LEUCIPO E DEMÓCRITO
NO SÉCULO V a.C, FILÓSOFOS GREGOS PROPUSERAM SER A MATÉRIA DIVISÍVEL ATÉ CHEGAR A UMA PARTÍCULA QUE NÃO MAIS PODERIA SER DIVIDIDA E QUE SERIA A UNIDADE FUNDAMENTAL DA MATÉRIA, A QUAL CHAMARAM ÁTOMO. (a = não, átomo = divisível). SERIA MACIÇO E ESFÉRICO.
JOHN DALTON (1766 - 1844)
BASEADO EM EXPERIMENTOS REALIZADOS NO FINAL DO SÉCULO XVIII, RETOMOU A TEORIA ATÔMICA E FEZ AS SEGUINTES CONSIDERAÇÕES EM 1803:
- O ÁTOMO É MACIÇO E INDIVISÍVEL;
- ÁTOMOS IGUAIS SÃO DE UM MESMO ELEMENTO QUÍMICO;
- DURANTE AS REAÇÕES, OS ÁTOMOS SE SEPARAM E SE REAGRUPAM, FORMANDO NOVAS SUBSTÂNCIAS.
- O ÁTOMO NÃO PODIA SER DESTRUÍDO.
JOSEPH JOHN THOMPSON (1856 - 1940)
ANALISANDO AS EXPERIÊNCIAS COM DESCARGAS ELÉTRICAS EM GASES RAREFEITOS (EM PEQUENA QUANTIDADE), NAS QUAIS FICOU EVIDENCIADA A PRESENÇA DE CARGAS NEGATIVAS E POSITIVAS NO INTERIOR DO ÁTOMO, PROPÔS O MODELO QUE FICOU CONHECIDO COMO PUDIM DE PASSAS OU PANETONE.
ASSIM, O ÁTOMO SERIA UMA ESFERA POSITIVA E DESCONTÍNUA COM CARGAS NEGATIVAS (PASSAS), ENTREMEADAS EM SEU INTERIOR E EM NÚMERO IGUAL AO DAS CARGAS POSITIVAS.
AS CARGAS NEGATIVAS SÃO OS ELÉTRONS.
MAIS TARDE, OUTROS CIENTISTAS DESCOBRIRAM OS PRÓTONS.
ERNEST RUTHERFORD (1871 - 1937)
APROVEITANDO OS ELEMENTOS RADIOATIVOS DESCOBERTOS NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, MONTOU UM ESQUEMA PARA BOMBARDEAR UMA LÂMINA DE OURO COM PARTÍCULAS ALFA, QUE SÃO POSITIVAS E TEM MASSA. MOSTROU QUE AS CARGAS POSITIVAS NÃO ESTAVAM ESPALHADAS POR TODO O ÁTOMO, MAS CONCENTRADAS EM UMA REGIÃO QUE ELE CHAMOU DE NÚCLEO, COM OS ELÉTRONS A SUA VOLTA.
FICOU ESTABELECIDO QUE O DIÂMETRO DO NÚCLEO É 10.000 VEZES MENOR QUE O DIÂMETRO DO ÁTOMO.
NIELS BOHR (1885 - 1962)
O MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD FOI MODIFICADO POR BOHR.
JAMES CHADWICK (1891 - 1974)
OBSERVANDO EXPERIÊNCIAS DE BOMBARDEAMENTO DE NÚCLEOS DE ÁTOMOS COM PARTÍCULAS ALFA, DESCOBRIU O NÊUTRON NO NÚCLEO DO ÁTOMO, PARTÍCULA COM MASSA PRATICAMENTE IGUAL A DO PRÓTON, SÓ QUE SEM CARGA.