE AS REAÇÕES, OS ÁTOMOS SE SEPARAM E SE REAGRUPAM, FORMANDO NOVAS SUBSTÂNCIAS.
 - O ÁTOMO NÃO PODIA SER DESTRUÍDO.
 
JOSEPH JOHN THOMPSON (1856 - 1940)
 
ANALISANDO AS EXPERIÊNCIAS COM DESCARGAS ELÉTRICAS EM GASES RAREFEITOS (EM PEQUENA QUANTIDADE), NAS QUAIS FICOU EVIDENCIADA A PRESENÇA DE CARGAS NEGATIVAS E POSITIVAS NO INTERIOR DO ÁTOMO, PROPÔS O MODELO QUE FICOU CONHECIDO COMO PUDIM DE PASSAS OU PANETONE.
ASSIM, O ÁTOMO SERIA UMA ESFERA POSITIVA E DESCONTÍNUA COM CARGAS NEGATIVAS (PASSAS), ENTREMEADAS EM SEU INTERIOR E EM NÚMERO IGUAL AO DAS CARGAS POSITIVAS.
 
AS CARGAS NEGATIVAS SÃO OS ELÉTRONS.
 
MAIS TARDE, OUTROS CIENTISTAS DESCOBRIRAM OS PRÓTONS.
 
ERNEST RUTHERFORD (1871 - 1937)
 
APROVEITANDO OS ELEMENTOS RADIOATIVOS DESCOBERTOS NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, MONTOU UM ESQUEMA PARA BOMBARDEAR UMA LÂMINA DE OURO COM PARTÍCULAS ALFA, QUE SÃO POSITIVAS E TEM MASSA. MOSTROU QUE AS CARGAS POSITIVAS NÃO ESTAVAM ESPALHADAS POR TODO O ÁTOMO, MAS CONCENTRADAS EM UMA REGIÃO QUE ELE CHAMOU DE NÚCLEO, COM OS ELÉTRONS A SUA VOLTA.
FICOU ESTABELECIDO QUE O DIÂMETRO DO NÚCLEO É 10.000 VEZES MENOR QUE O DIÂMETRO DO ÁTOMO.
 
NIELS BOHR (1885 - 1962)
 
O MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD FOI MODIFICADO POR BOHR.
 
JAMES CHADWICK (1891 - 1974)
 
OBSERVANDO EXPERIÊNCIAS DE BOMBARDEAMENTO DE NÚCLEOS DE ÁTOMOS COM PARTÍCULAS ALFA, DESCOBRIU O NÊUTRON NO NÚCLEO DO ÁTOMO, PARTÍCULA COM MASSA PRATICAMENTE IGUAL A DO PRÓTON, SÓ QUE SEM CARGA.

QUÍMICA: O ÁTOMO

TODA MATÉRIA DO UNIVERSO É CONSTUTUÍDO DE ÁTOMOS.
 
ÁTOMO: É A MENOR PARTE DE UM ELEMENTO QUE MANTÉM SUA IDENTIDADE QUÍMICA.
 
OS DIVERSOS MATERIAIS QUE VOCÊ CONHECE SÃO FORMADOS POR COMBINAÇÕES DIFERENTES DE ÁTOMOS.
EXISTEM POUCO MAIS DE 110 TIPOS DE ÁTOMOS.
OS ÁTOMOS SÃO MUITO, MUITO PEQUENOS. EXEMPLO: EM 1 GRAMA DE FERRO HÁ MAIS DE 10 SEXTILHÕES DE ÁTOMOS. É O ALGARISMO 1 COM 22 ZEROS À DIREITA, OU 10²².

FENÔMENOS QUÍMICOS E FÍSICOS

FENÔMENO QUÍMICO: PROVOCAM MUDANÇA NA NATUREZA DA MATÉRIA, FAZENDO COM QUE UMA SUBSTÂNCIA SE TRANSFORME EM OUTRA. É QUANDO NOVAS SUBSTÂNCIAS SÃO FORMADAS.
EXEMPLOS:
1) ALGUM TEMPO DEPOIS DE DESCASCARMOS UMA BANAN OU UMA MAÇÃ, A SUPERFÍCIE DELAS FICA ESCURA, POR CAUSA DA REAÇÃO QUÍMICA QUE OCORRE ENTRE A BANANA OU A MAÇÃ E O OXIGÊNIO DO AR. TRATA-SE DE UM FENÔMENO QUÍMICO.
2) NA FABRICAÇÃO DO PÃO É USADO UM FERMENTO BIOLÓGICO QUE PRODUZ GÁS CARBÔNICO.
3) NO NOSSO TUBO DIGESTÓRIO, AS MOLÉCULAS DO ALIMENTO SÃO TRANSFORMADOS EM MOLÉCULAS MENORES.

4) COMBUSTÃO DO CARVÃO.

5) QUEIMA DE PAPEL.

6) RESPIRAÇÃO HUMANA.

7) LATA ENFERRUJANDO.
FENÔMENO FÍSICO: NÃO ALTERAM A NATUREZA DAS SUBSTÂNCIAS.
EXEMPLOS:
1) O ATO DE DESCASCAR A BANANA OU A MAÇÃ CONSTITUI UM FENÔMENO FÍSICO.
2) DEPOIS DO FENÔMENO QUÍMICO QUE ACONTECE NA FABRICAÇÃO DO PÃO, AO SE DESPRENDER, O GÁS FAZ A MASSA CRESCER.
3) NAS MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS, A LUZ É DESVIADA PELAS LENTES.

4) AMASSAR UM PEDAÇO DE PAPEL.

5) LIGAR UM RÁDIO.

6) DERRETER CHUMBO.

7) FERVER ÁGUA.

8) O CICLO DA ÁGUA.

9) PERFUME EVAPORANDO.

QUÍMICA: PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA

AS PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA AJUDAM O CIENTISTA A IDENTIFICAR A NATUREZA DO MATERIAL.
 
DUREZA: QUANDO O MATERIAL É SÓLIDO. É A MEDIDA DA RESISTÊNCIA QUE UMA SUBSTÂNCIA APRESENTA AO SER RISCADA EM OUTRA. QUANTO MAIOR A RESISTÊNCIA AO RISCO, MAIS DURA É A SUBSTÂNCIA.
 
DENSIDADE: PARA ACHÁ-LO DIVIDIMOS A MASSA PELO VOLUME.
 
d = m / v.
 
A densidade pode ser expressa em kg / L, além de outras formas.

QUÍMICA: PONTO DE FUSÃO E PONTO DE EBULIÇÃO DA ÁGUA

O PONTO DE FUSÃO (OU DE SOLIDIFICAÇÃO) É 0º C, POIS É NESSA TEMPERATURA QUE HÁ A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA DO ESTADO SÓLIDO PARA O LÍQUIDO E VICE-VERSA.
 
O PONTO DE EBULIÇÃO (OU DE CONDENSAÇÃO) É 100º C, POIS É NESSA TEMPERATURA QUE HÁ A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA DO ESTADO LÍQUIDO PARA O ESTADO GASOSO E VICE-VERSA.
 
COM ISSO PODEMOS CONCLUIR QUE O CALOR PODE PROVOCAR A MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO.
 
OS PONTOS ACIMA SE REFEREM A ÁGUA, MAS CADA SUBSTÂNCIA TEM PONTOS DE FUSÃO E DE EBULIÇÃO ESPECÍFICOS. PORTANTO, O PONTO DE FUSÃO E O PONTO DE EBULIÇÃO SÃO PROPRIEDADES FÍSICAS QUE AJUDAM A IDENTIFICAR AS SUBSTÂNCIAS.

QUÍMICA: MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA

FUSÃO: PASSAGEM DO ESTADO SÓLIDO PARA O ESTADO LÍQUIDO.
 
SOLIDIFICAÇÃO: PASSAGEM DO ESTADO LÍQUIDO PARA O ESTADO SÓLIDO.
 
VAPORIZAÇÃO: PASSAGEM DO ESTADO LÍQUIDO PARA O ESTADO GASOSO.
 - EBULIÇÃO: VAPORIZAÇÃO MAIS RÁPIDA.
 - EVAPORAÇÃO: VAPORIZAÇÃO MAIS LENTA.
 
CONDENSAÇÃO: PASSAGEM DO ESTADO GASOSO PARA O ESTADO LÍQUIDO.
 
SUBLIMAÇÃO: PASSAGEM DO ESTADO SÓLIDO DIRETO PARA O ESTADO GASOSO.
 
SUBLIMAÇÃO OU RESSUBLIMAÇÃO: PASSAGEM DO ESTADO GASOSO DIRETO PARA O ESTADO SÓLIDO.