DIA 19 DE ABRIL, COMEMORAMOS O DIA DO ÍNDIO.
TODO DIA ERA DIA DO ÍNDIO, AGORA ELES SÓ TÊM O DIA 19 DE ABRIL.
ISSO ACONTECEU QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL NO ANO DE 1500.
OS ÍNDIOS FORAM OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL.
OS ÍNDIOS VIVEM BASICAMENTE DA CAÇA, DA PESCA E DA COLETA DE FRUTOS. PRODUZEM UTENSÍLIOS DE CERÂMICA, FLAUTAS, ARCOS, FLECHAS, TAMBORES, ETC.
OS HABITANTES DO BRASIL SÃO CHAMADOS GENERICAMENTE DE AMERÍNDIOS OU ÍNDIOS AMERICANOS. ÍNDIOS FOI O NOME DADO POR CRISTÓVÃO COLOMBO, POIS ACREDITAVA TER CHEGADO ÁS ÍNDIAS NO ANO DE 1492.
DURANTE MUITO TEMPO, OS ÍNDIOS FORAM VISTOS APENAS COMO SERES EXÓTICOS (DIFERENTES), QUE ANDAVAM NUS, COM O CORPO PINTADO, VIVENDO DE FORMA LIVRE, AMANTES DA NATUREZA. POR ISSO, NA IMAGINAÇÃO DE MUITAS PESSOAS, CRIOU-SE A IDEIA DE QUE TODO ÍNDIO É IGUAL. MAS ISSO NÃO CORRESPONDE À REALIDADE. HAVIA DIVERSIDADE DE PRÁTICAS CULTURAIS E ETNIAS ENTRE OS POVOS INDÍGENAS.
NO INÍCIO DO SÉCULO XVI, HAVIA CERCA DE 3 MILHÕES DE INDÍGENAS NO BRASIL, OCUPANDO ÁREAS GEOGRAFICAMENTE ESTABELECIDAS NO TERRITÓRIO, DE ACORDO COM OS GRUPOS A QUE PERTENCIAM. JÊ OU TAPUIA, ARUAK OU NUARUAQUE, KARIB OU CARAÍBA E TUPI-GUARANI ERAM OS NOMES DOS PRINCIPAIS GRUPOS OU ETNIAS INDÍGENAS DO BRASIL NAQUELA ÉPOCA. ESSAS ETNIAS, POR SUA VEZ, ERAM COMPOSTAS DE DIFERENTES TRIBOS: TUPINIQUINS, TUPINAMBÁS, TAMOIOS, GOITACÁS, CAIAPÓS, AIMORÉS, BOTOCUDOS, ETC.
OS TUPI-GUARANIS ERAM OS POVOS QUE DOMINAVAM A MAIOR PARTE DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E OS PRIMEIROS A ENTRAR EM CONTATO COM OS PORTUGUESES. POR ISSO, HOUVE UMA TENDÊNCIA A SE ASSOCIAR A CULTURA INDÍGENA APENAS A CULTURA TUPI-GUARANI. CADA UM DOS POVOS INDÍGENA TINHA LÍNGUA PRÓPRIA, ASSIM COMO CONHECIMENTOS, HÁBITOS E COSTUMES E CONCEPÇÕES DE MUNDO DIFERENTES ENTRE SI. ALGUMAS TRIBOS ERAM NÔMADES E VIVIAM DA CAÇA E DA COLETA; OUTROS ERAM SEDENTÁRIOS E PRATICAVAM A AGRICULTURA. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE, EMBORA NÃO HOUVESSE UMA CULTURA INDÍGENA PADRÃO, EXISTIAM TRAÇOS CULTURAIS COMUNS ENTRE OS VÁRIOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS.