O BRASIL POSSUI MAIS DE 1500 ESPÉCIES DE AVES. EM TODO O MUNDO SÃO MAIS DE 8500. A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DESSES ANIMAIS É A PRESENÇA DE PENAS, QUE PROTEGEM O CORPO CONTRA PERDAS DE ÁGUA E DE CALOR E PERMITEM O VOO. MAS NEM TODAS AS AVES VOAM. ALGUMAS, COMO A EMA E O AVESTRUZ, CORREM VELOZMENTE. OUTRAS, COMO O PATO, O GANSO E O MARRECO, TEM A CAPACIDADE DE NADAR. O AVESTRUZ É A MAIOR AVE QUE SE CONHECE E O BESOURINHO-DE-CUBA É A MENOR AVE.
CARACTERÍSTICAS: TEM O CORPO COBERTO DE PENAS; POSSUEM BICO; TEM DOIS PARES DE MEMBROS; SÃO HOMEOTÉRMICOS; POSSUEM OSSOS PNEUMÁTICOS; RESPIRAM POR PULMÕES; POSSUEM ASAS.
O SISTEMA CIRCULATÓRIO DAS AVES COMPÕE-SE DE CORAÇÃO E VASOS SANGUÍNEOS (ARTÉRIAS, VEIAS E CAPILARES). O CORAÇÃO POSSUI 4 CAVIDADES.
POSSUEM SISTEMA DIGESTÓRIO COMPLETO.
REPRODUÇÃO: TEM SEXOS SEPARADOS E SÃO OVÍPARAS. FECUNDAÇÃO INTERNA.
SISTEMA URINÁRIO: COMPÕE-SE DE RINS E URETERES. NÃO APRESENTA BEXIGA. AS AVES NÃO ACUMULAM URINA.
SENTIDOS: BASTANTE DESENVOLVIDOS, PRINCIPALMENTE A VISÃO E A AUDIÇÃO.
CLASSIFICAÇÃO:
COLUMBIFORMES: POMBO, ROLINHA
GALIFORMES: PAVÃO, GALO, PERU
CICONIFORMES: GARÇA, CEGONHA
REIFORMES: EMA
ANSERIFORMES: PATO
PASSERIFORMES: CANÁRIO
FALCONIFORMES: GAVIÃO
PSITACIFORMES: PAPAGAIO
ADAPTAÇÕES PARA O VOO
CONTRIBUI PARA A CONQUISTA DE NOVOS TERRITÓRIOS, FACILITA O ACESSO A ALIMENTOS E A FUGA QUANDO ALGUM PREDADOR ATACA, ALÉM DE AUXILIAR O ENCONTRO DE PARCEIROS PARA O ACASALAMENTO. CARACTERÍSTICAS: MEMBROS ANTERIORES TRANSFORMADOS EM ASAS; PENAS LEVES E FLEXÍVEIS; SACOS AÉREOS; ESQUELETO LEVE; AUSÊNCIA DE DENTES; CORPO COM FORMA AERODINÂMICA; AUSÊNCIA DE BEXIGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário