Não só os indígenas habitaram a América antes dos portugueses e espanhóis chegaram ao Novo Mundo, outros povos também habitavam. Os portugueses e espanhóis estavam a procura de riquezas e dispostos a tomar a força o que buscavam. Os nativos da América foram surpreendidos com a chegada daqueles homens com costumes estranhos.
Isolada dos outros continentes e desconhecida dos europeus do século XV, a América abrigava civilizações grandiosas, como a dos Astecas e a dos Maias, na Meso-América, e a dos Incas, no Peru. Hoje, desaparecidas, restam delas, contudo, muitas tradições e mitos.
INCAS: Viviam na Cordilheira dos Andes, que incluía terras onde hoje é a Bolívia, Chile, Equador, Peru e Colômbia. Era constituída de algumas cidades e aldeias e viviam cerca de 15 milhões de pessoas, que falavam a mesma língua e tinham a mesma religião. A terra e a água pertenciam ao governo. As terras eram trabalhadas pela comunidade, mas era para atender o governo, pois era o governo que cedia. Principais produtos cultivados: milho, feijão, batata, tomate, goiaba, abacate e amendoim. Criavam lhamas, guanacos, vicunhas e alpacas. Em geral, nas cidades tinham um templo, armazéns para guardar comidas e vestuário (pra isso pagavam impostos), alojamentos para soldados e artesãos e edifícios administrativos. Nas aldeias, as casas eram construídas de pedra; no lugar da porta havia apenas pedaço de couro para proteger do vento, dormiam em esteiras e sentavam no chão. Foram conquistados pelos espanhóis, em 1532, no Peru, prendendo o chefe, Ataualpa. Para libertá-lo exigiram enorme resgate. Os súditos desse chefe entregaram aos espanhóis enorme quantia em ouro e prata. Só que depois que recebeu, Pizarro, comandante dos espanhóis mandou matar o chefe e conquistou Cuzco, que era a capital inca.
MAIAS: Formou-se por volta do século IV. Ocupavam terras que hoje é a Guatemala, Honduras, El Salvador, Belize e península de Iucatã (no México). Economia agrícola. Utilizavam processo de irrigação. Acreditavam que os governantes eram representantes dos deuses. Governo unificado. Viviam em cidades independentes umas das outras. Não tinham muralhas nem fortificações. Destacaram-se na matemática e na astronomia. Para apaziguar os deuses construíram pirâmides e realizavam sacrifícios. Os templos maias eram construídos no alto das pirâmides em degraus. Essa civilização termina com a chegada dos espanhóis no século XVI.
ASTECAS: Habitavam terras do atual México. Economia agrícola. Utilizavam processos de irrigação. Tenochtitlán era a capital política e religiosa do Império Asteca, na qual foi construída sobre uma ilha no lago Texcoco. Acreditavam que os governantes eram representantes dos deuses. Viviam submetidos a chefes guerreiros. Possuía ruas largas, palácios, mercados, escolas, jardins e templos em forma de pirâmide. Foram conquistados pelos espanhóis em 1519. Num primeiro momento foi pacífico, mas depois, com discórdias, Montezuma, imperador dos astecas, foi preso e aí os espanhóis foram atacados e os mesmos conseguiram fugir, mas depois voltaram e mataram o novo imperador, Guatimozin e outras pessoas, acabando assim o Império Asteca.